quarta-feira, 15 de abril de 2015

PROJETOS QUE BENEFICIARÃO MAIS DE 2.000 VALENTENSES SÃO RETIRADOS DE PAUTA, MAS DE QUARTA NÃO PASSA.


O prefeito Ismael Ferreira retirou de pauta da sessão da câmara de vereadores os projetos de parcerias do município com a Petrobrás, que executará em Valente o programa Mais Esportes e beneficiará mais de 1.500 crianças e adolescentes através de oficinas desportivas e sociais, e o projeto junto a União Európeia, que beneficiará cerca de 500 agricultores e agricultoras familiares no município.

Mesmo sem estar na pauta, aproximadamente 600 crianças e adolescentes estiveram hoje na sessão da câmara de vereadores portando faixas e cartazes cobrando a aprovação dos projetos.

Os dois projetos somam aproximadamente 3,5 milhões de Reais, dinheiro que chegaria ao município de forma parcelada, conforme a aplicabilidade dos recursos e execução do projeto.

Com os projetos a economia do município será aquecida e o comércio fortalecido.

Valente foi contemplado com o projeto junto a Petrobrás concorrendo com mais de 1.400 municípios. Na Bahia, apenas dois municípios foram contemplados, Valente foi um deles. Uma grande oportunidade que o município não pode perder.

Há muito o prefeito Ismael tenta colocar o projeto para ser votado na câmara de vereadores, mas acaba retirando de pauta por que não consegue garantia dos vereadores da oposição quanto a sua aprovação. Se rejeitado pelos vereadores o município perde o projeto e, consequentemente, os recursos.

É preciso que os vereadores da oposição entendam que não se trata de um projeto político, mas sim de um projeto social onde mais de 2.000 valentenses serão beneficiados e o nosso comércio sairá fortalecido com a injeção de mais de 3,5 milhões de reais em nossa economia.

Está claro que alguns dos vereadores da oposição não querem aprovar o projeto por que acreditam que isto fortalecerá o prefeito. Pode até ser, mas antes disto fortalece o município, fortalece o comércio.

"Com o avanço desenfreado da tecnologia nossas crianças e adolescentes estão cada geração mais carentes de oficinas sociais, de música, de esportes e de cultura, para ver se deixam de lado um pouco os jogos no computador, no celular. Sem ocupação social, educativa, não podemos cobrar que deixem um pouco o facebook ou o whatsapp.", diz uma professora.

"O país está em crise, sem dinheiro. O comércio está parado em todo lugar. Não podemos nos dar o luxo de perder um recurso desses para aquecer o comércio.", alerta uma comerciante. 

"Os homens e as mulheres do campo estão cada vez mais deixando a zona rural para tentarem a sorte na zona urbana por que não conseguem incentivos para plantar, subsídios para permanecerem no campo. Se a gente parar de plantar vocês não vão deixar de comer, é verdade, mas vamos comer cada vez menos qualidade, produtos com agrotóxicos e conservantes que irão abreviar nossas vidas. Por isso não podemos aceitar que um projeto desta natureza (parceria do município com a União Európeia) não seja executado por capricho político, não é hora disso, é preciso pensar nas consequências.", desabafa um agricultor familiar.

Apesar de apenas cinco vereadores já terem se manifestado favoráveis aos projetos (Gabriel Mota, Leninha, Rege Mota, Sissi de Daniel e Zé de Zeli) o projeto deve entrar em pauta e não ser retirado na sessão da próxima quarta-feira. Segundo fontes próximas do prefeito Ismael, este estaria disposto a colocar o projeto para ser votado. Para ser aprovado são necessários pelo menos seis votos.

"Ismael vem tentando o diálogo há semanas com os vereadores da oposição, mas eles (os vereadores) nunca dão uma certeza de que votarão sim ao projeto, por isso, com receio de que o município perca estes importantes projetos, o prefeito vem retirando de pauta e continuando a tentativa de diálogo. Mas acho que de quarta não passa, ele vai colocar o projeto para ser votado e vai deixar a responsabilidade nas mãos dos vereadores, que serão julgados pela população.", revelou a fonte.

Campanha "Eu Voto Sim, Senhor Presidente."

Se você que está lendo esta matéria foi ou é eleitor dos vereadores que se manifestaram contrários ou dos que ainda não manifestaram seus votos para aprovação dos projetos, esta é uma boa oportunidade de cobrar deles que exerçam os mandatos que lhes foram conferidos por vocês nas urnas, com impessoalidade e imparcialidade.

É importante também a presença da comunidade à sessão da câmara da próxima quarta-feira, para cobrar dos vereadores a aprovação dos projetos.

Valente não pode perder esta oportunidade!