sábado, 18 de abril de 2015

SAINDO NA FRENTE, DE OLHO NO FUTURO: LIXO HOSPITALAR PASSA A SER RECOLHIDO POR EMPRESA ESPECIALIZADA


Pela primeira vez, lixo hospitalar de Valente será recolhido por empresa especializada




Visando promover a saúde pública municipal e proteger o meio ambiente, mais uma importante ação e inédita no município acaba de ser firmada pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde. A novidade é a contratação de uma empresa de gerenciamento de resíduos sólidos de serviços de saúde para fazer o recolhimento do lixo hospitalar do município e das Unidades de Saúde da Família. O treinamento para a equipe do hospital que lida com lixo hospitalar como infectante biológico, remédios e perfuro cortantes, foi realizado na terça-feira, dia 14.

A empresa licitada para prestar o serviço é a RETEC, sediada em Simões Filho, região metropolitana de Salvador, tem licença ambiental para coletar, transportar, destinar e tratar resíduos sólidos hospitalares. De acordo com o consultor da empresa, Silvio Leal, o lixo será transportado por caminhão baú em Bombonas (vasilhames lacrados semelhantes a dornas) para não haver contaminação do ambiente, e na usina de tratamento localizada em Simões Filho, será autoclavado ou incinerado.

Segundo o secretário de Saúde, Agnaldo Oliveira, a questão do lixo sempre foi uma preocupação do Governo Valente, principalmente, o hospitalar. “Desde o início da gestão do prefeito Ismael Ferreira, a gente vinha tentando regularizar isso que era um sonho nosso de muitos anos, antes mesmo de estarmos à frente da gestão. E agora estamos conseguindo resolver esse problema em definitivo. É um custo alto pro município, mas que vale a pena, estaremos ganhando a nível de legalidade e ambiental, bem como, os profissionais que lidam diretamente com o lixo hospitalar estarão mais protegidos dos riscos de infecção.

O Diretor do Hospital Municipal José Mota Araújo, Aleksim Oliveira, disse que está feliz por mais uma conquista do Governo, que é, sobretudo, uma conquista para a população, pois, depois de muitos anos o município tem uma gestão preocupada em dar um destino final correto a esse lixo. “Confesso que fico lisonjeado de estar fazendo parte dessa vitória”, acrescentou.

O recolhimento inicialmente será uma vez por semana, podendo ser diminuído ou aumentado esse prazo de acordo com a demanda. A primeira coleta está prevista para a próxima terça-feira, dia 21.



Pela primeira vez, lixo hospitalar de Valente será recolhido por empresa especializada