quinta-feira, 13 de setembro de 2012

COM RECURSOS PRÓPRIOS: AÇUDE DE SANTA RITA COMEÇA A SER LIMPO PELA PREFEITURA

O açude de Santa Rita de Cássia começou -finalmente- a ser limpo pela prefeitura de Valente, e com recursos próprios. 

A apenas 13 dias no cargo e sabedor da necessidade de urgência na limpeza de aguadas, uma vez da escassez de água agravando-se a cada dia, o prefeito Agnaldo (PT) não esperou pelos governos Estadual e Federal.


A primeira aguada em processo de limpeza é o Açude Velho, como é conhecida a represa pública de Santa Rita de Cássia, povoado distante cerca 18 km da sede. Desde essa terça (11), duas caçambas e uma máquina Pá Carregadeira estão trabalhando oito horas por dia para limpar em tempo recorde. 

O prefeito Agnaldo e o secretário de obras, Salvador Oliveira, acompanhado de centenas de moradores da comunidade estiveram no local para acompanhar o andamento dos trabalhos e ficaram satisfeitos. 
"Nossa intenção é limpar o máximo que pudermos de aguadas públicas de pequeno, médio e grande porte no município. Não vão faltar esforços e vontade política para isso. Quando terminar aqui (Santa Rita), iniciaremos a limpeza de outra represa de grande porte no município que fica na comunidade de  Itareru", afirmou o prefeito Agnaldo.
"O governo anterior (Ubaldino) divulgava que todas as aguadas estavam limpas, mas a realidade que encontramos foi bem diferente. O problema é que o prefeito anterior deu prioridade a aguadas particulares", reclama Gilmaro dos Santos Reis, membro da Coordenadoria de Defesa Civil do Município de Valente.

O Açude Velho está tão sujo que tem lugar que pode chegar a dois metros de altura de lama. Até quarta (dia 12) a prefeitura já tinham retirado mais de 180 caçambas de lama. O secretário de obras, Salvador Oliveira, pretende findar o trabalho de limpeza do açude velho (como é conhecida a represa em Santa Rita) em uma semana, se tudo ocorrer dentro do planejado.

O Açude foi construído no final da década de 60, pelo então prefeito Reinaldo Ramos Rios. Ele servia para criação de peixe, que durante muito tempo sustentou famílias inteiras. Também bastante usado para o lazer e o consumo humano e de animais. Mas o descaso de alguns governos anteriores permitiu o avançado processo de assoreamento. Resultado: Secou. 
"Mesmo assim, não foi movido uma palha para a limpeza do Açude", conta um morador próximo a represa. 
"É uma alegria para nós ver esse açude sendo limpo depois de quase 50 anos de construído", comemorou emocionado o agricultor Delmiro Pedro da Silva, que faz questão de assistir de perto as máquinas trabalhando.

O prefeito Agnaldo lamentou também que em Valente, ainda não exista uma política pública séria de gerenciamento de água no município. 

"Caminharemos nesse sentido. Vontade de trabalhar de fazer bem feito não vai faltar na minha gestão", planeja o prefeito Agnaldo.

A apenas 13 dias no cargo, o prefeito Agnaldo já informatizou o atendimento no hospital municipal, já deu continuidade a construção da Praça Nemésio Martins (Caixa D'água) e inicio a limpeza (de verdade, sem propaganda enganosa) das aguadas PÚBLICAS do município.

Este é o jeito do Partido dos Trabalhadores de governar.

E muito mais já teria sido feito se não fosse o estado de sucateamento da prefeitura encontrado pelo atual gestor.



Em apenas 3 dias cerca de 180 caçambas de lama foram retiradas do 'açude velho' de Santa Rita de Cássia