sábado, 18 de abril de 2015

PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA VALENTE ATENDE RECOMENDAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA NÚMERO DE AGENTES DE EDEMIAS. CONFIRA AINDA OUTRAS AÇÕES DO GOVERNO VALENTE.


EDUCAÇÃO

SME realiza I Encontro sobre Pacto-Bahia

A Secretaria Municipal de Educação realizou na manhã de segunda, 13 de abril, na Casa da Cultura em Valente o Primeiro Encontro de Formação com Coordenadores Pedagógicos sobre o Pacto-Bahia. O objetivo do Pacto é capacitar os coordenadores pedagógicos, para que possam subsidiar as escolas e  acompanharem os professores do 1º ao 5º, orientando-os no planejamento e ações pedagógicas. Na oportunidade, os coordenadores conheceram a proposta do programa Pacto-Bahia, para o 4º e 5º ano, lançado nesse ano de 2015. Neste encontro foi discutida a identidade do coordenador pedagógico, os direitos de aprendizagem das crianças do ensino fundamental I conforme as orientações curriculares estaduais. Para a coordenadora multiplicadora do Pacto Bahia no município, Marilúcia Ferreira, “as formações continuadas são muito importantes para que os coordenadores possam se apropriar da metodologia do Pacto e orientar os professores da rede; com isso espera-se a melhoria do processo ensino aprendizagem nas escolas de Valente”. O Pacto visa fortalecer o ensino público e cons­titui-se uma par­ceria do Mi­nis­tério da Edu­cação (MEC) com a Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado da Bahia e municípios, in­ter­me­diada pelo Ins­ti­tuto Anísio Tei­xeira (IAT). Seu principal obje­tivo é pro­mover a for­mação con­ti­nuada dos pro­fes­sores e co­or­de­na­dores pe­da­gó­gicos que atuam na Educação Pública.


Professores da Rede Municipal participam 
de Formação do Programa Despertar

Professores e coordenadores municipais do Programa Despertar participaram na terça-feira (14), na sede da Prefeitura Municipal, da formação que norteará a metodologia de ensino que deverá ser aplicada nas mais de 10 escolas do município que desenvolvem o programa com alunos do fundamental I e II. De acordo com a consultora estadual do Programa que ministrou a palestra, Sandra Bastos, a formação é continuada e tem como proposta trabalhar a educação ambiental nas escolas do campo, inserindo toda a comunidade. “Nós temos esse papel que é a responsabilidade social, então, não são só as escolas, nós precisamos mudar nossas atitudes diante de todo o contexto. Para ela, um exemplo de responsabilidade social bem presente no momento, são os casos suspeitos de chikungunya que a cidade está enfrentando. Na opinião dela, a epidemia não é responsabilidade do gestor, é responsabilidade de nossas ações diárias, se cada um de nós cuidasse devidamente dos nossos quintais, não existiria dengue, não existiria chikungunya. O gestor entra não para prevenir e sim para resolver o problema, a prevenção é feita por cada um de nós cidadãos do município. É necessária que cada um desenvolva a consciência ecológica”. A consultoria estadual do Despertar, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, dá acompanhamento mensal às atividades do programa.   A formação realizada na terça foi encerrada com a distribuição de mudas de árvores nativas da caatinga para os professores. O prefeito Ismael Ferreira e o Secretário de Administração e Fazenda, Rodrigo Carneiro estiveram presentes.  



Professores da Rede Municipal de Ensino participam de Formação do Programa Despertar 




SAÚDE


USF de Tanquinho realiza palestra e caminhada de 
conscientização sobre dengue e chikungunya

A população das comunidades rurais também estão sendo sensibilizadas e mobilizadas para combater o mosquito transmissor da dengue e Chikungunya. Na última sexta feira, 10 de abril, a enfermeira Renata Brito, também coordenadora da Unidade de Saúde da Família da comunidade de Tanquinho, realizou uma palestra para os alunos do Colégio Estefânio Simões sobre cuidados e prevenção da dengue e chikungunya. Professores e alunos puderam esclarecer algumas questões e em seguida, após a palestra, o grupo seguiu em caminhada pelas principais ruas da comunidade, com cartazes confeccionados pelos próprios estudantes, orientando e distribuindo panfletos para os moradores.

USF de Tanquinho realiza palestra e caminhada de conscientização sobre dengue e chikungunya 



Governo Valente contrata mais 08 colaboradores para atuarem no combate ao transmissor da Dengue e Chikungunya

O Governo Valente, que está sempre praticando medidas que promovam a saúde pública municipal, contratou em caráter temporário, através da secretaria de Saúde, mais 08 colaboradores e está treinando-os em parceria com a FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) e Núcleo Regional de Saúde (Base de Serrinha), para atuar juntamente com os Agentes de Endemias no combate ao mosquito transmissor da dengue e da chikungunya. De acordo com o Coordenador Municipal do Programa Nacional de Combate à Dengue, Carlos Freitas, recentemente, já haviam sido contratados 07 colaboradores, com estes novos 08 e com os que já atuavam, sobe para 27 o número de profissionais em campo. “Ou seja, um agente para cada um mil habitantes, como recomenda o Ministério da Saúde”, acrescenta Carlos Freitas. O treinamento que está sendo ministrado pelos profissionais do Núcleo Regional de Saúde (Base de Serrinha), José dos Santos Viana e Valmir Leite de Jesus, teve início na terça-feira (14), na sala de reuniões da Prefeitura e acontece até a próxima sexta.   



Governo Valente contrata mais 08 colaboradores para atuarem 
no combate ao transmissor da Dengue e Chikungunya 




AGRICULTURA

Agricultores de Valente recebem sementes do Garantia Safra 2015hare on twitte






A Secretaria Municipal de Agricultura de Valente está realizando a distribuição de um total de 6.088kg de sementes de milho e feijão– Inverno 2015, disponibilizadas pelo Governo Federal, em parceria com o governo estadual. Ao todo, 903 agricultores e agricultoras do município que são beneficiários do Garantia Safra serão contemplados. Para a Secretária Municipal da pasta, Tanea Rios, é um orgulho o Governo Valente ter conseguido ampliar de 52 para 903 o número de agricultores do município que recebem as sementes. “O crescimento desse número é bastante significativo, pois representa o fortalecimento da agricultura familiar com o objetivo de torna-la auto-sustentável visando o aumento da produtividade e da produção, consequentemente gerando emprego e aumentando a renda do agricultor (a) e movimentando a economia local, além de proporcionar à população o consumo de alimentos que conhecemos a procedência”, pontuou. De acordo com o Diretor de Agricultura Familiar do Município, Lelis Messias, os beneficiários que ainda não pegaram suas sementes, podem retirá-las na Secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente, localizada à Rua Otavio Mangabeira, nº 212. Segundo o Diretor, o repasse das sementes está sendo feito somente ao titular do Garantia Safra e o mesmo deve apresentar o CPF e o comprovante de pagamento do Boleto do Programa. Entre os dias 13 e 16 de abril, a distribuição aconteceu nas comunidades de Valilândia, Santa Rita de Cássia, Vargem Grande e Junco. Os principais critérios exigidos para ser beneficiário do Garantia Safra são: ter DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), ter baixa renda e ter acima de uma tarefa e meia de terra.



Agricultores de Valente recebem sementes do Garantia Safra – Inverno 2015 



GOVERNO VALENTE
NOSSA TERRA É A GENTE QUEM FAZ
PREFEITO ISMAEL FERREIRA