segunda-feira, 2 de setembro de 2013

ISMAEL É PREMIADO COMO UM DOS 17 BRASILEIROS QUE PODEM AJUDAR A MELHORAR O PLANETA


No total, 256 pessoas em todo o mundo foram apresentados pela Fundação Schwab - uma fundação suíça bastante conceituada -,  como líderes que podem ajudar a melhorar o planeta.

Por conta de suas ações enquanto Diretor Executivo da APAEB, o atual prefeito de Valente, Ismael Ferreira, que já havia sido apresentado ao mundo em 2009 como um dos 65 homens que poderiam ajudar a melhorar o planeta terra, volta em 2013 a aparecer na lista dos grandes empreendedores sociais do mundo com papel fundamental na melhoria da qualidade de vida dos brasileiros, com ações que podem (e devem) ser copiadas pelo resto do mundo.

No Brasil, o prefeito de Valente aparece no topo de 17 nomes que podem contribuir efetivamente por um planeta melhor. A lista é formada com Empreendedores Sociais que buscaram alternativas de convivência com as realidades de cada região, e Ismael aparece através da luta travada em prol dos pequenos produtores rurais de Valente, exemplo copiado em vários países do mundo.

A história do pequeno município de Valente (com cerca de 27 mil habitantes) pode se resumir em duas 'eras': A antes, e a depois da APAEB - Associação dos Pequenos Agricultores do Estado da Bahia. 

Fundada em 1980, a APAEB mudou a realidade do sertanejo da região sisaleira do estado da Bahia, e através da associação e de seu Diretor Executivo, hoje prefeito de Valente, Ismael Ferreira, buscou as melhorias necessárias junto ao Governo Federal, a exemplo do preço mínimo do sisal.

A APAEB resistiu ao tempo, aos adversários políticos e principalmente a crise financeira mundial, e continua de pé, para desespero dos que são contra ela.

O trabalho de Ismael Ferreira, enquanto diretor da APAEB, foi o que determinou a aparição do empreendedor social nas duas listas (2009 e 2013) da Fundação Schwab.

Se as ações dos 256 líderes e empreendedores sociais de todo o mundo que aparecem na lista (destes, 17 brasileiros, sendo 2 baianos, e um destes o prefeito Ismael) fossem copiadas por mais países (além dos que já copiaram), teríamos um mundo melhor, com menos desigualdade social.

A reportagem foi reproduzida pelo maior jornal impresso do Norte-Nordeste do país, o Jornal A Tarde.

O mundo tem jeito sim. E são pessoas como o atual prefeito de Valente que podem e estão fazendo a diferença, dando exemplos de como mudar e melhorar o planeta.


Prefeito de Valente Ismael Ferreira
2009 e 2013: Na lista dos grandes empreendedores sociais que podem contribuir efetivamente por um planeta melhor, segundo a conceituada Fundação Schwab, da Europa.