segunda-feira, 7 de outubro de 2013

MINHA CASA MINHA VIDA: VALENTE RECEBE 50 CASAS DO PROGRAMA


A prefeitura de Valente em breve dará início a construção de 50 casas do Programa Federal Minha Casa Minha Vida.

As casas serão construídas no Bairro Cidade Futuro e cada casa terá o custo R$ 25.000,00 e contará com cinco cômodos: dois quartos, sala, cozinha e banheiro.

O projeto foi aprovado em 2012, mas como o município estava com o CAUC (Cadastro Único de Convênios do Governo Federal) com problemas devido a inadimplências por parte da gestão do ex-prefeito cassado, só agora, no segundo semestre de 2013, com o CAUC e as demais contas da prefeitura na gestão Ismael Ferreira, estabilizadas, foi possível dar continuidade ao projeto.

Para o Secretário de Infra-Estrutura, Cézar Rios, estas serão 'casas de verdade', diferente das que foram construídas na 'Portelinha'.

"As casas populares de Portelinha (sic) foram construídas com material de quinta e na primeira chuva depois da inauguração, aqueles moradores já puderam perceber o que havia recebido do prefeito da época, um verdadeiro cavalo de troia." - Disse Rios.

Para o prefeito Ismael Ferreira, estas casas trarão dignidade a seus moradores.

"Para nós, o importante é que as pessoas que realmente precisam, possam receber um teto digno para morarem. E com certeza vamos fazer as casas melhores do que vimos por aí. O dinheiro que virá será usado 100% na construção das casas.", garante o prefeito.

Os beneficiados terão oportunidade ainda de participar de cursos e oficinas promovidos pelo Programa de Habitação do Município. Os cursos poderão ofertar aos moradores uma alternativa de renda, e vão desde a produção de doces e salgados, até cursos de pedreiro.

As 50 famílias que serão contempladas já estão definidas e foram selecionadas a partir de cadastros e visitas por parte da secretaria de ação social do município, quando puderam constatar a real necessidade das mesmas.

Quanto as casas populares do Conjunto Habitacional Roberto Nascimento (Casas Populares/Portelinha), até hoje ninguém foi responsabilizado pelas construções precárias que tão logo deu-se a primeira chuva, muitas delas sofreram bastante com rachaduras, portas e janelas que não suportaram a umidade e até telhados que vieram ao chão. O material utilizado para a construção destas casas não foi o recomendado pelo projeto, que aliás não foi cumprido nem de longe em sua integralidade, pois, a planta mostrava um bairro com, além de casas que trouxessem dignidade aos seus moradores, também com praça, pavimentação e rede de esgoto, o que não aconteceu e deixou margens para dúvidas, como se o dinheiro que veio foi usado em sua totalidade ou algum empreiteiro ficou com alguma parte. 

Aos poucos, porém, o novo prefeito Ismael Ferreira tenta levar dignidade devida e merecida pelos moradores das Populares, as obras da creche, que quando Ismael assumiu estava parada a mais de 1 ano, foram retomadas e segue a todo vapor, além do PSF que foi finalmente inaugurado. 

É o Governo Valente trabalhando mais para quem mais precisa.



O Programa Minha Casa Minha Vida é um programa do Governo da Presidente Dilma Roussef, e já beneficiou mais de 10 milhões de brasileiros, que conseguiram a tão sonhada casa própria.