quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

PRESENTE DE NATAL: CHUVAS EM VALENTE FIZERAM A ALEGRIA DE COMUNIDADES RURAIS


As chuvas que caíram em todo o município de Valente na madrugada de segunda (23) trouxeram esperança para o povo valentense, em especial aos que vivem na zona rural da cidade.

A estiagem de chuvas deu uma trégua depois de ser considerada a pior em mais de 50 anos e em algumas comunidades as represas capturaram água suficiente para consumo humano e animal até o segundo semestre de 2014, pelo menos.

Para o prefeito Ismael Ferreira (PT) valeu todo o esforço feito no sentido de recuperação e limpeza de aguadas nos quatro cantos do município.

"Diziam que não valeria a pena, que a chuva não viria, que não se devia gastar tempo e dinheiro em limpeza de tanques e represas, que não era a época e etc, mas, nós do Governo Valente pagamos pra ver, e com a ajuda de Deus, agora todos podemos ver que era sim o tempo, que não deveríamos sequer pensar diferente, que o momento para recuperação e limpeza destas aguadas era este sim." - Afirmou Ismael, que completou:

"Estou muito feliz e agradecido a Deus. Não existe recompensa melhor do que ver a alegria no olhar e no sorriso de cada um e cada uma valentense, em especial os moradores das comunidades rurais, que tanto esperaram por chuva, e assim como nós, sempre acreditaram que ela estaria vindo, e que deveríamos ir adiantando a nossa parte (recuperação e limpeza de aguadas em todo o município), que logo logo Deus, como sempre, faria a sua (parte)." - Completou o prefeito Ismael.

Em algumas comunidades choveu quase 150 milímetros, em outras um pouco menos, mas choveu em todo o município, e isto amenizará significadamente o sofrimento que o povo de Valente tem enfrentado por conta da seca, em especial pela falta de água e comida para os pequenos rebanhos.

Na terça-feira (24) o prefeito Ismael, acompanhado do secretário de infraestrutura Cézar Rios visitaram cerca de 40 aguadas que receberam as águas da chuva de domingo.

"O Governo Valente já fez a recuperação e limpeza de aproximadamente 400 aguadas em todo o território, nos quatro cantos do município, não deu para visitarmos todas, visitamos as maiores, mas os telefones não pararam um só minuto desde os primeiros momentos de segunda com boas notícias de que aqui e ali, esta ou aquela represa ou tanque encheu ou transbordou. Valeu muito todo o trabalho realizado, afinal de contas, não adianta fazer e não cuidar." - Disse Cézar Rios.

CHUVA NA SEDE

As mesmas chuvas de domingo que tanto alegraram as comunidades rurais, provocaram alguns transtornos na sede do município. Cerca de 14 ruas em toda a sede registraram problemas, a grande parte por erosões, uma vez de não contarem com pavimentação. Outras duas ruas (pavimentadas) nos bairros Antonio Lopes e Dionísio Mota, sofreram com alagamento e os moradores praticamente passaram a madrugada tirando água e lama de dentro de suas casas: "Um problema de 30 anos" - Disse um morador.

Para amenizar os estragos ocorridos em decorrência das chuvas na sede no município, as máquinas da prefeitura começaram a trabalhar já nas primeiras horas de segunda-feira. O trabalho intensivo com caçambas, pás-carregadeiras e caminhões-pipa foi pessoalmente acompanhado e supervisionado pelo secretário de infraestrutura Cézar Rios, que passou ainda todo o restante de segunda-feira visitando e levantando outros pontos críticos em toda a sede e estradas vicinais, como uma erosão provocada pela chuva na estrada de Valente-Valilândia, próximo a região conhecida por 'quatro estradas', cujo problema foi imediatamente resolvido.

"Trata-se de uma estrada de muito movimento e a ação precisou ser rápida." - Disse Rios. 

Para o prefeito Ismael Ferreira, o governo deve estar sempre preparado para receber chuvas.

"O nosso governo sempre estará preparado para receber as chuvas. Seja preparado no sentido de limpeza e recuperação de aguadas, como se foi feito ao longo de todo 2013, seja no pronto atendimento a situações de transtornos como tivemos em alguns pontos da sede do município e que também se foi feito, com rapidez e agilidade. O trabalho não pára por aqui, continuaremos a recuperar ruas e estradas que tenham sido prejudicadas pelas chuvas." - Afirmou Ismael.


FOTOS





Prefeito Ismael Ferreira e Secretário Cézar Rios passaram toda a terça-feira visitando aguadas em todo o município e recebendo os merecidos elogios pelo trabalho de limpeza e recuperação de mais de 400 delas ao longo de 2013.

"Valeu muito a pena. Temos que agradecer muito a Deus." - Repetia entusiasmado o prefeito Ismael, referindo-se ao trabalho realizado pela sua gestão desde o inicio do seu mandato.