quarta-feira, 6 de agosto de 2014

41 PREFEITOS DO PMDB, PSDB, PV, PSB E ATÉ DO DEM DECIDEM APOIAR CANDIDATO DO PT RUI COSTA. OPOSIÇÃO SÓ CONTA COM O APOIO DE APENAS 36 PREFEITOS EM TODO O ESTADO.



O que pode explicar a debandada de prefeitos dos partidos que formam a coligação de Paulo Souto (DEM) para apoiar o candidato do PT, Rui Costa?

Prefeitos do PMDB de Geddel, do PSDB do candidato à vice de Paulo Souto e até prefeitos do mesmo partido do candidato a governador decidiram e declararam apoio a Rui Costa (PT). E o número não para de crescer.

Será que o fato de o IBOPE em duas sondagens até aqui divulgadas apontar vitória de Paulo Souto ainda no 1º turno das eleições é o fator determinante e está fazendo com que mesmo os prefeitos dos partidos que formam a coligação de Paulo Souto estejam vivendo um Déjà vu? Não é para menos, afinal este mesmo IBOPE errou feio em 2006 quando apontou vitória de Paulo Souto no 1º turno e o resultado foi completamente o inverso, com vitória de Wagner, e no primeiro turno.

Os partidos que formam a coligação de Rui Costa administram 340 prefeituras em todo o estado e com a debandada dos prefeitos dos partidos que formam a coligação de Paulo Souto já são 381 prefeitos apoiando a candidatura de Rui, restando apenas 36 prefeitos apoiando Paulo Souto. Para se ter uma ideia, em toda a região sul do estado, Paulo Souto conta com o apoio de apenas dois prefeitos, cenário bastante similar aos das regiões Oeste, do Sisal e da Bacia do Jacuípe.

Como é possível acreditar numa pesquisa onde o candidato Rui Costa, que conta com o apoio do Governador Wagner, da Presidente Dilma, do Presidente Lula e de 381 (de 417) prefeitos da Bahia, apareça em tão larga desvantagem em relação a Paulo Souto. Por não acreditarem é que o instituto recebeu o nome de IBOPiada e virou motivo de chacota nos quatro cantos do estado.

Falam muito no eleitorado das duas maiores cidades do estado, a capital Salvador e Feira de Santana, mas os números e a história mostram que o carlismo nunca foi bem aceito nestas. Em 2002 Paulo Souto venceu as eleições para governador, mas perdeu feio para Wagner dentro de Salvador (56% x 36%), números que praticamente se repetiram em 2006 (56% X 34%). Em Feira de Santana José Ronaldo era o prefeito do município e sempre gozou de muito prestígio, o mesmo não se pode dizer de Paulo Souto, que perdeu na Princesa do Sertão para Wagner (53% x 39%).

Além de contar com apoio de 381 prefeitos, Rui Costa conta também com mais tempo de TV e Rádio que seu principal adversário, com um número, inclusive, 40% maior que o disposto por Wagner em 2010.


Numa busca rápida pelo Google é possível conferir alguns exemplos de prefeitos que formam a coligação de Paulo Souto, declarando apoio a candidatura de Rui Costa.


Futuro Governador Rui Costa (13)