quarta-feira, 14 de setembro de 2016

HARMONIA ENTRE GOVERNOS MUNICIPAL E DO ESTADO CONTINUA DANDO BONS FRUTOS À VALENTE


É muito importante a harmonia entre um governo municipal e o governo do Estado. Historicamente se observa que quando esta harmonia, este alinhamento existe, ganha o município. E é isto o que acontece com Valente, onde o prefeito Ismael é gente de confiança do governo do Estado, e esta confiança e parceria já rendeu muitos bons frutos, especialmente com projetos e benefícios voltados a melhoria da qualidade de vida dos homens e mulheres do campo.

O município de Valente recebeu o Secretário de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, que, na oportunidade, fizeram entrega de equipamentos industriais do Projeto de Apoio a Empreendimentos Econômicos Solidários da Agricultura Familiar, no valor de aproximadamente R$ 95 mil ao Laticínio da Cabra e assinou ordem de serviço para construção de uma Casa de Farinha na Comunidade de Papagaio, no valor de R$ 142 mil, através do Projeto Bahia Produtiva da CAR - Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional. Ambos os projetos aprovados em editais contaram com total apoio da Prefeitura Municipal de Valente, por meio da Secretaria e Diretoria de Agricultura Familiar. 



Para a representante da comunidade de Papagaio, Eliete dos Santos, o apoio da prefeitura na elaboração do projeto foi de fundamental importância. “Essa Casa de Farinha é um sonho antigo da nossa comunidade que começa a se tornar realidade. Nos orgulha ter no município um gestor que se preocupa em fortalecer a geração de emprego e renda no campo, disponibilizando assessoria técnica gratuita para junto com os moradores elaborar projetos viáveis para cada localidade. Agora aumenta ainda mais a nossa gratidão e a esperança de a produção de alimentos ser ainda mais fortalecida no lugar onde moro, isso é muito gratificante”.

Já a entrega de equipamentos industriais destinados ao Laticínio da Cabra, de acordo com o gerente, Edicarlos Araújo, viabilizará o aumento da capacidade de produção diária de leite. Passando de 1.200 litros por dia, para três ou quatro mil. “Nós temos muito a agradecer a todos os envolvidos direta e indiretamente nessa conquista. É mais uma oportunidade de aumento da geração de emprego e renda em nosso município, e nós devemos isso aos nossos parceiros, aos dirigentes do Laticínio, às organizações sociais, ao Governo do Estado e ao governo municipal, que esteve lutando junto com a gente antes mesmo de se tornar gestor do município, e mais ainda ao assumir a administração municipal”. 

O laticínio da APAEB é um empreendimento com mais de 15 anos de existência produzindo e comercializando doces, iogurtes e queijos com leite de cabra, foi o primeiro empreendimento da Bahia a beneficiar o leite de cabra de forma profissional e registrada. No total foram entregues dez equipamentos ao Laticínio: uma envasadura de iogurte, dois tanques de 500 litros para queijo, conjunto de prensas, mesa inox, banco de gelo, datador, tanque pulmão, analisador e selador a vácuo. 



O secretário Jerônimo Rodrigues salientou que essa não é uma ação isolada, é um trabalho para ampliar e fortalecer a produção agrícola em toda a Bahia, política pública do estado que visa garantir o fomento à cadeia produtiva.