quarta-feira, 10 de outubro de 2012

PARTIDOS DO GOVERNADOR E DO VICE SÃO OS QUE MAIS ELEGERAM PREFEITOS NA BAHIA

O PT do Governador Wagner e o PSD do Vice-Governador Otto Alencar são os partidos que mais elegeram prefeitos na Bahia, 92 e 72, respectivamente.

Em Valente o prefeito eleito é do partido do governador, e o vice-prefeito eleito é do mesmo partido do vice-governador.

As 164 prefeituras conquistadas pelos dois partidos representa cerca de 40% do total de prefeitos eleitos na Bahia em 2012, números importantes para a sucessão estadual em 2014.

O PT pode aumentar o número de prefeitos eleitos para 94 se vencer a disputa do segundo turno em Vitória da Conquista e em Salvador.

Os partidos que compõem a base aliada do Governador Wagner (incluindo o PT e o PSD) fizeram cerca de 320 prefeituras, o que representa cerca de 75% dos prefeitos eleitos na Bahia, um forte indicativo de que Wagner não deverá enfrentar problemas na eleição do seu sucessor.

Dois nomes aparecem como prováveis candidatos a sucessão estadual, o Senador Walter Pinheiro e o Secretário Rui Costa.

Os três principais partidos de oposição ao Governo Wagner só elegeram 20 prefeitos. PSDB, PFL e PPS elegeram 9, 8 e 3 prefeitos, respectivamente, o que dá um percentual de menos de 5% do total de eleitos. 

Governador Wagner (PT) e vice Otto Alencar (PSD)