sábado, 8 de agosto de 2015

NOTICIAS DO MUNICÍPIO

Valente desvenda o Nordeste na VII Semana da Cultura 2015

As manifestações culturais do nordeste estão presentes na VII Semana da Cultura de Valente que esse ano trouxe como tema “Desvendando o Nordeste Brasileiro”. Com belíssimas apresentações de teatro e dança, os alunos da rede pública de ensino fizeram a abertura oficial do evento na tarde de sexta, 07 de agosto no auditório da Casa da Cultura. Antes da composição da mesa os adolescentes do NUCA – Núcleo de Cidadania dos Adolescentes realizou uma apresentação de dança onde reuniu os diversos ritmos do Nordeste.

A Secretária de Educação Carlília de Cássia muito emocionada comentou que a semana foi pensada com e para os alunos e professores. “Para nós é um prazer imenso  realizar a abertura de um evento tão rico. Vamos aproveitar os talentos das nossas escolas para vivenciar e sentir a cultura e arte que flui do Nordeste”. Ela também agradeceu a sensibilidade do prefeito Ismael por dar total apoio a realização do evento “somos muito gratos ao gestor, pois se ele não tem a sensibilidade que a cultura é importante esse momento não estaria acontecendo e nós não estaríamos fazendo essa maravilhosa viagem desvendando o nordeste”.

O prefeito Ismael Ferreira também presente, saudou a todos e pontuou que é emocionante ver a casa lotada em prol da revitalização da cultura e também parabenizou a secretaria pela organização do evento. “Valente tem sido e continua sendo destaque nessa área aqui na região. Nós temos muitos talentos e valores aqui. Ficamos muito contentes em ver comunidade e escola juntos em prol do fortalecimento da nossa cultura. Parabéns a secretaria, parabéns a todos”.

Já na explanação do tema, “Desvendando o Nordeste Brasileiro” a secretaria convidou o coordenador do projeto Cantigas Rurais: Do Samba ao Reisado, e também assessor parlamentar, Tytta Ferreira que realizou um breve bate papo sobre as manifestações culturais e de como elas tem relação com o dia a dia de cada um. Após o bate papo, o público pôde conhecer através da criatividade e ludicidade das escolas CECOV, Cecília Meireles, José Amâncio, Luís Eduardo, Colégio Santa Rita, Estefânio Simões e Abelha Encantada as manifestações culturais dos estados do nordeste.

Também estiveram prestigiando o evento, os secretários Rodrigo Carneiro (administração), Erica Simões (Assistência Social), chefe de gabinete Murilo Corrêa, diretores, coordenadores, professores, alunos e comunidade valentense. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Valente através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e segue com uma ampla programação até o dia 12 de agosto com diversas atividades socioeducativas e culturais.



Valente desvenda o Nordeste na VII Semana da Cultura 2015 




Alunos da Encantos do Saber conhecem história de Valente na VII Semana de Cultura

Os alunos da Creche Encantos do Saber conheceram na manha desta sexta, 07 de agosto, a história da cidade de Valente. De forma dinâmica e descontraída a coordenadora da biblioteca Infantil Cássia Maria (Cassinha) realizou uma contação de história para os alunos do grupo 03 e 04 da Creche. A atividade que aconteceu no espaço da Sala Futura no Centro Cultural faz parte da VII Semana de Cultura de Valente.

A atividade proporcionou a alunos e professores conhecerem a história do município bem como o mito do Boi Valente. Para a pró Cassinha não há forma mais divertida de fazer com que as crianças saibam um pouco da história da sua cidade de forma lúdica e criativa.

A abertura oficial da VII Semana de Cultura de Valente aconteceu hoje, as 14 horas na Casa da Cultura. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Valente através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e segue com uma ampla programação até o dia 12 de agosto com diversas atividades socioeducativas e culturais.



Alunos da Encantos do Saber conhecem história de Valente na VII Semana de Cultura 




Valente é destaque entre os municípios da região em concessão de crédito do CREDIBAHIA


Em encontro Regional de Gestores Municipais e Agentes do Programa de Microcrédito, realizado na cidade de Feira de Santana, no dia 23 de Julho/2015, foram apresentados os dados do programa CREDIBAHIA na região, com o objetivo de avaliar os avanços, apontar soluções para os desafios, bem como, discutir as diretrizes e o planejamento das ações do programa, para os próximos 04 (quatro) anos. As estatísticas apresentadas revelaram que Valente é destaque entre os municípios da Região Sisaleira, no que diz respeito à concessão do crédito.

Valente conta com um público de 351 empreendedores, sendo clientes ativos, com predominância de 64% mulheres e 36% homens. Até o momento, foram firmados, este ano, 105 contratos, no valor de R$ 264.174,00. E um total de 996 contratos no valor de R$ 1.777.465,68 desde a implantação.

Para a Secretária do Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente – Tanea Rios, esta informação é muito significativa, uma vez que, o acesso ao crédito, promove inclusão socioeconômica, diminuindo a assistência pública, ajudando na consolidação do empreendimento, reduzindo o êxodo rural, e fazendo com que os recursos circulem no próprio município.

O evento contou com a presença da Coordenação de Microcrédito e Finanças Solidárias e Valente esteve representada pela sua equipe do CREDIBAHIA, formada por Rosenilda Santos Cunha, Grazia Oliveira Dos Santos, Manuela De Oliveira Santos.

O CREDIBAHIA implantado no município de Valente desde 12 de maio de 2003, é um programa de microcrédito do Governo da Bahia, com apoio do SEBRAE e em parceria com as Prefeituras, voltado para os empreendedores de micro e pequenos negócios que desejam ter sucesso. Os financiamentos variam de 200 a 10.000 reais e podem ser parcelados em até 24 vezes, com juros de 0,55% até 3.000 reais e acima de 3.000, 1,3% ao mês, sem burocracia e outras taxas adicionais.



Valente é destaque entre os municípios da região em concessão de crédito do CREDIBAHIA 




Secretaria de Saúde promove ação de Saúde Bucal em mais uma escola, desta vez no Junco, na Escola Plácido Moreira


A Secretaria Municipal de Saúde de Valente, através da equipe do PSF do Junco realizou na quarta, 05 de agosto, na Escola Plácido Moreira na comunidade de Varginha mais uma atividade do Programa Saúde Bucal. A ação busca garantir a prevenção e o tratamento adequado para alunos que estão matriculados nos ensinos infantil e fundamental da rede pública municipal. 

De forma dinâmica e interativa, a dentista Mariana Candice, utilizando o escovódromo, fez demonstrações e orientou os alunos sobre a melhor forma de fazer e manter a higiene bucal. Após a escovação, houve aplicação de flúor.

A coordenadora da Unidade Rosana Freitas comentou sobre a importância das escolas neste projeto. “Nós agradecemos a parceria das escolas nestas ações, principalmente por entenderem a importância destas atividades para as crianças, visto que além de prevenir  o risco de doenças, garante a autoestima da criança e transforma o ato de escovar os dentes em uma prática prazerosa”.

Agente comunitária de Saúde, auxiliar de dentista, técnicas de enfermagem e professores também participaram da atividade. A ação que é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde do município conta também com a parceria da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.



Secretaria de Saúde promove ação de Saúde Bucal na Escola Plácido Moreira 




Segunda etapa de melhoria e organização do Centro de Abastecimento está em andamento

As melhorias na infraestrutura do Centro de Abastecimento, onde ocorre a feira livre municipal, estão aceleradas. Após lavar completamente a área e cimentar o piso, está em andamento a pintura das barracas e a demarcação dos seus devidos locais.  

Além das melhorias na infraestrutura, a feira livre agora tem espaço garantido de comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar local. A Feira da Agricultura Familiar que acontece todas as sextas e sábados, foi iniciada na última sexta-feira, 31 de julho, utilizando as 30 barracas conquistadas pelo Governo Valente, SINTRAF e UAC junto ao Governo do Estado, através da CAR - Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional.

Em breve, mais melhorias serão levadas para o Centro de Abastecimento. Recentemente a instalação elétrica do prédio foi toda trocada e, logo, logo a comercialização de pescados e miúdos será em novo espaço, nos box’s internos do prédio onde está sendo feita a reforma e adequação dos ambientes.




GOVERNO VALENTE
PREFEITO ISMAEL
Nossa Terra a gente que faz