segunda-feira, 3 de agosto de 2015

UM NOVO OLHAR PARA O ENSINO: GOVERNO VALENTE PROMOVE II JORNADA PEDAGÓGICA EM 2015


Objetivando refletir e avaliar os processos inerentes ao ensino aprendizagem do primeiro semestre letivo de 2015 da rede pública municipal de ensino, a Secretaria de Educação promoveu na noite de sexta-feira (31), na Casa da Cultura, com o tema “Um Novo Olhar Para o Ensino e a Aprendizagem”, a abertura oficial da II Jornada Pedagógica deste ano, uma estratégia do Governo Valente que visa aprimorar a prática docente para que esta esteja em consonância com aquilo que se almeja para a educação do município.   

De acordo com a Secretária de Educação, Carlília de Cássia, “a II Jornada é um momento de redefinir caminhos, traçar novas estratégias, novas trilhas para seguir com a missão de trazer para o povo de Valente a melhor educação que a gente possa dar, mudando o que for necessário para garantir a qualidade do ensino e aprendizagem nesse segundo semestre que já será baseado no novo Plano Municipal de Educação (PME). A gente sempre teve vontade de ter esse segundo momento da jornada, e aqui estamos, se a gente souber utilizar esses espaços, o resultado vai aparecer a médio e longo prazo, pois a educação é processual”.

A presidente da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Valente, vereadora Leninha, em seu pronunciamento parabenizou a Secretaria de Educação e sua equipe pedagógica pela coragem de realizar uma segunda jornada e salientou o orgulho que tem da educação do município que é referência na região e citou como exemplo o fato de três projetos de Valente ter sido vencedoras na Feira Nacional de Matemática, este ano, e acrescentou que “a nossa cidade é ‘ousada’, pois temos médicos, advogados e muitos educadores que é quem forma as demais profissões. Essa segunda jornada é uma oportunidade de nos atualizarmos para dar o suporte que os alunos precisam em sala de aula. A Secretaria de Educação disponibilizada formações e é necessário participar e aprender cada vez mais, pois com o advento do facebook, whatsapp, da internet em si, se essa formação continuada não acontece, o professor fica defasado em relação ao alunado”.

O prefeito Ismael Ferreira esteve representado pelo secretário de Administração e Fazenda Rodrigo Carneio, o qual transmitiu ao público uma mensagem do gestor onde ele dizia que “gostaria muito de estar presente nesse momento tão importante, no entanto, a jornada coincidiu com outro evento importante, a posse do novo Reitor da UFRB em Cruz das Almas, Silvio e a vice Tatiana, amigos e colaboradores do nosso município há anos. Mas, quero dizer que acredito muito na educação do nosso município enquanto instrumento de transformação e contribuição efetiva para o desenvolvimento local e territorial e desejo que aproveitem esse momento para refletir e apontar o que precisa ser melhorado para que o êxito nessa área seja cada vez maior, e, enquanto gestor público municipal continuarei buscando junto com toda equipe da Secretaria de Educação tornar isso cada vez mais a nossa realidade”. A noite de abertura foi fechada com a palestra da Professora Drª Janine Fontes que sob o tema “O Meu Coração Só Aceita Tua Clara Oferta De Coração” provocou uma reflexão sobre como têm sido conduzidos os trabalhos escolares. “O que eu na minha função tenho dado ao outro e o que recebo?” De acordo com Janine Fontes, essa temática foi escolhida justamente para pensarmos no coração como um lugar de ternura e não apenas um músculo que bombeia sangue no nosso corpo, o coração é por onde somos ligados ao universo e é por ele que as relações cotidianas são conduzidas. “Será que estamos ouvindo o nosso coração nas nossas atitudes?” “Será que temos acolhido o outro com afeto e tentado ajudar a ser melhor a cada oportunidade?” Questionamentos como esses pautaram a palestra que também explanou sobre o sentimento de Pertencimento, Ordem Hierárquica e Equilíbrio.

A II Jornada envolveu professores, coordenadores, zeladeiras, merendeiras e todos os envolvidos na formação do aluno, bem como profissionais da educação de escolas da rede privada e estadual. 

Compôs a mesa de abertura representando o CONSISAL - José Silva, Délia Mota representando o Conselho Municipal de Educação, Vereadora Leninha presidente da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, Carlília de Cássia – Secretária de Educação, Rodrigo Carneiro, Secretário de Administração e Finanças, a representante do Fórum Municipal De Educação, Geângela Silva, entre outros.



Com o tema “Um Novo Olhar Para o Ensino e a Aprendizagem” Governo Valente promove II Jornada Pedagógica 2015