quarta-feira, 15 de abril de 2015

PREFEITO ISMAEL CONVOCA POPULAÇÃO PARA UNIR FORÇAS CONTRA A DENGUE E CHIKUNGUNYA


As Secretarias Municipais do Governo Valente estão unidas em uma força tarefa no combate ao mosquito transmissor da Dengue e Chikugunya. A ação que começou na tarde de segunda, 13 de abril, pelo bairro Santa Cruz, consiste em orientar a população e verificar a possível existência de criadouros do mosquito Aedes Aegypti realizando uma busca detalhada em todas as casas, nos bairros de Valente, terrenos e estabelecimentos comerciais.

Após uma passeata pelas ruas da cidade com estudantes, sociedade civil organizada e representantes de entidades, os profissionais da saúde se dividiram em grupos e fizeram visitas casa a casa, orientando os moradores e verificando nos quintais a possível existência de criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Já a equipe da secretaria de infraestrutura realizou limpeza em terrenos e quintais.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Andrea Simões explica que o procedimento está sendo adotado visto o número de registro de larvas. “É de grande importância que a população tenha consciência de que a doença pode se instalar em nossa cidade, caso não sejam tomadas determinadas atitudes no seu cotidiano. Precisamos erradicar o mosquito da dengue do nosso município”.

De acordo com o secretário de Saúde, Agnaldo Oliveira, além da contratação de mais colaboradores para atuar juntamente com os Agentes de Endemias no combate ao mosquito, acontecerá ainda mais um ciclo de dedetização com o carro Fumacê e também foi autorizado a liberação do produto para colocar em 100% dos reservatórios, independente de ter foco ou não.

O prefeito Ismael Ferreira, representantes do Núcleo Regional de Saúde, (Serrinha), os vereadores Sissi e Ze de Zeli, secretários, diretores, coordenadores e adolescentes do NUCA, também estiveram na caminhada. A força-tarefa engloba, além das secretarias municipais, os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate a Endemias.

O prefeito Ismael convoca a população para unir forças contra os mosquitos causadores da dengue e chikungunya. Vejam a mensagem de Ismael:

"Amigos e amigas como é de conhecimento de vocês, nosso município está enfrentando um desafio a mais nos últimos meses, com os crescentes casos de suspeita de dengue e chinkugunya, alguns já confirmados. Temos dados que comprovam que o nível de infestação de larvas do mosquito nas residências da sede é alto nos últimos 5 anos. Para vencer esse desafio precisamos UNIR FORÇAS, governo (todos os setores) e sociedade. Nossa equipe, especialmente da saúde tem feito muito. Desde o final do ano passado realizamos concurso público para contratação de novos agentes de endemias, contratamos temporariamente outros colaboradores para a área enquanto as etapas são concluídas, realizamos campanhas de conscientização e mobilizações, logo que surgiram os primeiros casos solicitamos ao governo do Estado o apoio e 05 ciclos de dedetização com o carro fumacê foi realizado em todas as ruas da sede, mas precisamos fazer ainda mais. O secretario de saúde Agnaldo junto com a vigilância epidemiológica conseguiu em reunião na última semana na SESAB mais um ciclo de dedetização para todos os bairros e comunidades rurais com o carro fumacê, a liberação do produto para colocar em 100% dos reservatórios, em 100% das residência e imóveis do nosso município. Por isso estamos fazendo uma FORÇA TAREFA, unindo todo o governo e conclamamos a comunidade a se juntar a nós em mutirões de limpeza e conscientização nos bairros. Já realizamos os mutirões nos bairros Santa Cruz e Hermírio Simões e vamos realizar em todos os bairros. Essa luta é de todos nós!! Segue algumas fotos de todos os eventos que a prefeitura tem feito nos últimos cinco meses. Abraços"

Prefeito Ismael conversa com criança sobre o combate a dengue e chykungunya

Monitores e agentes de edemias se fantasiam de mosquitos para chamar atenção da população

Combate a dengue e a chikungunya: UM PROBLEMA DE TODOS!

CRONOGRAMA DE MUTIRÃO DE LIMPEZA NAS CASAS E TERRENOS: PARTICIPE!