sábado, 15 de agosto de 2015

TUDO SOBRE O ANIVERSÁRIO DE 57 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DO MUNICÍPIO. MUDAS DE PLANTAS QUE AUXILIAM NO COMBATE AO AEDES AEGIPTY SÃO DISTRIBUÍDAS PELA SEMAGRI


Com o tema “Desvendando o Nordeste”, Governo Valente realiza VII Semana de Cultura e comemoração dos 57 anos de Valente

As manifestações culturais do nordeste se fizeram presentes na VII Semana da Cultura de Valente e comemorações dos 57 anos de Valente que esse ano trouxe como tema “Desvendando o Nordeste Brasileiro”. Com belíssimas apresentações de teatro e dança, os alunos da rede pública de ensino e adolescentes do NUCA – Núcleo de Cidadania dos Adolescentes fizeram a abertura oficial do evento na tarde de sexta, 07 de agosto no auditório da Casa da Cultura, as atividades comemorativas ocorreram até quarta-feira, dia 12, dia do aniversário da cidade. Na manhã de sábado, dia 08, dando seqüência às atividades, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer realizou através da Diretoria de Esporte o 1º Circuito Municipal de Corrida Intercolegial de Valente na Praça Nemésio Martins. Atletas de 08 a 17 anos de escolas municipais e particulares participaram com garra, dessa primeira etapa do circuito que homenageou o professor e desportista - Dió.

Na noite do sábado, foi promovida na Praça da Seresta uma noite de Cantoria com os músicos valentenses: Arlece Freire e Joival, Vinícius Cladu, Arivelton e Tytta Ferreira que com um excelente repertório composto por boas músicas alegrou o público presente. Já na noite de domingo, a comunidade Valentense prestigiou em frente ao Memorial Municipal Lídio Mota apresentações culturais com os grupos “Sambadores” de Santa Rita de Cássia, Grupo de Reisado da Ladeira e do repentista Lavandeira.  Durante a sétima semana de cultura, histórias da cidade de Valente foram contadas para alunos de forma dinâmica e descontraída na Sala Futura e Biblioteca Infantil do Centro Cultural.
Em comemoração ao Dia do Estudante, na noite de segunda-feira (10), a Prefeitura Municipal de Valente por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer promoveu no Clube Social Umburana, um grandioso desfile para escolha da Miss e Mister Estudantil da rede pública de ensino 2015. O evento que também fez parte da VII Semana de Cultura de Valente reuniu grande público e envolveu 08 escolas do município, cada uma com um casal de alunos. O título de Miss Estudantil, eleita pelos jurados, ficou para Áquila de Lima Cunha, estudante do Colégio César Borges, e o título de Mister, para Marcos Pedro Carmo dos Santos do CECOV, cada um recebeu um Tablet de premiação. O segundo e terceiro lugares também foram premiados e todos os candidatos receberam brindes. O desfile contou também com a participação de convidados como a representante do EJA Valente - Larissa Araújo, a representante de Valente no Miss Coité – Taíssia Araújo, a Miss Bahia Juvenil, a valentense Yasmin Guimarães, o Peão da Vaquejada de Serrinha 2015, o valentense Renato Jr e o Mister Coité 2014 - André Gonçalves. O peão e o Mister também compuseram o corpo de jurados juntamente com a Médica Drª Luciene Lopes, a fotógrafa Marina Macedo e Dr. Bernardo Jr. Após o desfile a continuidade da animação da noite ficou por conta do DJ Dija.

Na VII Semana da Cultura de Valente teve de tudo um pouco. Uma verdadeira mistura de culturas e tradições fez o evento mais bonito e grandioso. Na noite de terça, 11 de agosto, com apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Apoio aos Trabalhadores Rurais (FATRES) aconteceu na Casa da Cultura, o lançamento do livro “SERTANIAS” do escritor valentense Miguel Almir. Logo após, Encontro Cultural com apresentações Musicais das bandas Pagossamba, Abrigo Central e Os Miseravões, foi proporcionada aos valentenses na Praça da Jazida, onde o público pôde prestigiar também a dança cultural realizada pelos alunos da Escola Estefânio Simões Dias da comunidade de Tanquinho.

Na manhã do dia 12, as comemorações começaram com alvorada às 05 da manhã, e, às 10h, missa em homenagem ao aniversário de 57 anos de emancipação político-administrativa de Valente, celebrada na Igreja Católica Matriz pelo Pe. Aroldo Carmeiro. Na missa foram apresentados alguns dos avanços que o município tem conquistado nos últimos anos, a exemplo da valorização e fomento à Agricultura Familiar, bem como os Programas desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Ainda durante a Missa que teve a presença do prefeito Ismael Ferreira e o vice Eduardo Cedraz, secretários do Governo Valente, vereadores e vereadora Leninha, líderes políticos e religiosos e comunidade local, a escola comunitária de música – Denilson Cruz Silva, homenageou a cidade tocando orquestrado os parabéns para Valente.

E para encerrar as comemorações, representando as principais riquezas do Nordeste, foi realizado desfile Cívico pelas principais ruas da cidade com participação das escolas. Criatividade, beleza e muita descontração marcaram o evento. Durante a culminância do Desfile Cívico, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente juntamente com a coordenação do projeto Despertar, realizaram a distribuição de 200 repelentes caseiros contra o mosquito transmissor da dengue e chikungunya e de mudas da planta Crotalária, considerada uma arma contra o mosquito transmissor, pois, atrai libélulas, que, assim o Aedes Aegipty põe seus ovos em água limpa e parada, e se alimentam do mosquito e das larvas.



Com o tema “Desvendando o Nordeste”, Governo Valente realiza VII Semana de Cultura e comemoração dos 57 anos de Valente 




Secretaria de Educação e SENAR realiza entrega de kits aos Agentes Despertar

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, através da coordenação do Programa Despertar e SENAR, (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural)realizou na manhã do dia 07 de agosto no auditório da prefeitura, a entrega de kits (bolsa, cantil para água, camiseta e estojo) para os agentes do programa no município. Com uma temática voltada para a educação ambiental, o Despertar atua nas escolas municipais através do ensino e prática no campo. O programa é desenvolvido em 10 escolas do município com alunos do fundamental I e II.

“Não temos dúvida de que o programa é mais uma possibilidade de melhorar ainda mais a  educação do município e contribuir para a formação profissional dos professores, além de auxiliar no processo de aprendizagem das crianças e adolescentes em relação a convivência com o meio ambiente”, destacou o prefeito Ismael que esteve presente ajudando na entrega dos kits.

De acordo com as coordenadoras do programa Daiane e Jacicleide, espera-se que o Agente Despertar desenvolva um trabalho em equipe sendo uma pessoa responsável que saiba dividir as tarefas e solicite ajuda dos demais colegas formando uma corrente em defesa do Meio Ambiente.

O Despertar faz parte do Senar Bahia e desde então tem contribuído para a formação de uma nova consciência ambiental nas crianças da zona rural, introduzindo nas salas de aula conceitos como preservação do meio ambiente, ética e cidadania, trabalho e consumo.




Secretaria de Educação e SENAR realiza entrega de kits aos Agentes Despertar 





Representando as principais riquezas do Nordeste, desfile Cívico encerra VII Semana da Cultura de Valente 

Criatividade, beleza e muita descontração marcaram o desfile cívico das escolas na tarde de quarta feira, 12 de agosto. O desfile que encerrou a VII Semana de Cultura do município e celebrou os 57 anos da cidade de Valente, trabalhou o tema “Desvendando o Nordeste” e passou pelas principais ruas de Valente encantando a todos que assistiam. Com apoio da prefeitura de Valente através da Secretaria Municipal de Educação, cada escola se organizou, se caracterizou e trouxe em suas alas a representação dos estados do nordeste. Riquezas, cultura, costumes e economia.

Após colorir e embelezar as ruas da cidade os participantes do desfile se concentraram na Praça do Forródromo onde houve apresentação das Fanfarras e Bandas municipais das cidades de Valente, Várzea da Roça, Capim Grosso, Nordestina e Peixe. A secretária de Educação Carlília de Cássia fez questão de agradecer e parabenizar toda equipe que fez o evento acontecer.

Na oportunidade, o prefeito Ismael Ferreira enfatizou que o município tem muito o que comemorar. “São 57 anos de desafios mas também de muitas conquistas. A cada dia sentimos mais orgulho de sermos valentenses pois nosso município tem sido destaque na região por suas lutas, cultura e saberes. Gostaria de parabenizar mais uma vez a todos que abrilhantaram esse evento e sobretudo a todos os valentenses que vem fazendo a nossa cidade cada vez  melhor”.

Além das escolas, estiveram presentes no desfile o prefeito Ismael Ferreira, os secretários Carlília de Cássia, Rodrigo Carneiro, Érica Simões, a vereadora Leninha, a miss estudantil Áquila de Lima Cunha, do Colégio César Borges e comunidade local. O desfile finalizou a VII Semana da Cultura de Valente que aconteceu entre os dias 07 e 12 de agosto com uma programação bem diversificada. Houve exposição de vídeos e contação de história na Sala Futura, Visitação ao Memorial, Circuito de Corrida, roda de conversa sobre cultura, Noite Cultural e Manifestações Culturais.




Representando as principais riquezas do Nordeste, desfile Cívico encerra VII Semana da Cultura de Valente 




Mudas de crotalária são distribuídas durante VII Semana de Cultura

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente juntamente com o projeto Despertar que é coordenado pela Secretaria de Educação, realizaram na Praça do Forródromo, na tarde de quarta, 12 de agosto, simultâneo à culminância do Desfile Cívico de encerramento da VII Semana da Cultura, a distribuição de 200 repelentes caseiros contra o mosquito transmissor da dengue e chikungunya e de mudas da planta Crotalária, considerada uma arma contra o mosquito transmissor, pois, atrai libélulas, que, assim o Aedes Aegipty põe seus ovos em água limpa e parada, e se alimentam do mosquito e das larvas.

De acordo com a Diretora Municipal de Meio Ambiente, Gleise Oliveira, a secretaria recebeu cerca de 2.000 mudas e as que sobraram serão plantadas nas praças, pois, essa planta pode ser cultivada em qualquer parte da cidade e quem tiver interesse pode adquirir as sementes na Secretaria de Agricultura e Meio ambiente, localizada à Rua Otávio Mangabeira, nº 212 – Centro.



Mudas de crotalária são distribuídas durante VII Semana de Cultura 




GOVERNO VALENTE
NOSSA TERRA É A GENTE QUE FAZ
PREFEITO ISMAEL FERREIRA

MAIS NOTÍCIAS EM: 
Site: www.valente.ba.gov.br
Facebook: Prefeitura Municipal de Valente