terça-feira, 22 de outubro de 2013

GOVERNO VALENTE PROMOVE LIMPEZA E RECUPERAÇÃO (DE VERDADE!) DE AGUADAS NO INTERIOR DO MUNICÍPIO


Na gestão do ex-prefeito cassado, mais especificamente no ano da eleição, divulgava-se maciçamente que mais de 90% das aguadas públicas e comunitárias estavam limpas, mas não era bem o que acontecia na prática.

As comunidades continuavam sofrendo com a falta d'água e com represas totalmente abandonadas.

Com a eleição do prefeito Ismael (PT) e o ingresso de Valente no Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios da Região do Sisal (CONSISAL), esta realidade começou a mudar e hoje sim já se pode afirmar que, gradativamente, todas as aguadas do município estarão recebendo a devida e merecida atenção do poder público.

Valente recebeu através do CONSISAL, do qual o prefeito Ismael é vice-presidente, maquinário para ser utilizado no combate a seca, principalmente na limpeza de aguadas e recuperação de barragens.

Do CONSISAL vieram um Caminhão-Caçamba, um Trator Esteira e uma Pá Carregadeira, e durante duas semanas se juntarão as máquinas adquiridas na gestão de Ismael Ferreira, que são uma Nova Caçamba, uma Motoniveladora e uma Retroescavadeira, para num trabalho intensivo de 12 horas diárias comandado pela Secretaria de Infra-Estrutura do município, através do Secretário Cézar Rios, limpar e recuperar o máximo de aguadas possíveis neste período.

"Serão duas semanas com as nossas máquinas e as do CONSISAL trabalhando juntas e a todo vapor. Quando as máquinas do consórcio deixarem Valente rumo a outro município da região do sisal, continuaremos o trabalho, gradativamente, com as máquinas do município. Só descansaremos quando deixarmos todas as aguadas do município limpas, sem propaganda mentirosa. Depois é só pedir a Deus que nos mande chuva." - Disse Cézar Rios.

A primeira aguada a receber as máquinas foi o açude de LAGOINHAS. Além da limpeza, também a barragem será recuperada. 

A barragem rompeu por volta do ano 2005, e mesmo tendo o último prefeito passado quase 8 anos a frente da administração da cidade, nada fora feito em prol daquela comunidade, e não podem dar a desculpa de que não fez por que foram cassados, pois isto (a cassação) só aconteceu faltando 4 meses para terminar o segundo mandato.
   
Para o prefeito Ismael, a limpeza e recuperação de aguadas é investimento.

"Não adianta querer fugir da seca. O que temos que fazer é discutir estratégias de convivência com a seca e a recuperação de aguadas faz parte deste processo. Um senhor aqui da comunidade me contou que chegou a distribuir hortaliças cultivadas com a água desta represa, para três municípios, além do nosso. Então, devemos imaginar este processo de recuperação de aguadas como investimento. Com estas aguadas cheias, teremos a geração de renda e conseguinte melhora da qualidade de vida dos moradores." - Disse o prefeito Ismael, que completou:

"A população está acostumada a só ver trabalho do poder público de quatro em quatro anos, em época de eleição. O nosso projeto é diferente e o povo de Valente já percebeu isso. Muitos prefeitos quando assumem a prefeitura, usam a justificativa de ter pego a casa bagunçada para não trabalhar no primeiro ano de mandato, com a gente é e continuará sendo diferente. Todos sabem o quão sucateada recebemos a prefeitura, mas, isto não nos impede de, simultaneamente, ir arrumando a casa aos poucos e também trabalhar. É isso que nós propomos. É assim que faremos."

Depois do açude de LAGOINHAS, será a vez da comunidade de Sossego receber o mutirão de limpeza de aguadas.

Alagadiço dos Veados, Santa Rita (na região de Valilândia) e Valilândia recebem o maquinário na sequência.

Algodões, Barro Vermelho, Cabochard, Mandacarú, Raposa velha, Recreio, Santana e Várzea dos Porcos, também terão suas aguadas limpas e/ou recuperadas nesta primeira etapa do mutirão.

É o Governo Valente trabalhando mais para quem mais precisa.

E SEM PROPAGANDA MENTIROSA.


As máquinas trabalham a todo vapor: 12 horas por dia para conseguir cumprir o cronograma.


Prefeito Ismael Ferreira acompanha de perto os trabalhos do mutirão