segunda-feira, 14 de outubro de 2013

PESQUISA DATAFOLHA MOSTRA VITÓRIA DA PRESIDENTE DILMA JÁ NO PRIMEIRO TURNO


A pesquisa foi realizada após o ingresso de Marina Silva no PSB.

Nova pesquisa DATAFOLHA reforça os resultados já divulgados até aqui por outros institutos de pesquisa: Reeleição da Presidente Dilma (PT) já no 1º turno das eleições presidenciais, em 2014.

A pesquisa, a primeira divulgada após o ingresso da ex-presidenciável Marina Silva no PSB, mostra com riqueza de detalhes vitória de Dilma no primeiro turno das eleições em todos os cenários.

No inicio de agosto, em pesquisa também do DATAFOLHA, Marina Silva ostentava 26 pontos percentuais de intenção de voto, agora, com a exclusão do seu nome dentre os pré-candidatos, estes pontos foram divididos quase que igualitariamente entre os principais postulantes ao Palácio do Planalto.

8% dos que antes diziam estar intencionados em votar em Marina, na pesquisa divulgada ontem, se mostram tendenciosos a votar no tucano Aécio Neves, 7% afirmaram que, com a ausência de Marina, votariam em Dilma, e outros 7% disseram que votariam no, agora candidato de Marina, Eduardo Campos, do PSB.

Na pesquisa estimulada (quando se apresenta o nome do pré-candidato ao entrevistado), Dilma aparece com 42% das intenções de voto, mais que as intenções de Aécio e Campos, somadas, que aparecem com 21% e 15%, respectivamente. 

A partir da manipulação destes números, inclusive com o uso da margem de erro (de 2%), Dilma seria reeleita já no primeiro turno. No melhor cenário para a presidente, Dilma teria 55,8% dos votos válidos contra 24,9% de Aécio Neves e 17,2% de Eduardo Campos.

Mesmo quando a manipulação dos números é contra Dilma e a favor do tucano e do socialista, a presidente venceria também no primeiro turno, sob o seguinte cenário: Dilma teria 51,8% das intenções de voto, contra 28,9% de Aécio Neves e 21,2% de Eduardo Campos.

Mesmo com os números apontando vitória de Dilma já no primeiro turno, o DATAFOLHA pesquisou também cenários de segundo turno, e a presidente venceria qualquer adversário, inclusive Marina Silva.

A pesquisa mostrou ainda que a maior taxa de intenção de voto favorável a presidente Dilma está entre os brasileiros mais pobres (até dois salários mínimos). Em contra-partida, a maior taxa do eleitorado do principal adversário, Aécio Neves, está entre os mais ricos (mais de 10 salários mínimos).

Trocando em miúdos: Dilma é a candidata do pobre. Aécio Neves, o candidato dos ricos.





Presidente Lula - O pai dos pobres, e a Presidente Dilma: Todas as pesquisas apontam reeleição da presidente já no 1º turno.