sábado, 22 de agosto de 2015

CONFIRA AS AÇÕES DO GOVERNO VALENTE NA ÚLTIMA SEMANA

SEMAGRI - SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA

Governo Valente promove Oficina de confecção de sabão com óleo reciclado

O Governo Valente, por meio da Diretoria Municipal de Meio Ambiente e do Programa Despertar, vinculado à Secretaria de Educação promoveu na quinta-feira (20), no espaço da Escola Ivo Martins da comunidade de Ferros, uma oficina de confecção de sabão com óleo de cozinha reciclado. Dez moradoras da comunidade participaram da oficina e puderam aprender a fazer sabão, 30 barras foram confeccionadas e, ao final, elas dividiram entre si.

O projeto que visa reutilizar e reaproveitar o óleo de cozinha que já cumpriu sua função inicial e seria descartado na natureza, conseqüentemente poluindo o meio ambiente foi pensado por ambas as secretarias no intuito de justamente reverter essa realidade evitando o desperdício e assim obter-se ganhos financeiros e ambientais.

A oficina já foi realizada em outras localidades e as próximas serão em Valilândia, Santa Rita de Valilândia e Boi Novo.
De acordo com a Diretora Municipal de Meio Ambiente, Gleise Oliveira, o munícipe que tiver interesse em contribuir com a ação, pode doar o óleo usado na sede da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente que está funcionando como ponto de coleta.

Governo Valente promove Oficina de confecção de sabão com óleo reciclado 




Projeto Adote Uma Praça chega à comunidade de Queimada do Curral 

O Projeto Adote Uma Praça, implementado no ano passado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, chegou à Praça da Boa Hora da Queimada do Curral nesta terça-feira (18). O projeto que tem por objetivo preservar o verde e a manutenção da natureza na paisagem da cidade e dos povoados de Valente consiste em ornamentar as Praças através do reuso de pneus, garrafas pet e plantio de mudas nativas da região semiárida.

O processo de ornamentação é feito com envolvimento da comunidade local. De acordo com a secretária da pasta, Tanea Rios, a ideia é que a população, de forma voluntária, adote uma praça realizando a revitalização das que estão destruídas e cuide dos canteiros já existentes.

Segundo a Diretora de Meio Ambiente, Gleise Oliveira, as pessoas podem contribuir não só com a manutenção dos canteiros, mas também com a doação de mudas de plantas que tenham em seus quintais e que queiram doar para serem plantados nos canteiros.



Projeto Adote Uma Praça chega à comunidade de Queimada do Curral 



SMS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

USF de Santa Rita de Cássia realiza Dia D de vacinação contra Poliomielite

De uma forma inovadora, a USF de Santa Rita de Cássia realizou na quinta-feira (20), o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação para Atualização da Caderneta de crianças na faixa etária entre seis meses e cinco anos de idade incompletos que residem na sua área de abrangência.

E para alegrar o público mirin que, geralmente fica apreensivo quando ouve falar em vacina, a USF convidou a artista Keity Roberta para fazer pintura facial na equipe de vacinadores e nas crianças. A idéia tornou o momento mais dinâmico, descontraído e agradável.

A campanha que tem como tema, este ano, “Você é o Protetor do Seu Filho” acontece até dia 31 de agosto. Nesse período a vacina estará disponível no Centro Municipal de saúde, localizado em frente ao Fórum. Além disso, no intuito de atingir o maior número possível de crianças que fazem parte do público alvo e imunizá-las, todas as USFs de Valente, além de realizar o Dia D na sua comunidade sede, também percorrem as regiões vizinhas que fazem parte da sua área. 



USF de Santa Rita de Cássia realiza Dia D de vacinação contra Poliomielite 



 Primeiro Encontro do Bebê é realizado pela USF de Santa Rita de Cássia

A equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) de Santa Rita de Cássia realizou na quarta (19), o 1º Encontro do Bebê com gestantes e mamães de recém-nascidos, onde foram ministradas palestras sobre saúde bucal da criança, importância da amamentação, mitos e verdades sobre o aleitamento materno, imunização, campanha de vacinação contra Poliomielite e Multivacinação 2015.

A enfermeira coordenada da Unidade, Elika Carla, avaliou o evento como muito proveitoso, pois, foi um momento de diversão, conhecimento, troca de experiências e sorteio de brindes.



Primeiro Encontro do Bebê é realizado pela USF de Santa Rita de Cássia 



PSF de Tanquinho realiza atividade de Saúde Bucal na Creche Tia Amélia 

A Secretaria Municipal de Saúde por meio do PSF da comunidade de Tanquinho realizou no dia 19 de agosto uma atividade de saúde bucal na Creche Tia Amélia na comunidade de Cipó de Leite. A ação que integra o Programa Saúde na Escola teve como palestrante a odontóloga Juliana Novaes, que, conversou com os alunos sobre a importância do cuidado com os dentes. Após o bate papo e demonstrações, utilizando o escovódromo, de como as crianças devem escovas os dentes e melhorar a higiene bucal foi feita aplicação de flúor.

Para a enfermeira e coordenadora da Unidade de Tanquinho, Renata Brito, essa ação em parceria com as escolas é muito importante, principalmente para a equipe do PSF que conhece e acompanha a realidade de cada família da comunidade. “Nós acreditamos que não existe saúde sem sensibilizar, capacitar e orientar. Essas informações básicas sobre higiene que nós continuamos a disseminar nas escolas podem atuar positivamente na melhoria dos níveis de saúde de cada aluno e posteriormente de cada família”.

A atividade que tem a parceria da Secretaria de Educação contou também com  apoio da agente comunitária de saúde da microárea Josenilda Reis.



PSF de Tanquinho realiza atividade de Saúde Bucal na Creche Tia Amélia 



Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização será implantado nas salas de vacina

Vacinadores e digitadores responsáveis pelas salas de vacina da Secretaria Municipal de Saúde de Valente participaram na terça-feira (18), de um treinamento sobre SI-PNI – Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização, que será implementado em Valente nos próximos meses.

O SI-PNI é uma base de dados desenvolvida para possibilitar uma avaliação dinâmica do risco de surtos e epidemias, a partir do registro de vacinas aplicadas e da porcentagem da população imunizada. O registro é feito separando os imunizados por faixa etária, período de tempo e área geográfica, calculando também a cobertura vacinal. Através dele é possível também o controle de estoque de imunobiológicos (vacinas), o que vai otimizar o trabalho de quem a incumbência de programar sua aquisição e distribuição.

De acordo com a Diretora da Vigilância Epidemiológica, Andrea Simões, este sistema será implantado em todas as salas de vacina. “Após a implantação do SI-PNI o município terá controle nominal de todos os vacinados, possibilitando, assim, melhor controle dos imunizados no município. O sistema também possibilita a busca ativa dos faltosos, emitindo relatório de todas as pessoas que não retornaram para completar o esquema vacinal”, acrescentou a Diretora.



Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização será implantado nas salas de vacina 




SME - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Secretaria de Educação promove cursos do Programa Formação pela Escola 

A Secretaria Municipal de Educação de Valente, em parceria com o governo do estado e com o FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação realizou, entre 07 de Julho e 17 de Agosto, o Curso Competências Básicas do Programa Formação pela Escola (FPE), Programa Nacional de Formação Continuada à Distância, que tem como propósito contribuir para a melhoria da qualidade da gestão  e fortalecimento do controle social dos recursos públicos destinados à educação.

Segundo Daniela Souto M. S. Lima, tutora municipal do FPE, o curso teve a duração de 60h (8h presenciais e 52 h à distância). “Essa é uma ação inédita no município em que podemos perceber que só vem contribuir para a melhoria dos trabalhos. No primeiro encontro nós buscamos promover a integração dos participantes e socializar as orientações básicas referentes ao programa e ao ambiente virtual de aprendizagem em que os participantes estariam inseridos”.  Houve ainda socialização de informações sobre as políticas públicas, na área da educação, executadas pelo governo federal, o financiamento dessas políticas e o papel do FNDE no apoio a efetivação das mesmas.

Já o segundo encontro presencial que ocorreu na manhã do dia 17 de agosto, no auditório da prefeitura de Valente marcou o fim do curso Competências Básicas. Nesse encontro, os cursistas socializaram seus trabalhos finais tecendo críticas e abordando problemáticas apresentadas na execução dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE no nosso município, bem como apresentando possíveis encaminhamentos a serem realizados para que as políticas públicas da educação no município sejam efetivadas com sucesso.

O referido programa consiste na oferta de cursos de capacitação, em que os participantes (professores, coordenadores, equipe técnica, diretores)   conhecem os detalhes da execução das ações e programas da autarquia, como a concepção, as diretrizes, os principais objetivos, os agentes envolvidos, a operacionalização, a prestação de contas e os mecanismos de controle social. Com isso, busca-se estimular a participação da sociedade nessas ações.


Secretaria de Educação promove cursos do Programa Formação pela Escola 



Secretaria de Educação realiza Seminário de Pedagogia por Projeto

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer em parceria com o SENAR Bahia – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, realizou na manhã de terça, 18, no auditório da prefeitura, o Seminário de Pedagogia por Projeto do Programa Despertar. Um dos objetivos do encontro foi qualificar coordenadores e professores envolvidos no Programa Despertar no município com vista a desenvolver um melhor apoio às instituições escolares bem como a comunidade em geral.

Secretaria de Educação realiza Seminário de Pedagogia por Projeto 


Secretaria Municipal de Educação realiza encontro participativo para realização das Feiras de Ciências e Matemática

Após instituir a Supervisão Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais e compor uma equipe pedagógica para as diversas áreas, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer resolve realizar o planejamento participativo de projetos para o segundo semestre de 2015. Sendo assim a secretaria realizou na noite de terça, 18, na Casa da Cultura o 1º Encontro de Construção Colaborativa com o objetivo de discutir propostas e planejar a Iª Feira Municipal de Ciências e IIIª Feira Municipal de Matemática de forma participativa.

A reunião foi conduzida por Virgínia Araújo, Supervisora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais e por Adaltro Araújo, Coordenador Pedagógico de Ciências, que por sua vez apresentou para os participantes, conceitos, princípios, tipologias, objetivos e algumas ideias de Feira, tendo a participação das escolas municipais de Ensino Fundamental Anos Finais, escolas estaduais, EFA Valente, Escola Minha Infância e Moderna Integrada, além da equipe da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais da Secretaria.

Na oportunidade, foi decidida a data de 22 de outubro para ocorrer a Iª Feira Municipal de Ciências e IIIª Feira Municipal de Matemática, e que as escolas que quiserem participar da Feira Estadual poderão se inscrever com o apoio da equipe pedagógica para preparação do projeto para apresentação. Além disto, criou-se a Coordenação Geral das feiras, composta por um representante de cada escola e representantes da Secretaria.

“Ao longo de anos de vivência nas escolas de Ensino Fundamental Anos Finais, costumávamos dizer que os projetos pedagógicos são muitas vezes impostos pela Secretaria M. de Educação para as escolas, sem uma prévia discussão. A partir desta preocupação, a equipe de Supervisão e Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais, está tentando assumir uma nova postura em todas as áreas, com o intuito de escutar os professores e construir, de forma colaborativa, os projetos pedagógicos que poderão influenciar positivamente na melhoria do ensino e da aprendizagem. São os professores que estão diretamente ligados aos alunos que precisam junto com a Secretaria pensar as estratégias necessárias para dinamizar a prática pedagógica nas escolas públicas”, ressalta Virgínia Araújo.



Secretaria Municipal de Educação realiza encontro participativo para realização das Feiras de Ciências e Matemática 



Secretaria de Educação abraça projeto de Gibiteca na Escola Aurelina Lopes

Os alunos da Escola Municipal Aurelina Lopes de Oliveira do bairron Minação, juntamente com a professora Geângela Silva e a gestora Jadna de Oliveira visitaram a secretária de Educação Carlília de Cássia na manhã do dia 19 de agosto no intuito de solicitar apoio para a montagem de uma gibiteca (biblioteca de gibis) na escola.

Os alunos se sentiram muito a vontade ao entregarem uma carta de solicitação assinada por eles e sentarem em uma roda de conversa com a secretária Carlília para exporem seus anseios por um espaço de leitura na escola Aurelina Lopes. 

A secretária se mostrou feliz e sensibilizada em ver o interesse das crianças em expandir seus horizontes através da leitura. “Toda ação que venha despertar o interesse pela leitura, nós temos o dever de abraçar e dar todo apoio. E o gibi tem uma linguagem prática e colorida, isso vai chamar ainda mais a atenção da criança e enriquecer sua criatividade”.
Na oportunidade, como incentivo, a secretária presenteou os alunos com gibis para que eles possam dar início ao seu grande projeto de leitura, a gibiteca.



Secretaria de Educação abraça projeto de Gibiteca na Escola Aurelina Lopes 


GOVERNO VALENTE
NOSSA TERRA É A GENTE QUE FAZ
PREFEITO ISMAEL FERREIRA