quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

GRANDES E ANTIGAS, ÁRVORES SÃO PODADAS PARA EVITAR ACIDENTES




Visando afastar o risco iminente de queda de algumas árvores da Praça Nemésio Martins e de outras praças e ruas da cidade, a Prefeitura Municipal de Valente, por meio da Secretaria de Infraestrutura, deu início nesta semana a poda emergencial de algumas delas.

De acordo com o prefeito, Ismael Ferreira, a medida tem por principal objetivo manter a segurança da população, pois, em momentos de chuva com vento, o risco de as árvores caírem aumenta bastante. "Se trata de uma medida inteiramente de segurança, ultimamente vem ventando forte em nosso município, nem sempre acompanhado de chuva, o que aumenta o grau de risco de queda de galhos, por exemplo."

Algumas algarobas da Praça Nemésio, que estavam muito grandes e frondosas já foram totalmente podadas e em poucos meses voltam a brotar. Agora, os serviços serão realizados também em outros locais.

A Diretora Municipal de Meio Ambiente, Gleise Oliveira, pontua que a poda de árvores é aplicada para manter um bom desenvolvimento e adequar a vegetação arbórea aos locais públicos. “É importante que a população saiba que além de organizar o ambiente público, as árvores necessitam de cuidados para evitar problemas iminentes, pois quanto maiores e mais velhas as árvores, mais delicadas se tornam.”

As situações em que a poda é necessária são: Quando a muda é jovem, a fim de direcionar seu crescimento, denominada poda de formação; Quando apresenta ramos secos ou doentes (com fungos e plantas parasitas, por exemplo), chamada poda de limpeza; E quando coloca a segurança de pessoas ou imóveis em risco, a fim de se prevenir acidentes, que é a poda de segurança.


Para evitar acidentes, Governo Valente poda árvores em ruas e Praças da cidade