segunda-feira, 24 de setembro de 2012

13 MOTIVOS CONCRETOS PARA VOCÊ NÃO VOTAR NO 11

Abaixo relacionamos 13 motivos concretos para você não votar em Zenóbio, o candidato de Gildo Cedraz e de Arnaldo Amaral. Todos os motivos relacionados abaixo tem embasamento em dados comprovados da gestão do ex-prefeito cassado por crime de captação ilícita de recursos financeiros.


1 - EMPREGO

Em 8 anos de governo, Ubaldino não criou um único posto de trabalho em Valente. Aliás, até criou uns poucos na própria prefeitura, mas logo foram ocupados por parentes dele próprio ou por laranjas ligados a ele. Estudos revelam que quase 3.000 valentenses deixaram a cidade em busca de oportunidade fora durante a gestão do prefeito cassado. São valentenses que não tiveram opção, não puderam escolher entre ficar perto de suas famílias ou se aventurarem nos grandes centros urbanos do Brasil ou nas colheitas de cana-de-açúcar e café, por exemplo. Em contra-partida, o ex-prefeito cassado Ubaldino dificultou a instalação de pequenas e médias indústrias, como as de beneficiamento do resíduo de sisal, de baterias automotivas e também de massas, pelo simples fato de que estas mostraram interesse em produzir em Valente por intermédio do Empreendedor Social Ismael Ferreira.

2 - ESPORTE

Antes de ser eleito prefeito, Ubaldino se dizia um grande desportista e que daria total apoio ao esporte de Valente. Não foi o que se viu. Não tivemos realizados os campeonatos valentenses de 2009 e 2010 e não tivemos realização regular do CIEC (Campeonato de Integração entre Escola e Comunidade) e nem do JEV (Jogos Estudantis Valentenses), que não são realizados a dois anos. Também o esporte de quadra não obteve nenhuma atenção no governo Ubaldino, que criou uma Secretária de Esportes, mas a limitou, não deixando que o secretário pudesse desenvolver o trabalho que gostaria de ter feito.

3 - COMBATE A SECA

Nestes quase 8 anos de República dos Amaral não foi feita uma só aguada em todo o município e nada também foi feito no combate a seca que assola a região do sisal, considerada a pior estiagem dos últimos 50 anos. Apenas um único carro-pipa foi disponibilizado pela prefeitura para atender a uma população de quase 25.000 pessoas, e no período mais crítico da seca, a filha do ex-prefeito cassado fechou a secretaria de ação social por 60 dias (entre dezembro de 2011 e janeiro de 2012), deixando desassistidas as famílias valentenses.

4 - SAÚDE

A saúde de Valente foi avaliada pelo IDSUS, índice que mede o desempenho da saúde pública, como sendo pior que as dos municípios vizinhos de Retirolândia e São Domingos, quando mesmo somando os recursos destas duas cidades, sequer se aproxima dos repasses feitos para Valente. A gestão de Ubaldino também ficou negativamente marcada com a descoberta de que uma dúzia de médicos falsos atendiam no hospital de Valente, colocando em risco as vidas dos valentenses. Também o hospital não realizou durante a gestão do ex-prefeito cassado um único parto, obrigando as mães valentenses a darem a luz em Feira de Santana, mesmo o hospital tendo adquirido na gestão do ex-secretário de saúde, Cézar Rios, todo o aparato necessário para a realização deste tipo de procedimento, inclusive encubadoras de alta tecnologia. O hospital também não realiza a quase dois anos nenhum tipo de raio-X por que o aparelho foi interditado pela vigilância sanitária e nenhuma providência foi tomada. Mas todas as mazelas da saúde de Valente são explicadas quando se toma conhecimento do fato de o então secretário de saúde ser irmão do ex-prefeito cassado e ser ainda proprietário de uma farmácia, deixando claro que, para eles, a saúde de Valente não passou de um negócio lucrativo.

5 - CULTURA

Também durante todo o período que durou a República dos Amaral, a valorização da cultura não foi uma das prioridades. A praça da Jazida (construída com recursos estaduais) até possui um anfiteatro, mas nunca foi utilizado. Também o palco teatral do cento cultural foi desativado e deu lugar a um depósito improvisado de livros. Outro ponto importante da desvalorização da cultura é o total descaso com a história de Valente, quando não se viu nenhum movimento em favor da criação do marco zero, que é a revitalização do Caldeirão do Boi Valente, que foi onde tudo começou.

6 - RECURSOS PRÓPRIOS

Nos quase 8 anos em que durou a gestão do ex-prefeito cassado, não foi feita nenhuma obra com recursos próprios. Toda obra concluída foi feita pelo Governador Wagner, a exemplo da Praça da Jazida e do Conjunto Habitacional Casas Populares (que infelizmente o projeto original foi deturpado e verbas foram desviadas). Foi também o Governo Wagner que viabilizou a implantação em Valente da agência do INSS e do inicio das obras do Matadouro Municipal. A prefeitura de Valente recebeu durante o período em que Ubaldino foi prefeito, aproximadamente R$ 300 MILHÕES DE REAIS. Será que temos em Valente obras com recursos próprios que justifiquem este montante? Se não, para onde foi todo esse dinheiro?

7 - EDUCAÇÃO

A Educação de Valente foi considerada por órgãos que avaliam a qualidade da educação básica como sendo pior que a de São Domingos. E foi por São Domingos ter sido melhor avaliada que recebeu, em detrimento a Valente, a instalação do CEEP Semi-árido, uma Escola de Cursos técnico-profissionalizantes. E foi pelo mau uso do dinheiro do FUNDEB (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica) que as contas da prefeitura foram reprovadas na íntegra pelo Tribunal de Contas dos Municípios, com irregularidades apontadas na ordem de mais de R$ 3 milhões de Reais, tendo colaborado diretamente para a cassação do mandato e da suspensão dos direitos políticos de Ubaldino.

8 - SISAL

É de conhecimento de todos que o sisal é ainda a principal economia de Valente . Além de ser uma cultura, o sisal é responsável direto pelo sustento de milhares de famílias valentenses. E também em relação ao sisal nada foi feito na gestão do ex-prefeito cassado, nenhuma política voltada para o sisal foi desenvolvida e nenhuma providência foi tomada para que as famílias que sobrevivem do sisal recebessem assistência do poder público, principalmente no período crítico da seca.

9 - GESTÃO PÚBLICA

A gestão do ex-prefeito cassado foi considerada pelo índice FIRJAN, que avalia o desempenho de gestões publicas, como uma das piores do Brasil. O índice avalia os gastos realizados na Educação, Saúde, Saneamento Básico e com pessoal, principalmente. O inchaço no quadro de funcionários da prefeitura, o rateio mau feito das sobras do FUNDEB e o descaso da saúde, com a não realização de partos e de raios-X, foram determinantes para a mau avaliação da gestão do ex-prefeito cassado.

10 - NEPOTISMO

A gestão do ex-prefeito cassado por crime financeiro e condenado a suspensão de seus direitos políticos também ficou marcada negativamente como sendo a que mais praticou o nepotismo na administração pública em toda a história de Valente, além da inclusão na folha de pagamento da prefeitura de funcionários fantasmas e laranjas. A mulher, a filha e o irmão de Ubaldino ocuparam em sua gestão os cargos mais importantes da maquina publica, com o agravante imoral e anti-ético do fato do irmão do ex-prefeito cassado ter estado a frente da secretaria de saúde do município por quase 8 anos, quando o mesmo é proprietário de uma farmácia na cidade, tendo sido, conseguinte, o principal fornecedor de medicamentos a secretária que ele próprio comandava.

11 - FUNCIONÁRIOS FANTASMAS E LARANJAS

Foi também na administração de Ubaldino que instalou-se o maior esquema de contratação de funcionários fantasmas e laranjas da história de Valente. Um forte e criminoso esquema de contratação de servidores que não existem ou que não trabalham (mas recebem) foi montado no setor pessoal da prefeitura com o aval do ex-prefeito cassado. Se descobriu por exemplo, que a irmã do prefeito que nem mesmo na cidade mora, era funcionária fantasma da prefeitura. Também foi revelado que o motorista de Ubaldino recebia um gordo salario, compatível com o exercício de uma importante função na administração do município. Mais um exemplo estarrecedor, e só para ficar nestes, é o caso do funcionário da COMAC, empresa particular de Ubaldino, que recebia como sendo funcionário da prefeitura.

12 - CASSAÇÃO E CONDENAÇÃO

Ubaldino teve o diploma de prefeito cassado, foi afastado do cargo e teve seus direitos políticos suspensos, só podendo disputar nova eleição municipal a partir do ano 2024. A condenação foi feita pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) após denúncia de abuso de poder econômico e captação ilícita de recursos financeiros feita pelo Ministério Público. Ubaldino entrou para a história de Valente de forma negativa ao ser o primeiro prefeito a ser cassado e condenado por crime de colarinho branco (crime praticado por pessoas que gerem órgãos públicos quando do desvio de dinheiro público). Os filhos dos seus filhos, os filhos destes, a as gerações futuras, estudarão a história de Valente nas escolas e sentirão repulsa e vergonha ao tomarem conhecimento de que em nossa bonita cidade de Valente já tivemos um prefeito condenado pela justiça. Ubaldino escreveu a página suja de nossa história.

13 - O CANDIDATO DO PREFEITO CASSADO

Quem é Zenóbio Cedraz? Tá, ele é filho de Nenenzinho. Mas, isso basta? Zenóbio tem casa em Valente, é verdade. Tá, mas isso basta?

Zenóbio tem casa em Valente mas não mora em Valente e sequer vinha a Valente regularmente antes de comprar a legenda e se candidatar a prefeito. Zenóbio não conhece a realidade do  município, não conhece as pessoas, não conhece os anseios e os  desejos dos valentenses. Zenóbio apareceu do nada e quer ser prefeito. Entra na fila Zenóbio. Se apresente ao povo de Valente primeiro, apresente suas propostas, sim, por que xingamentos e zoada não são propostas. Zenóbio é um empresário falido. Ex-proprietário de uma rede de postos de combustível, acumula uma dívida milionária com a PETROBRÁS e observa na prefeitura uma oportunidade de pagar estas dívidas. 

Zenóbio é o candidato do ex-prefeito cassado e como tal já firmou o mau compromisso com Ubaldino de manter na secretaria de saúde Arnaldo Amaral (aquele mesmo que contratou 12 médicos falsos para atender no hospital de Valente e que usa a secretaria para tornar a própria farmácia mais lucrativa), também prometeu manter na secretaria de ação social a filha de Ubaldino, Mabel Amaral (aquela mesma que fechou a secretaria por 60 dias no período mais critico da seca). Zenóbio prometeu também a secretaria de educação a Lúcia Amaral em detrimento ao próprio candidato a vice, Marcos de Rosa, e ainda quer trazer a tira-colo para a administração publica, Gildo Cedraz (aquele mesmo acusado de desvio de dinheiro do PETI na gestão de Nenenzinho). 

Qual é a garantia que Zenóbio pode nos dar de que não fará com a prefeitura o que ele fez com a rede de postos de combustível dele? 

Qual é a garantia que Zenóbio pode nos dar de que não usará o dinheiro da prefeitura para pagar suas dívidas pessoais com a PETROBRÁS? 

Pense nisso.

Cuidado com os lobos em pele de cordeiro.

Valente não quer o continuísmo.