quarta-feira, 22 de maio de 2013

40 ANOS EM 4: VALENTE VERDE - GOVERNO ANTECIPA O FUTURO COM OBRAS DE URBANIZAÇÃO E PAISAGISMO NAS PRAÇAS DO FORRÓDROMO E NEMÉSIO MARTINS


Se alguém tinha dúvida de que o prefeito Ismael (PT) faria uma gestão futurista, com a execução do projeto de urbanização, paisagismo e melhoramento do trânsito iniciado esta semana nas praças Professor Borges, Getúlio Vargas e Nemésio Martins (Caixa D'água), não mais terão.

O número de automóveis circulando em Valente, seja de propriedade dos valentenses, seja de visitantes, se multiplicou nas duas últimas décadas principalmente, e o espaço geográfico de Valente precisa de reformas para que a cidade se adapte a esta realidade. O projeto visa dar sentido único de mão e contra-mão nas ruas que correspondem aos lados direito e esquerdo das praças, organizando e modernizando o trânsito de Valente. 

No projeto consta ainda uma ciclovia e uma pista para caminhadas de aproximadamente 2.000 metros.

A oposição acusa o governo de estar cometendo crime ambiental com a retirada de árvores e plantas que existem nos canteiros (que estão também sendo retirados), mas a mesma oposição esquece (propositalmente, claro) que se trata de árvores e plantas exóticas, a exemplo de castanheiras-do-pará e de bougainvillea.

Esquece a oposição também de informar que para cada árvore retirada, cinco novas serão plantadas nas mesmas praças, com o diferencial de que serão plantadas árvores nativas de nossa região. Talvez o que esteja incomodando a oposição seja o fato de o projeto fazer com que Valente avance 40 anos no tempo, antecipando o futuro.

O ex-Presidente da República Juscelino Kubitschek, quando começou a construir Brasília e afirmava que faria o Brasil avançar 40 anos em 4 (tempo do seu mandato presidencial) também foi acusado pela oposição   de degradação do meio-ambiente, a mesma oposição que se calou quando o Brasil passou a se desenvolver a partir dali e apareceu para o mundo.

Talvez seja este o medo da oposição e de oposicionistas do governo em Valente, que a cidade se desenvolva a tal ponto que eles não tenham mais forças e argumentos para enfrentar o prefeito Ismael nas urnas.

Milhares de árvores da caatinga, bioma natural de nossa região, são arrancadas diariamente para assar o pão que comemos, a pizza que dividimos com os amigos ou para queimar os blocos e tijolos que constroem ou reformam nossas casas, ninguém parece se atentar ou se incomodar com isso, não vemos nenhum vereador de oposição em Valente reclamar sobre isso, mas fazem um verdadeiro espetáculo circense por conta de um projeto que para colocar Valente no futuro precisa que sejam retiradas cerca de 42 árvores, e promovem tamanho estardalhaço mesmo cientes de que outras mais 230 novas árvores serão plantadas no lugar. Será que estão preocupados mesmo com as árvores, ou estão preocupados no sucesso politico-administrativo do prefeito Ismael?

Os vereadores, hoje de oposição, não reclamaram quando a gestão anterior destruiu uma grande área de caatinga no bairro Piana para que fossem construídas as casas populares, será que é por que na época, eram vereadores de situação? Será que na época podia-se retirar árvores para abrir caminho para o progresso e hoje já não se pode mais pelo fato de o prefeito não ser o que estes desejavam ver no comando do município?

E mais um detalhe que muitas vezes passa despercebido: Mais este projeto do Governo Valente está sendo custeado com RECURSOS PRÓPRIOS, fonte de receita que já existia na gestão anterior, mas que não aplicaram no município.

Fato é que o projeto tornará Valente mais verde, modernizará o trânsito e colocará a cidade a frente do seu tempo, tornando-se cidade modelo. 

Este é o medo da oposição.

DEIXA O HOMEM TRABALHAR!


Mais de 200 novas árvores serão plantadas.
Detalhe: Árvores nativas de nossa região