sábado, 27 de junho de 2015

AFETADOS POR ZIKA VÍRUS PODE TER DOENÇA AGRAVADA COM SÍNDROME PARALISANTE


Na região do sisal, Serrinha e Monte Santo já registram pelo menos um caso. Em todo o estado já são 27 notificações.

A doença, em teoria, acomete os portadores -ou os que recentemente foram acometidos- do zika vírus, transmitida pelo mesmo mosquito que provoca a dengue e a chinkugunya, o aedes aegypti.

Este ano, foram registrados no estado 27 casos da Síndrome Guillain-Barré — apenas um paciente não apresentou antes os sintomas do Zika Vírus. Os pacientes apresentam dores e fraquezas nas pernas de forma ascendente, que podem provocar paralisia nos músculos respiratórios.

Salvador apresenta o maior número de casos: 10.  Valença tem dois casos. Alcobaça, Camaçari, Camamu, Cândido Sales, Ibicuí, Irará, Itabuna, Itajuípe, Monte Santo, Mutuípe e Serrinha tiveram uma ocorrência cada. De quatro pacientes não há informação de onde residem. Duas pessoas seguem internadas no Hospital Couto Maia. Não há dados relativos a 2014. A doença não tinha de notificação compulsória. 

Mais do que nunca temos que entrar na guerra contra o mosquito transmissor da dengue, da chikungunya, do zika vírus e, agora, da síndrome da paralisia.