terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

SMS DE VALENTE E NRS SE REÚNEM EM COMBATE A CHIKUNGUYA


Secretaria de Saúde reúne-se com Núcleo Regional de Saúde para tratar sobre suspeita de casos de dengue e chikunguya em Valente 









Com o objetivo de unir esforços na luta em combate às larvas do mosquito transmissor da dengue e da febre chikunguya (Aedes aegypti), a equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Valente, reuniu-se na sexta-feira (20) com Núcleo Regional de Saúde para definir medidas a serem tomadas em curtíssimo prazo para diminuir os riscos de surto das referidas doenças no município, que já tem cerca de 40 casos suspeitos.

Como encaminhamento, já na última na sexta-feira, o carro fumacê percorreu os bairros Cidade Nova, Juazeiro e algumas ruas do centro, onde há no momento os maiores focos de larvas do mosquito.  

A Secretaria Municipal de Saúde informa que município encontra-se em alerta. A chinkungunya é uma doença que afeta as articulações (juntas, mãos, punhos, cotovelos, ombros, joelhos, pés e tornozelos), os principais sintomas são: febre, dores e mal estar. Para evitar ser acometido pela chikunguya ou pela dengue é fundamental redobrar atenção com os reservatórios e não deixar água limpa parada.





Secretaria de Saúde reúne-se com Núcleo Regional de Saúde para tratar sobre suspeita de casos de dengue e chikunguya em Valente 



Nesta quarta-feira a Secretaria de Saúde fará mutirão de conscientização nos domicílios sobre risco de surto de dengue e febre chikungunya 













Com o objetivo de alertar a comunidade valentense sobre a necessidade de intensificar as medidas preventivas de proliferação de larvas do mosquito transmissor da dengue e da febre chikungunya (Aedes aegypti), no seu próprio domicílio e em suas demais dependências, a equipe da Vigilância Epidemiológica de Valente, através da sua Diretora, Andrea Simões, reuniu-se na tarde de segunda-feira (23), com membros da Atenção Básica do município e da SESAB para definir estratégias emergentes de conscientização da população em prol de evitar um surto das doenças.  

Durante a reunião, foi estabelecido que, nesta quarta-feira (25), pela manhã, a equipe da Vigilância Epidemiológica, juntamente com os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias farão visitação domiciliar, com o intuito de fazer um trabalho educativo e de conscientização mais acentuado.

Além disso, para combater o risco de surto, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia estão enviando um carro fumacê para dedetizar os bairros que se encontram em maior risco no momento. “Solicitamos gentilmente aos moradores que abram portas e janelas, e redobrem a atenção, pois, o perigo aumentou e a responsabilidade de todos também”, alerta a Diretora, Andrea Simões.

Para esta semana a programação é a seguinte: quarta-feira (25) - Centro; quinta-feira (26) - Cidade Nova e Liberdade. Sexta (27) - Juazeiro e Petrolina. Sábado (28) – Centro, sempre a partir das 17 horas.




A partir desta quarta-feira a Secretaria de Saúde fará mutirão de conscientização nos domicílios sobre risco de surto de dengue e febre chikungunya