terça-feira, 30 de junho de 2015

PARCERIA DO GOVERNO VALENTE COM O CONSISAL E SINTRAF FORTALECE HOMEM DO CAMPO E AGRICULTURA FAMILIAR


Prefeitura e CONSISAL realizam reunião com beneficiários do Segunda Água

A prefeitura municipal de Valente através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente realizou na manhã de segunda, 29, uma reunião com os beneficiários do Projeto Segunda Água (kit 1 e 2) na Casa da Cultura. Um dos objetivos do encontro foi alinhar informações sobre o referido projeto, bem como, esclarecer dúvidas dos beneficiários e sensibilizá-los para o compromisso junto ao projeto.

O coordenador do Segunda Água Silvanei Araújo, conversou com os participantes sobre os kits e de que forma cada um pode contribuir  para que o projeto cresça e proporcione a cada agricultor uma melhor forma de vida no campo.

O prefeito Ismael Ferreira, que esteve presente no encontro, ressaltou a importância do projeto para o fortalecimento da Agricultura Familiar do município, da geração de emprego e renda e do desenvolvimento sócio ambiental de maneira sustentável dos agricultores familiares do município.

Já a secretária de Agricultura Tânea Rios pontuou que é de suma importância que os beneficiários participem dos encontros, tirem suas dúvidas e abracem com carinho o projeto já que será através dele que muitas famílias potencializarão suas atividades econômicas no meio rural.

Além dos beneficiários, a vereadora Leninha, a equipe de campo do CONSISAL – Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal estiveram presentes na reunião.   

A proposta do projeto é possibilitar o desenvolvimento econômico, social e ambiental de maneira sustentável dos agricultores familiares através da implementação de tecnologias sociais de captação e armazenamento de água da chuva. Em Valente 200 famílias serão beneficiadas com os kits, sendo o kit 01 composto por galinheiro estruturado com ração e 200 pintos para cada família, cisterna com capacidade para 52 mil litros de água, horta, banco de forragem e limpeza de aguadas e o kit 2 é composto de hortas e construção de barreiros.



Prefeitura e CONSISAL realizam reunião com beneficiários do Segunda Água 



Prefeitura e SINTRAF em parceria com o MDA realizam mutirão de documentação

Prefeitura Municipal de Valente e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) estão realizando um mutirão de documentação da mulher trabalhadora Rural de 30 de junho a 03 de julho na sede do Sindicato, o atendimento acontecerá inclusive na quinta-feira, feriado.
Mesmo a prioridade sendo para as mulheres, homens trabalhadores rurais também podem fazer ou trocar seus documentos. O atendimento será por ordem de chegada e acontecerá das 08 às 17 horas.

A estimativa é atender 180 pessoas por dia. Os agricultores poderão trocar ou emitir RG e CPF, para RG é necessário levar fotos 3x4. As pessoas interessadas deverão apresentar xerox e documento original da certidão de Nascimento ou casamento e em caso de segunda via, o documento antigo. Para as pessoas que tem mais de 18 anos e que vão fazer o CPF, devem apresentar o título de eleitor. Viúvos e viúvas devem levar a original e xerox da certidão de óbito.

Além da emissão e troca de documentos, o mutirão também está disponibilizando uma técnica do INSS para auxiliar nos processos de aposentadoria, pensão e salário maternidade. O prazo para entrega dos RGs é de 30 dias, já o CPF é imediato.


Prefeitura e SINTRAF em parceria com o MDA realizam mutirão de documentação 




CONSEA de Valente realiza 1ª Conferência Municipal e elege delegados para a Territorial

O Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Valente (CONSEA) realizou na segunda-feira (29), a sua 1ª Conferência Municipal cujo lema foi “Comida de Verdade no Campo e na Cidade”.

O evento que aconteceu no auditório do SINTRAF contou com a participação da presidente do COMSEA, Juvanda Gomes e conselheiros, membros da sociedade civil organizada, poder público e agricultores que em grupo levantaram as propostas que serão levadas para a Conferência Territorial que acontecerá nos dias 14 e 15 de Julho em Conceição do Coité, na oportunidade, foram eleitos os delegados que representarão a cidade de Valente.

As propostas levantadas, apresentadas e votadas apontaram os avanços, entraves e deliberações entre ações e iniciativas para se atingir as metas de erradicação da extrema pobreza no país através das esferas municipal, estadual e federal.

Para o prefeito Ismael Ferreira, a realização desta conferencia foi de suma importância, visto que a produção agrícola tem sido cada vez mais valorizada, “isso já é um grande avanço e nós precisamos avançar cada vez mais”.

Os trabalhos que giraram em torno de três eixos temáticos, foram conduzidos por Eliana, representante da FETRAF no CONSEA de Conceição do Coité. Além do prefeito Ismael Ferreira, o seu secretariado, o chefe de gabinete, Murilo Correia, a Nutricionista do setor da Merenda Escolar do Município, Verena Monteiro e a vereadora Leninha também estiveram presentes.  

CONSEA de Valente realiza 1ª Conferência Municipal e elege delegados para a Territorial