quinta-feira, 23 de abril de 2015

CMDCA REALIZA CONFERÊNCIA SOBRE OS DIREITOS DAS CRIANÇAS. EVENTO CONTOU COM AS PRESENÇAS DO PREFEITO ISMAEL E DO PROMOTOR DE JUSTIÇA MILLEN CASTRO

9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realizada pelo CMDCA conta com a participação efetiva de crianças e adolescentes

O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Valente em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Educação, realizou no dia 22 de abril de 2015 na Casa da Cultura, a nona Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Uma das finalidades do evento foi garantir a implementação da política e do plano decenal dos direitos humanos de crianças e adolescentes a partir do fortalecimento do CMDCA.

Os trabalhos se iniciaram com apresentações culturais do Projeto Faça Mais Bonito e do balé do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – CRAS do bairro Juazeiro. Em seguida houve a formação da mesa com a presença do prefeito Ismael, do Doutor Millen Castro, representantes das Secretarias do Governo Valente, Conselho Tutelar, CMDCA e Nuca.

O prefeito Ismael Ferreira inicialmente parabenizou a todos que organizaram o evento e pontuou que “é dever da gestão pública assegurar que as políticas públicas para crianças e adolescentes sejam efetivadas, como reestruturação dos conselhos e repasse de recursos para o Fundo da Infância. Só com essa soma de esforços nós podemos vencer os desafios em todas as áreas e o CMDCA tem brilhado e mostrado que é possível fazer muita coisa por nossa comunidade”.

Na oportunidade os participantes prestigiaram a palestra do doutor Millen castro que discorreu sobre o tema: “Política e Plano decenal dos Direitos Humanos das Crianças e Adolescentes: Fortalecendo o CMDCA de Valente” tema esse que serviu de alicerce para as discussões e encaminhamentos para a elaboração do Plano Decenal.

Após encerrar a palestra, os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o tema explanado e em seguida o promotor Millen Castro foi homenageado por crianças com presentes e placas de agradecimento pelos trabalhos realizados no município.

A Conferência se estendeu até o final da tarde com trabalhos em grupo formados em sua maioria por crianças e adolescentes que participaram ativamente de todas as atividades do dia,, onde cada um discutiu e elaborou propostas para compor o plano de acordo com eixos temáticos: Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes; Proteção e Defesa dos Direitos; Protagonismo e participação de Crianças e adolescentes; Controle Social da efetivação dos Direitos e Gestão da política Nacional dos direitos Humanos de crianças e adolescentes.

Para a presidente do CMDCA Rosenilda Guimarães, o evento foi rico e bastante produtivo visto que, contou com a participação ativa das peças principais para a elaboração do Plano Decenal, crianças e adolescentes valentenses. Já ao final, os grupos realizaram as apresentações e em seguida houve a eleição dos delegados que irão participar da Conferência Estadual.

Prefeito Ismael e Promotor de Justiça Millen Castro

Participação efetiva de crianças e adolescentes na 9ª Conferencia dos Direitos da Criança e do Adolescente