sábado, 11 de abril de 2015

MUTIRÃO DE PESAGEM DO BOLSA FAMÍLIA E COMBATE A DENGUE SÃO ALGUMAS DAS MUITAS AÇÕES DO GOVERNO VALENTE


PESAGEM DO BOLSA FAMÍLIA

A Prefeitura de Valente , por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esta realizando na sede e nas comunidades rurais o mutirão de pesagem do Bolsa Família. Na tarde de quarta, 08, os Agentes Comunitários de Saúde juntamente com os técnicos de enfermagem realizaram o mutirão no bairro Dionísio Mota durante todo o dia no auditório da FATRES.

A ação tem como finalidade atualizar os dados das famílias beneficiadas com o programa, como pesagem, medição, atualização das vacinas e acompanhamento de frequência escolar. Os beneficiários deverão estar portando cartão do bolsa família, identidade e cartão de vacinação dos filhos menores de idade, e acompanhados dos mesmos.

Na oportunidade os profissionais atuantes nos mutirões esclarecem dúvidas e destacam a importância de manter a vacinação das crianças em dia, bem como, do acompanhamento médico de mulheres, gestantes.


Prefeitura de Valente realiza mutirões para pesagem, medição e Vacinação do Programa Bolsa Família 



CHIKUNGUNYA / DENGUE

Para tratar do problema da chikungunya/dengue no município, o secretário de Saúde, Agnaldo Oliveira, a Coordenadora da Atenção Básica – Anna Olivia Rios e a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica – Andrea Simões, reuniram-se na tarde de quinta-feira (09), com o diretor do Núcleo Regional de Saúde de Feira de Santana (antiga 12ª DIRES), e um técnico da FUNASA e, na oportunidade, segundo Agnaldo, ficou acordada a vinda novamente do carro fumacê para fazer um novo ciclo em todo o município.

De acordo com o secretário, também foi autorizado a liberação do produto para colocar em 100% dos reservatórios, independente de ter foco ou não. Além disso, foi analisada a possibilidade de conseguir cobertura de lona para todos os reservatórios descobertos, e provavelmente, a partir da próxima semana, o material seja enviado à Valente.  

Outra estratégia definida na reunião foi a vinda de uma equipe técnica para dar suporte no combate aos mosquitos transmissores de Dengue e Chikungunya, enquanto for necessário. A previsão é que a equipe chegue a partir da próxima semana.  “Vamos continuar trabalhando no combate ao mosquito, pois, sabemos que é uma luta de todos nós para livrarmos desse problema que vem nos atormentando”, reitera Agnaldo.

Além disso, a partir de segunda-feira (13), o município realizará uma Força Tarefa – Operação Valente Contra Dengue/Chinkugunya, uma mobilização realizada por todas as Secretarias do Governo Valente que consiste em caminhada pelo centro da cidade, sentido ao Bairro Hermírio Simões onde acontecerá um grande mutirão, com mutirão de limpeza e conscientização. Saída às 13h30 da Praça do Forródromo com a presença do prefeito Municipal. Na terça-feira 14/04, as equipes se dirigem ao bairro Santa Cruz, saindo às 08 horas da manhã da Praça do Cristo, à tarde será percorrido o Bairro Antônio Lopes - saída às 13h30 do Posto Fortaleza.

Próximos roteiros:
Quarta-feira 15/04 – Dionísio Mota, saída às 13h30 da Praça da Seresta;
Quinta-feira 16/04 - Bairro Juazeiro, saída às 08h, da sede do CRAS; às 13h30 - Bairro Petrolina, saindo da sede da Escola Major Cosme de Farias e percorrendo o bairro;
Sexta-feira 17/04- Bairro Centro, às 08h, saindo da frente de Roque Material de Construção.
Sábado 18/04 – Mobilização no espaço do idoso no Centro de Abastecimento, às 08 horas.


Secretaria de Saúde monta estratégias de combate ao mosquito transmissor da Dengue/Chikungunya