sexta-feira, 19 de outubro de 2012

PESQUISAS APONTAM RESULTADOS DIFERENTES NA CORRIDA PELA PREFEITURA DE SALVADOR


A primeira pesquisa Ibope/TV Bahia do segundo turno sobre as intenções de voto para prefeito de Salvador, divulgada nesta sexta-feira (19) em primeira mão pelo Bahia Notícias, aponta uma vantagem de oito pontos do candidato ACM Neto (DEM) sobre Nelson Pelegrino (PT). De acordo com o levantamento, o democrata lidera a corrida eleitoral com 47%, seguido pelo petista, que obteve 39%. A margem de erro da amostragem é de 3 pontos para mais ou para menos. A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 19 deste mês e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-00544/2012.

Fonte: Bahia Notícias.


Na melhor das hipóteses para Pelegrino (PT), observando a margem de erro para cima em prol do petista e para baixo em relação a ACM Neto (DEM), o candidato carlista ainda aparece na frente: 2%, o que seria uma frente real (com base nos números da pesquisa), uma vez de já manipulada a margem de erro.


Uma segunda pesquisa, no entanto, mostra empate técnico entre os candidatos.


Ao contrário da vantagem de oito pontos dada pela pesquisa Ibope/TV Bahia, o levantamento do instituto Bahia Pesquisa e Estatística (Babesp), também divulgado nesta sexta-feira (19), aponta empate técnico entre os candidatos ACM Neto (DEM) e Nelson Pelegrino (PT) na disputa para prefeito de Salvador. De acordo com o estudo, o democrata obteve 41,2% contra 40,4% do petista. 

Nulos e brancos somam 7,6%. 10,8% ainda seguem indecisos. A margem de erro da amostragem é de 2,7 pontos para mais ou para menos. A pesquisa Babesp ouviu 1,4 mil eleitores entre os dias 17 e 18 deste mês e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-00545/2012.

Ainda pelo Babesp, quando manipulada a margem de erro em prol do petista e em desfavor do carlista, Pelegrino poderia pontuar 43,1% contra 38,5% de Neto, uma vantagem de 4,6% a favor do candidato do PT.



ACM Neto (esquerda) e Pelegrino (direita)