sexta-feira, 6 de setembro de 2013

REFORMA ELEITORAL: FIM DA REELEIÇÃO É APROVADO EM COMISSÃO DA CÂMARA


O fim da reeleição para Presidente, Governador e Prefeito foi aprovado por uma comissão especial da câmara dos deputados.

A comissão estudará ainda limite de mandatos para senadores, deputados e vereadores, além do fim de coligações e da duração dos mandatos.

O fim da reeleição, como aprovado na comissão, se daria a partir de 2018, quando teríamos eleição unificada, ou seja, elegeríamos numa mesma eleição, desde o vereador até o presidente da república.

Pela proposta, os prefeitos eleitos (ou reeleitos) em 2016, cumpririam um mandato de apenas dois anos, invés dos tradicionais quatro.

Poderia-se também a proposta valer apenas para 2020, mas daí quem cumpriria mandato de apenas dois anos seriam os governadores eleitos em 2018, portanto, 'melhor 'sobrar' para prefeitos do que para governadores', brincou um deputado federal da Bahia. 

A proposta faz parte da reforma política a anos esperada pelo povo brasileiro, mas deve passar por emendas quando apresentada aos plenários do congresso, e podem sofrer poucas ou muitas alterações.

Quando se trata de Brasília, tudo e qualquer coisa é uma grande incógnita.