segunda-feira, 27 de abril de 2015

GUERRA CONTRA OS MOSQUITOS: CHOVEU? CORRE PRA VERIFICAR E ELIMINAR POSSÍVEIS FOCOS


Chuvas esporádicas exigem atenção redobrada com relação à dengue e a chikungunya


0
A população deve estar atenta às condições favoráveis à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. É justamente nesta época (de chuvas esporádicas) que as larvas costumam se desenvolver, basta um pequeno recipiente com a capacidade de armazenar água para que o mosquito deposite seus ovos. "Com um pouco de sol eles eclodem e o mosquito atinge a fase adulta num curto período de tempo", frisa Agnaldo Oliveira, secretário de saúde do município. 
Para quem acumula em casa materiais de diversos tipos expostos a chuva e sol, os cuidados devem ser constantes, pois até mesmo uma simples tampa de garrafa PET pode servir de criadouro para o vetor da dengue. Aposentada e moradora do bairro Petrolina, Dona Maria dos Santos, 70 anos, tem na ponta da língua todas as recomendações feitas pelos agentes de saúde a respeito do combate ao mosquito. "Nunca deixar água limpa e parada", resume. No entanto, confessa ser difícil controlar todos os possíveis focos, uma vez de o bairro ser grande e, como em qualquer outro bairro, nem todos tem essa preocupação.
A parte que lhe cabe, ela garante que vem fazendo. "Desde ontem, por exemplo, vem chovendo, então hoje de manhã cedo e já vi que acumulou água nos baldes onde cultivo algumas plantas. Estava só terminando de lavar roupa para jogar toda a água da chuva que ficou acumulada" .
A gerente do Núcleo de Endemias reforça a necessidade de todos colaborarem no combate à dengue, uma guerra que começa dentro de casa com atitudes simples, mas com resultados significativos. "É uma luta de todos e a população não pode se isentar; cada um [Poder Público e sociedade] precisa assumir suas responsabilidades" , alerta, acrescentando que o combate efetivo à doença só é possível com a quebra da cadeia de transmissão, eliminando o mosquito dos locais onde se reproduzem. "Daí a importância em investir na prevenção, independente das ações que estão sendo providenciadas pelo Estado para garantir assistência aos pacientes numa eventual epidemia", destaca.
O grande problema para enfrentar o Aedes Aegypti é que sua reprodução ocorre em qualquer recipiente utilizado para armazenar água, tanto em áreas sombrias como ensolaradas. Caixas d'água, barris, pratos e vasos de plantas ou flores, tanques, cisternas, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bacias e até folhas de plantas são locais que podem se tornar criadouros de larvas do mosquito. Confira alguns cuidados para evitar a proliferação do mosquito da dengue:
- Guarde garrafas e baldes vazios de cabeça para baixo;
- Entregue pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou guarde em local coberto;
- Deixe a tampa de vasos sanitários sempre fechada;
- Lave bem o suporte de garrafões de água mineral na hora da troca;
- Evite acumular lixo e entulho;
- Verifique se todos os ralos da casa estão desentupidos e, se não estiver usando, deixe-os fechados;
- Lave a vasilha de água de seus animais, pelo menos uma vez por semana, com bucha, sabão e água corrente;
- Mantenha a caixa d'água fechada;
- Remova folhas e tudo que impede a água de correr por calhas de água de chuva;
- Coloque areia nos pratinhos de vasos de planta ou xaxins. Evite plantas que acumulam água, como bromélias;
- Jogue todo objeto que acumula água no lixo, a exemplo de latas, copos descartáveis, tampas de garrafas, casca de ovo, plástico de cigarro;
- Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana. Se não for usar, o ideal é cobrir.


ESSA GUERRA É DE TODOS NÓS
CHOVEU? CORRE PARA VERIFICAR E ELIMINAR POSSÍVEIS FOCOS!