quinta-feira, 12 de setembro de 2013

PREFEITO ISMAEL NA SESSÃO DA CÂMARA - PARTE II: NERVOSO, VEREADOR EMINHO REVELA 'ESQUEMA' NA GESTÃO DO EX-PREFEITO CASSADO


Quando da sua participação, na sessão da câmara de vereadores da última quarta-feira, o prefeito Ismael Ferreira (PT) rebateu algumas mentiras contadas por dois dos vereadores de oposição, mas também fez um breve balanço destes 8 meses de gestão a frente da administração pública. Destacaremos algumas delas a seguir.

Antes, é importante destacar a afirmação do vereador Vado (PP), que disse para seus pares, para a sociedade presente no plenário da câmara e para toda a cidade que ouviu a sessão através da transmissão de rádios, de que na administração do ex-prefeito cassado Ubaldino Amaral, não se fazia licitação para tudo.

A realização de licitações é lei e seu descumprimento pode acarretar improbidade administrativa. Tudo que se é comprado por uma prefeitura, por um governo, tem de ser via licitação, mesmo um alfinete ou uma caixa de fósforos para a queima de fogos de artifício.

Mas, se na administração da qual fez parte o vereador, não se comprava tudo via licitação, como era feito o processo de compra? Como era contabilizado o dinheiro? Existiria um caixa dois? Com a palavra, o vereador.

Mas, voltando à parte principal, o prefeito Ismael Ferreira falou um pouco das ações de cada secretaria e apresentou números jamais vistos na história de Valente.

Junto a Secretaria de Infra-Estrutura, por exemplo, além das limpezas de mais de 100 represas em todo o município, renovação de fiação de redes elétricas em mais de 100 ruas na sede e nos povoados e implantação de um aterro sanitário dentro das normas ambientais, dentre outros, quase 800 quilômetros de estradas foram recuperadas e para isto e mais o programa de infra-estrutura nos bairros (mutirão nos bairros), mais de 1.000 caçambas de areia foram utilizadas e outras mais de 500 caçambas de entulhos foram retirados.

“É só comparar estes números e outras ações. Hoje as máquinas chegam e vão direto para o trabalho, são inauguradas trabalhando. Não ficam de enfeites em cima de praças públicas.” – Afirmou Ismael.


Ainda através da secretaria de infra-estrutura, obras e serviços, sob a titularidade do ex-vereador Cézar Rios, mais de 2.300 metros de redes de esgoto já foram feitos e até o final do ano 42.000 metros de pavimentação serão concluídos.

“Tem muito mais já realizado e muito mais ainda a ser feito. Se isto não é trabalhar, precisamos mudar o significado no dicionário.” – Disse Cézar Rios.

“Nunca vi nenhum prefeito trabalhar tanto num primeiro ano de gestão como vem trabalhando o prefeito Ismael.” – Completou o titular da SEINFRA.

Em relação à saúde, o prefeito Ismael admitiu que ainda falta muito, mas muito também já se foi feito.

“A lei diz que o governo tem que aplicar pelo menos 15% do seu orçamento na saúde. Fomos além, e até agosto já se foi investido no setor mais que o dobro da obrigação. E não vai parar por aí. Buscaremos sempre melhorar a saúde em nosso município.” – Afirmou o prefeito Ismael.

“Cobram tanto hoje uma máquina de Raio-x nova. Valente precisa e vai ter. Mas, é irônico a cobrança partir justamente de vereadores ligado a administração responsável pela interdição da máquina. Trabalharemos para até o final do ano, ou seja, em até 12 meses de governo, adquirir a máquina que Valente espera a 12 anos.” – Disse Ismael, rebatendo cobrança de um dos vereadores oposicionistas.

Para Jô Gordiano, secretária de saúde, o setor jamais recebeu tamanha atenção de um governo quanto vem recebendo da gestão do prefeito Ismael.

“Gente, é só comparar os números. Até agosto já realizamos aproximadamente 30.000 atendimentos, o que dá uma média de 125 atendimentos por dia, de domingo a domingo. Então, como disse Ismael, não vai parar por aqui não, estamos diariamente trabalhando para melhorar cada vez mais a saúde em Valente” – Disse ‘Tia’ Jô.

Na Secretaria de Ação Social, segundo o prefeito Ismael, a ordem é para atender o povo.

“Se a pessoa procura a secretaria é por que está necessitando, então, a orientação é para que sejam atendidos. Até o presente momento, na secretaria, já foram distribuídas quase 1.500 cestas básicas, foram 1.500 famílias carentes atendidas até aqui, outras 1.000 famílias carentes da zona rural também foram beneficiadas, através do Bolsa Estiagem. E o trabalho não deve parar. Sequer pausar, enquanto ainda existir a necessidade.” – Disse Ismael.


O prefeito Ismael, que também é vice-presidente do CONSISAL, anunciou que o consórcio reúne mais de 70 milhões de Reais em projetos para os municípios da região do sisal e que Valente também será beneficiado.

“O CONSISAL já existia no passado, mas só por que foi idealizado por pessoas nascidas dos movimentos sociais, como nós do PT, muitos prefeitos de direita se recusavam a participar. Foi o caso de Valente, que perdeu muito com isso.” – Relatou o prefeito.

Segundo Ismael, outros R$ 40 milhões de Reais estão habilitados em projetos junto aos governos estadual e federal.

“Estaremos sempre em busca de recursos. Existiam, por exemplo, recursos disponíveis para nossa cidade desde 2007, mas por conta do município ter estado sujo junto ao CAUC (Cadastro Único de Convênio), estes recursos ficaram travados. Mas, nós já regularizamos a situação fiscal da prefeitura e buscaremos estes e tantos outros convênios para Valente.” – Informou Ismael.

A vereadora Leninha, líder do PT na câmara, disse que a ida do prefeito Ismael à câmara é importante para a necessária boa relação entre os poderes, e mais que isto, a necessária boa relação entre o gestor público e os responsáveis por fiscalizá-lo, no caso os vereadores. A vereadora também falou um pouco sobre as secretarias do governo.

“Hoje, a relação do prefeito com os vereadores, seja situação, seja oposição, é claramente diferente de a pouco mais de um ano atrás, por exemplo. Não existia diálogo entre o prefeito e os vereadores de oposição. Portanto, parabenizo o prefeito Ismael e a sua coragem de vir aqui responder as cobranças e apresentar o balanço de sua gestão a toda a comunidade.” – Disse Leninha, que também parabenizou as secretarias pelo que já se foi realizado até aqui.


“Quando vimos uma secretaria de educação realizar duas jornadas pedagógicas num mesmo ano? A atual secretária de educação, ao ter feito isto, valorizou o professor, o estudante e a educação. No setor de saúde, os números são de uma positividade histórica: aproximadamente 3.000 atendimentos médicos realizados em cada um dos postos de saúde de nossos dois principais distritos: Valilândia e Santa Rita de Cássia. A secretaria de Ação Social não fechará em dezembro para abrir apenas em fevereiro, como acontecia. Tenho certeza disto. .” – Concluiu a única parlamentar mulher da câmara de vereadores de Valente.

Prefeito Ismael Ferreira (PT)