quinta-feira, 5 de setembro de 2013

PREFEITO ASSIS DE COITÉ: DECEPCIONADO COM O 'SISTEMA'


Um homem alquebrado. Quase trêmulo. Olhos tendenciosos a marejar. Semblante de profundo cansaço. Um cidadão indignado. Uma decepção estonteante de ser ludibriado. Uma vontade relâmpago de abandonar tudo, comum a todos os homens sérios. A desesperança de um Brasil político sem solução moral. A crise chegando pela negação de um conjunto de valores nacionais… A corrupção infiltrada em todos os setores da governabilidade… Um caráter monolítico. A firmeza de continuar a sua missão. A ética como bandeira. Um político consciente. A voz altiva e corajosa. A perspectiva saudável da visão de honestidade.
Desse modo poderia ser definido o prefeito Assis na sua última reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. Inconformado com as propostas diárias de suborno, de conchaves e ofertas indecentes, de licitações fraudulentas, de manipulação da ordem cívica, da não devoção ao interesse público.
Retroajo às críticas infames de alguns setores da oposição política local. Que querem que “o mar pegue fogo para comer peixe assado”. São críticas infundadas nas redes sociais e nos diálogos corpo a corpo, boca a boca, mas que sobem massivamente à nossa cabeça fazendo duvidar do caráter integro do prefeito Assis. Sobrevivente até agora (que persista!) do mar de lama da corrupção, Assis se vê encurralado com tantos desmandos encontrados na prefeitura de Coité, vícios financeiros condenáveis, abusos de duplicidades de aposentadorias, além de manobras externas por profissionais na área de licitação.
A dúvida se robustece na decisão altaneira de não deixar faltar merenda escolar. “Como deixar os pequeninos estudantes com fome?” Não sei mais como é essa questão das licitações, agora tão sofisticada de leis. Mas voltando ao tempo dessa inicial corrupção crescente, ampliou-se o crime quando grupos econômicos se entendiam e combinavam a preferência do resultado.
Muito aconteceu com as empreiteiras. Uma dava um valor muito baixo, outra oferecia um valor muito alto e ante a oferta tão diminuta as demais não concorriam. Depois, a do valor maior impugnava a de valor menor por uma falta documental já prevista no combinado. Tudo inteiramente oficial. Ficava a do valor maior e a diferença era distribuída entre as empreiteiras concorrentes. O preço que deveria ser o menor – ganhava o maior! Um roubo oficial! Golpe de mestre! Tudo dentro da lei!
Assis está coberto de razão. A corrupção está como enraizada na nossa cultura. Mas preferiu continuar lutando, vencendo desafios, e seu maior temor é ter de descredenciar entre os 86 aposentados da prefeitura, aqueles que também estão aposentados pelo INSS. O Ministério Público já o notificou. Assis vai resolver. É um homem sério. 
Que Deus possa livrar da corrupção prefeitos sérios como Assis em todo o país e que as práticas de antecessores como os que Assis teve, não continuem.
Reportagem de Roberto Lopes