quinta-feira, 16 de maio de 2013

PREFEITO ISMAEL VAI A BRASÍLIA EM LUTA POR AUMENTO NO PREÇO MÍNIMO DO SISAL


O prefeito Ismael esteve em Brasília, na sede nacional da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) para reivindicar o aumento do preço mínimo do sisal, atualmente em R$ 1,24/kg.

Acompanhado do Secretário Estadual da Agricultura do Governo da Bahia, Dr Eduardo Salles e do Coordenador da Sub-câmara do Sisal Enaldo Boaventura, o prefeito Ismael encaminhou solicitação dos produtores de sisal de Valente e de toda a região produtora, que reivindicam o aumento do preço mínimo por quilo do sisal.

Ismael requereu também, em nome dos produtores, a subvenção econômica direta para a cultura do sisal, como já acontece com a cana-de-açúcar, o registro da mucilagem para a venda do resíduo do sisal como ração animal e a realização de leilões sob o PEP (Prêmio para escoamento de produto), que se faz urgente por conta da grave estiagem que assola principalmente o semi-árido baiano, o que afeta diretamente o mercado do sisal, prejudicando produtores, beneficiadores da fibra e exportadores, o que por tabela direta aumenta o desemprego.

O encontro em Brasília foi com o Secretário Executivo do Ministério da Agricultura, José Geraldo Fontelles, e com o Diretor de Política Agrícola da CONAB, Silvio Porto, que ficaram a parte de estudos realizados pela SEAGRI-BA (Secretaria de Agricultura do Governo do Estado da Bahia) que mostram a necessidade de urgência na realização de ações emergenciais e também de médio e longos prazos para a recuperação da cadeia do sisal.

Estima-se que a safra de sisal deste ano alcance uma perda de aproximadamente 70%, o que provocará impactos sócio-econômicos severos, atingindo principalmente o pequeno produtor rural.

O Diretor de Política Agrícola da CONAB, Silvio Porto, mostrou-se favorável ao aumento do preço mínimo do sisal e afirmou estar finalizando estudos junto ao Ministério da Fazenda do Governo Dilma Rousseff neste sentido. Porto prometeu também empenho quanto a realização de leilões através do PEP, o que deverá amenizar a falta de sisal nas batedeiras e indústrias que beneficiam a fibra. Em relação à ajuda econômica direta para o sisal, o diretor da companhia disse que depende de uma Medida Provisória, que em tese só pode ser editada pela Presidência da República e em casos de emergência.

É o nosso caso.

Antes de ser eleito prefeito, Ismael Ferreira ocupou por muitos anos o cargo de Diretor Executivo da APAEB, associação fundada em 1980 e utilizada desde então como importante instrumento na luta pelos direitos do agricultor familiar de Valente e região, tendo tido participação imprescindível na conquista do preço mínimo do sisal quando de sua implantação e também quando de sua última atualização. Agora, como prefeito, Ismael continua a luta pela melhoria da qualidade de vida do povo valentense, mas com o poder a mais que o cargo lhe oferece.

O Blog Isto É Valente parabeniza o prefeito Ismael pela incansável luta pelos direitos do produtor rural valentense. 

Prefeito Ismael em reunião na sede nacional da CONAB