quarta-feira, 29 de abril de 2015

FATRES PROMOVE 6ª FEIRA DE AGRICULTURA FAMILIAR E REFORMA AGRÁRIA DO TS


A abertura oficial do evento acontecerá com a participação de autoridades e representantes de entidades do semiárido baiano, está prevista a visita do governador da Bahia, Rui Costa (PT).


A feira ganha uma motivação a mais após a chuvas que caíram na região.
A feira ganha uma motivação a mais após a chuvas que caíram na região.
Mais de 800 Agricultores familiares de 20 municípios do semiárido baiano vão participar da 6ª Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária do Território do Sisal, de 8 a 10 de maio de 2015, na Praça da Jazida em Valente – BA. Juntos, eles vão trocar experiências e saberes sobre produção, comercialização, segurança alimentar e nutricional e expor seus produtos no circuito da feira.
O objetivo principal do evento é contribuir para o fortalecimento da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Território do Sisal, visando o desenvolvimento rural e local sustentável, a divulgação dos produtos oriundos da agricultura familiar, a troca de experiências, saberes, o acesso a marcado justo, a comercialização, a agregação de valor aos produtos e a geração de renda. A Feira chega a sua 6ª edição como um grande evento Territorial mobilizando diversos setores públicos e sociais – local e semiárido.
O evento vai reunir agricultores de todo território do sisal.
O evento vai reunir agricultores de todo território do sisal.
A iniciativa é uma realização da Fundação de Apoio a Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia (FATRES) e conta com a parceria dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e da Agricultura Familiar do Território, Prefeitura Municipal, CONSISAL, Instituições Financeiras, Movimentos Sociais, Governo do Estado e Governo Federal. O evento tem a finalidade de envolver agricultores/as familiares e produtores/as rurais, jovens e lideranças do semiárido que acessam as Políticas Públicas como: acesso à água para consumo e produção, e assistência técnica rural, além de estarem inseridos nas diversas formas de mobilização comunitária a fim de estimular a formação, fortalecer a atuação de grupos organizados de produção e mostrar o compromisso com a agricultura familiar, a economia solidária e com um sertão ambientalmente sustentável. A proposta é contar também com agricultores que ainda não tiveram a oportunidade de em outro momento mostrar sua produção e compartilhar experiências.
A abertura oficial do evento acontecerá com a participação de autoridades e representantes de entidades do semiárido baiano, está prevista a visita do governador do Estado da Bahia, Rui Costa (PT). Estará presente o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR), Jerônimo Rodrigues, o Secretario de Relações Institucionais do Estado, Josias Gomes e o coordenador executivo da Coordenação do Desenvolvimento Agrário (CDA), Ariosvaldo Souza.
Simultaneamente a exposição dos produtos que serão comercializados pelos grupos de produção da Agricultura Familiar, as atividades da 6ª Feira, acontecerão com minicursos que terão duração de 4 horas com temas como Sanidade Animal (caprinos e ovinos), Reaproveitamento de Materiais Recicláveis, Artesanato de Fibra e Palha, Alimentação Alternativa, Inseticidas Naturais, Tecnologias de Convivência com o Semiárido, Beneficiamento da Polpa do Umbu, dentre outros. Além dos minicursos, ocorrerão também oficinas temáticas com duração de 2 horas sobre Microcrédito, Conjuntura Sindical, Reforma Agrária, Agricultura Familiar, PAA e PNAE e Formalização de Agroindústrias (leite, frutas e aves).
Ainda como parte integrante do evento, acontecerá exposição com Leilão e Julgamento de animais e apresentação de manifestações culturais do Território do Sisal. Outra ação integra a 6ª Feira é o 5º Congresso da FATRES, um espaço de discussão, definição e articulação das estratégias e das Políticas Públicas que nortearão as ações dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Semiárido da Bahia, tendo em vista o fortalecimento institucional, o desenvolvimento rural sustentável, a potencialização da agricultura familiar e organização das camadas produtivas. Configura-se como um momento propício ao surgimento e o fortalecimento de novas redes nutridas por um interesse único e coletivo.