quinta-feira, 9 de maio de 2013

'ITARERÚ É NOSSO': COM EMPENHO DO PREFEITO ISMAEL, POVOADO PASSARÁ FINALMENTE A PERTENCER A UM SÓ MUNICÍPIO: VALENTE.


Pertencente a quatro municípios: Valente, Santa Luz, Retirolândia e Conceição do Coité, o povoado de Itarerú em breve passará a pertencer somente a Valente, é o que confirma a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, vinculada a Secretaria de Planejamento do Governo da Bahia, depois de nova medição territorial realizada pelo IBGE.

Empenhado na causa, o prefeito de Valente Ismael Ferreira (PT), conseguiu convencer os prefeitos dos demais municípios com os quais o povoado faz divisa territorial a concordarem em ceder a parte em território que lhes cabiam, fazendo de Itarerú povoado apenas de Valente.

Os argumentos usados pelo prefeito Ismael foram com embasamento técnico, pois apesar de possuir apenas 30% da área territorial do povoado, quase toda a totalidade dos moradores de Itarerú constituem vinculo com Valente, a exemplo dos serviços de saúde, educação, saneamento, calçamento e organização social e eleitoral. Cerca de 70% dos eleitores do povoado são eleitores de Valente.

As grandes realizações feitas através de emprego de recursos públicos em Itarerú foram feitos através da prefeitura de Valente, como a limpeza do açude, mais de dois quilômetros quadrados em calçamento e reforma da escola municipal.

O prefeito Ismael agradeceu aos colegas vizinhos em nome de toda a comunidade valentense.

"Aos prefeitos de Retirolândia, Santaluz e Conceição do Coité, os nossos agradecimentos. Com a unificação territorial, Itarerú ganha finalmente identidade. Na verdade, na prática, a unificação aumenta a nossa responsabilidade junto a comunidade de Itarerú, e vamos corresponder com mais trabalho." - Afirmou Ismael.

Para oficializar a unificação territorial e Itarerú passar finalmente a pertencer apenas a Valente, ainda será necessária a aprovação por parte da Assembléia Legislativa do Estado, mas como é consenso entre as partes envolvidas, o trâmite não deve demorar. 

A comunidade de Itarerú já comemora antecipadamente o feito e agradece ao prefeito Ismael o empenho em tornar realidade este antigo sonho dos moradores.

O povoado de Itarerú fica distante 25km da sede de Valente e conta com aproximadamente 300 famílias.