segunda-feira, 31 de agosto de 2015

CONFIRA MAIS ALGUMAS DAS MUITAS AÇÕES DIÁRIAS DO GOVERNO VALENTE PREFEITO ISMAEL FERREIRA


O GOVERNO VALENTE NÃO PARA DE TRABALHAR PARA QUEM MAIS PRECISA.
GOVERNO VALENTE - Nossa Terra é a Gente que FAZ.
Prefeito Ismael Ferreira


MAIS UMA: Prefeitura pavimenta Rua Lindolfo Francisco, no bairro Liberdade


Os trechos I, II e III da Rua Lindolfo Francisco do bairro Liberdade estão em fase final de pavimentação. São aproximadamente 800m²de calçamentos executados pela prefeitura, através de convênio firmado com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia – CONDER. A obra leva grandes benefícios aos moradores, pois, significa o fim da convivência diária com os efeitos climáticos, que ora provocava poeira, ora lama.

Um dos moradores da rua, entrevistado por nossa reportagem, agradeceu o prefeito Ismael, "Esperávamos por esse calçamento há muito tempo, muitos prefeitos passaram prometendo e não cumpriram, Ismael nem prometeu e fez, por isso agradecemos Ismael por esta obra, talvez indiferente para muita gente, mas muito importante para nós, moradores. Mais uma vez, obrigado prefeito Ismael", comemorou.



Prefeitura pavimenta Rua Lindolfo Francisco do bairro Liberdade 




Caravana do Baú de Leitura movimenta Santa Rita de Cássia

Com a música “A Velha a Fiar” e a historinha “Dona Baratinha” cantada e encenada pelos coordenadores do Baú de Leitura Ana Elma e Perivaldo Silva, os alunos das Escolas Olegário Tiago da Silva (Recreio), Creche Escola Ivo Martins (Ferros) e Escola Reinaldo Ramos Rios (Santa Rita) cantaram e se divertiram na tarde de quinta, 27 de agosto, na praça de Santa Rita de Cássia em mais uma Caravana do Baú de Leitura promovida pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

Alunos e professores , antes de se concentrarem na praça, fizeram uma caminhada pelas ruas da comunidade, levando o Baú de Leitura e cantando em homenagem ao mesmo. Em seguida, todos se juntaram para assistirem as apresentações teatrais e declamações de poesias dos colegas.

Aproveitando o momento propício, as três escolas realizaram a troca do Baú. A ideia, segundo a coordenação é que os alunos conheçam outros livros  ampliando assim a criatividade e a sensibilidade do leitor. “A promoção da leitura é um compromisso de todos que participam do projeto educativo. É de suma importância que nós enquanto educadores promovamos esses espaços, mas é imprescindível também que  a família incentive essa prática, subsidiando atividades leitoras dentro e fora de casa.”  Comenta contente a coordenadora Ana Elma Silva.

O Baú tem a finalidade de difundir práticas de leitura lúdica, valorizando o saber popular e a literatura, de modo a contribuir para a formação de pessoas críticas e conscientes do seu papel sócio-político, fortalecendo políticas públicas de educação. As atividades do Baú de Leitura se destinam a crianças e adolescentes, suas famílias, educadores e à toda à sociedade interessada no desenvolvimento da cidadania.



Caravana do Baú de Leitura movimenta comunidade de Santa Rita de Cássia 




Beneficiárias de Tanquinho do Projeto 1ª Água participam de Curso de Gerenciamento de Recursos Hidrícos


O Projeto Primeira Água (CONSISAL), através da FATRES, promoveu na comunidade de Tanquinho, nos dias 24 e 25 de agosto, o Curso de Gerenciamento de Recursos Hídricos (GRH), para 41 beneficiários da terceira etapa do Projeto que em parceria com a prefeitura, construirá 654 cisternas de consumo humano no município. Destas, 647 serão em residências e 07 em escolas rurais.   

No curso, os participantes têm a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos sobre os cuidados necessários com a cisterna e com a água.

O curso já foi realizado também na comunidade de Santa Rita de Cássia e, gradativamente, será realizado também nas demais comunidades. Após o curso, a etapa seguinte é a marcação do local das cisternas e envio dos materiais para construção da mesma.

Beneficiárias de Tanquinho do Projeto 1ª Água participam de Curso de GRH 



Valente é uma das dez cidades contempladas com Projeto do Sebrae - DET/Sisal


A cidade de Valente está entre as dez do Território do Sisal contempladas com o DET/Sisal – Projeto de Desenvolvimento Econômico Territorial, que é executado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O Projeto que buscará fortalecer os pequenos negócios e a agricultura familiar na região, foi lançado na quinta-feira (27), no auditório da Prefeitura.

De acordo com o gerente do Sebrae/Bahia, José Raimundo Carneiro, os principais fatores que contribuíram para que Valente fosse uma das cidades contempladas, foi a visão empreendedora do gestor municipal, Ismael Ferreira, e grande exemplo disso é o fato de que a primeira Sala do Empreendedor no Território do Sisal foi implantada em Valente. Os projetos de fomento à economia local já desenvolvidos na cidade, o potencial empreendedorismo agrícola e a recepção dada a equipe quando veio apresentar o Projeto também colocaram Valente à frente nos critérios de seleção das cidades beneficiárias. Segundo José Raimundo, todas as vezes que procurou o executivo foi prontamente atendido, diferente de outras cidades que foram procuradas até dez vezes e não foi dada a devida importância, nem chegaram a conhecer o projeto que através de capacitações, objetiva dinamizar a economia do Território, por meio do atendimento aos pequenos negócios visando contribuir com a transformação da realidade local com o fortalecimento das atividades produtivas fazendo com que o dinheiro circule dentro do município.

O público alvo do Projeto são os Microempreendedores Individuais (MEI), Micro Empresa (ME), Potenciais Empresários, Produtor Rural, Potencial Empreendedor e Empresa de Pequeno Porte (EPP), estes podem procurar a Sala do Empreendedor, localizada à Rua Otavio Mangabeira, 212, Centro, para conhecer melhor como usufruir do Projeto.

Para o evento de lançamento foram convidados os Bancos que atuam em Valente, CDL, Entidades da Sociedade Civil Organizada e poder público local. Um Comitê Gestor foi formado.

O desenvolvimento do Projeto no Território contará com o apoio do CODES Sisal – Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região Sisaleira do estado da Bahia. Araci, Barrocas, Conceição do Coité, Queimadas, Retirolândia, Santa Luz, São Domingos, Serrinha, Teofilândia e Valente, são as dez cidades contempladas.

Valente é uma das dez cidades contempladas com Projeto do Sebrae - DET/Sisal