quinta-feira, 14 de agosto de 2014

36% X 30%: RUI COSTA SOBE 100% NAS PESQUISAS, PAULO SOUTO CAI 5%.



A pesquisa divulgada ontem pelo Instituto Bahia, Pesquisa e Estatística aponta crescimento de Rui Costa e queda de Paulo Souto. Em relação a última pesquisa divulgada, Rui Costa dobrou em intenções de votos junto aos baianos, enquanto Paulo Souto obteve uma ligeira queda.

A pesquisa revela também um eleitorado ainda distante do processo democrático de escolha de seus governantes, menos de 10% souberam apontar um candidato de sua preferência na sondagem espontânea, a que não são apresentados nomes de candidatos aos entrevistados.

Na pesquisa estimulada Paulo Souto caiu dois pontos percentuais nas intenções de voto, Rui Costa dobrou de e chega agora a 16%. Se considerada 

A pesquisa mostra ainda outros números, como o nível de conhecimento dos candidatos junto ao eleitorado. Paulo Souto é conhecido por 95% dos baianos, pois já foi governador duas vezes e disputa sua quarta eleição consecutiva para o mesmo cargo. 

Rui Costa, por sua vez, é conhecido por enquanto por apenas metade da população, situação que deve mudar com o inicio dos programas eleitorais no rádio e na televisão, além da 'Caravana 13 Tá Passando Por Aqui', onde Rui é apresentado por Wagner como seu candidato, da Presidente Dilma e do Presidente Lula.

"Rui dobrando as intenções de voto é fruto dos trabalhos com a Caravana 13, trabalho este que será intensificado quando do inicio das inserções no rádio e na tv, quando aproximaremos ainda mais o Rui do povo baiano." - Afirmou Jonas Paulo, da executiva do PT.

A pesquisa mostra ainda um cenário ainda mais favorável a Rui Costa e a diferença para Paulo Souto pode ser de apenas 6%.

"O Paulo Souto já chegou no seu patamar de intenção de voto, não sobe mais, a tendência é só cair. O Rui é conhecido por apenas 60% da população e tem muito o que mostrar ainda e vai conquistar o povo baiano, Rui é como nós, é como você, é gente da gente. Imaginem que conhecido por pouco mais da metade da nossa população o Rui está apenas 6% atrás do Paulo Souto, imaginem quando o Rui chegar a 80, 90% de conhecimento junto aos baianos... é vitória no primeiro turno, sem dúvidas." - Afirmou Emiliano José, deputado federal.

O Governador Wagner também comentou os números da pesquisa, 'a virada já começou'.

"O nível de conhecimento de Rui ainda é muito baixo. Com o horário eleitoral, ele apresentando propostas para a Bahia mudar mais, mostrando seu valor como administrador competente, como jovem que botou o metrô para andar e tantas outras importantes obras nos quatro cantos do estado, com toda certeza vai crescer ainda mais. Já visitamos com a caravana 13 mais de 60 municípios desde a histórica convenção de 27 de junho, as pessoas vão conhecendo as propostas e percebendo quem é o melhor. Rui representa o novo, a esperança. Os baianos que tantos avanços conquistaram não querem retroceder, não querem voltar ao passado. A virada já começou." - Disse Wagner.

Na pesquisa estimulada que apresenta o candidato petista como o candidato de Wagner e Dilma, que é o que vai acontecer nos programas de rádio e tv, Rui Costa aparece com 28%. Na mesma sondagem, Paulo Souto, apresentado como candidato de ACM Neto e Aécio Neves, apresenta 38% das intenções de voto.

Considerando a margem de erro da pesquisa, Rui Costa pode chegar a 30% e Paulo Souto a 36%.

Este resultado do Babesp é semelhante ao do Vox Populi, que também apontou uma diferença direta de 6% entre os dois principais candidatos, com ligeira desvantagem de Rui Costa (32% x 26%).

Resultado considerando a margem de erro