segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DE VALENTE A ZONA RURAL FOI TÃO ASSISTIDA


Prefeitura de Valente vence mais uma seleção pública e tem projeto de quase 400 mil euros aprovado junto a União Europeia

A prefeitura Municipal de Valente, juntamente com as organizações APAEB e OIKOS, conseguiu aprovar junto à União Europeia um projeto no valor de € 399 mil euros (cerca de 1 milhão e 200 mil, em reais). O Projeto - Valente Contra a Seca: Iniciativas de Adaptação às Mudanças Climáticas no Semiárido Baiano beneficiará 500 agricultores de 70 comunidades através de construção de 40 cisternas de produção com capacidade de 50 mil litros de água cada. Na Bahia, o projeto de Valente foi o único que conseguiu aprovação.

De acordo com o Diretor de Planejamento e Projetos do Governo Valente e coordenador da elaboração do projeto, Cleber Silva, a execução do mesmo terá início em 2015, com oficinas sobre gestão de água. “Além das cisternas, o projeto é composto também por kits produtivos como: kit de irrigação por gotejamento, kit de aves de postura, kit de aves de corte, kit produção de ração e kit de reprodutores caprinos e ovinos”.

De acordo com o prefeito Ismael Ferreira, essas iniciativas serão executadas de forma integrada e participativa onde técnicos agropecuários/zootecnistas, educador social e beneficiários serão envolvidos, a fim de oportunizar que os produtores tenham maior participação nas politicas públicas do município.

Além disso, o projeto visa focar a sua produção principalmente na merenda escolar por meio do PAA e PNAE, onde alguns dos núcleos de interesse envolvidos são escolas públicas locais e regionais. Se a prefeitura não conseguir absorver toda a produção, o excedente será comercializado no mercado.

#DEIXAOHOMEMTRABALHAR




Começa capacitação para famílias 
beneficiadas com o Projeto 2ª Água 


Na terça-feira (16), técnicos do Projeto 2ª Água – Novas Tecnologias para Convivência com o Semiárido que já está em execução no município de Valente realizou na comunidade de Tanquinho o primeiro treinamento com 23 famílias de diversas comunidades beneficiárias do kit 01 do Projeto. O prefeito Ismael Ferreira esteve por lá participando. O kit 01 é composto por galinheiro estruturado com ração e 200 pintos para cada família, cisterna com capacidade para 52 mil litros de água, horta, banco de forragem e 15h/máquina em limpeza de aguadas. Com ele, serão beneficiadas 100 famílias do município de Valente.

Através do treinamento que é dado pelo CONSISAL – Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Sisal e Secretaria de Agricultura de Valente, as famílias recebem orientações sobre o manuseio do kit para um maior aproveitamento do mesmo. No total, 06 treinamentos serão realizados para abranger as 100 famílias.

O objetivo do kit 01 do Projeto 2ª Água é captar e armazenar água da chuva para possibilitar a produção de hortaliças com base nos princípios da segurança alimentar, proporcionar a criação de galinhas caipira para posterior beneficiamento e inserção na cadeia produtiva gerando renda e segurança alimentar para as famílias, ampliar uma fonte hídrica local já existente nas propriedades dos agricultores e agricultoras beneficiários.

A seleção das famílias beneficiadas com o kit 01 foi feita baseada em diversos critérios, como por exemplo: possuir baixa renda, estar inserido no programa Brasil Sem Miséria ou no CAD Único, residir em zona rural com energia elétrica e possuir alguma aguada.

Além do kit 01, o Projeto é composto também pelos Kits 02 e 03. Cada um beneficiará mais 100 famílias. O Kit 02 é composto de hortas e construção de barreiros, e, o Kit 03, de 05 barreiros comunitários de 700h, um deles já foi construído na comunidade de Itareru e outros dois já estão em andamento nas comunidades de Queimada do Curral e Vargem Grande.

#DEIXAOHOMEMTRABALHAR


Prefeito Ismael (centro), com Dr. Toninho (esq) e Dr. Gelson (dir)