quarta-feira, 29 de abril de 2015

COORDENADORA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DE VALENTE USA TRIBUNA DA CMV PARA FALAR SOBRE SURTO DE CHIKUNGUNYA: QUASE 900 CASOS JÁ FORAM NOTIFICADOS


camara-andreia
A Enfermeira Andréia Mota, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Município de Valente, usou do espaço da Tribuna Livre, na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Valente, na manhã desta quarta-feira, 29/04, onde tratou de informar a população e aos Vereadores sobre o surto de Chikungunia no município de Valente.

A Coordenadora trouxe um breve histórico da doença, sintomas, transmissão, tratamento e salientou da importância de cada cidadão fazer a sua parte no combate ao mosquito transmissor.

A enfermeira Andréia Mota destacou alguns números sobre o surto no município, até o último levantamento feito pela equipe da Vigilância, já são 891 Casos Notificados da doença no município de Valente. Os bairros mais afetados são: Centro, com 163 casos; e Cidade Nova com 119 casos. Ela citou ainda que a faixa de idade mais afetada neste surto está entre os 20 e 65 anos, e que pessoas do sexo feminino lideram o ranking de pessoas acometidas pela doença.

A coordenadora citou diversas ações já executada por sua equipe no intuito de buscar reduzir os índices do município de Valente, porém, se o cidadão não fizer a sua parte todo trabalho será em vão. Ainda segundo Andréia, o índice de infestação predial dos logradouros de Valente são alarmantes, em torno de 12 a 13% de infestação, no geral em todo o município, enquanto que o aceitável é menos de 1%. “Não adianta a luta de combate ao surto se não houver um combate severo para aniquilar os locais de reprodução do mosquito”, destacou ela.

É imprescindível que a população aceite dividir a responsabilidade e faça a sua parte. É importante salientar que não adianta também apenas parte desta cumprir com suas obrigações nesta guerra contra os mosquitos, "Se um soldado para por um instante para descansar, é neste momento que o inimigo (mosquito) vai agir. É preciso estarmos sempre vigilantes."

Outro fator importante é que sempre depois de cada chuva, pouca ou muita, rápida ou demorada, façamos buscas por eventuais focos, desfazendo-os.