domingo, 8 de fevereiro de 2015

CAMPEONATO VALENTENSE 2015 E SUPERCAMPEONATOS SOÇAITES SÃO AS NOVIDADES DO FUTEBOL NESTE ANO



Uma excelente ideia do Governo Valente criará em 2015 o que os desportistas estão chamando de 'Super Campeonatos Soçaites', isto por que reunirá as principais forças do futebol de comunidades vizinhas disputando um campeonato regional. Na prática não teremos mais os campeonatos de Santana e Tanquinho, por exemplo, realizados isoladamente, e sim a fusão dos dois.

Dividido por núcleos, o primeiro supercampeonato soçaite deve ser o de Tanquinho, que contará com o apoio e clubes das comunidades de Santana, Encruzilhada, Vargem Grande e Cipó de Leite.

E assim seguirá o ano no que concerne as competições soçaites (relacionados abaixo em ordem alfabética, não correspondendo a ordem de realização):

Campeonato da Barriguda, envolvendo além de times desta comunidade, também de Gitirana, Recreio, Mato Grosso e adjacências.

Campeonato do Junco envolvendo equipes da própria comunidade e também de comunidades vizinhas, a exemplo de Poço, Cabrochard e Boi Novo, dentre outras.

Campeonato de Rua Nova, envolvendo além da comunidade sede, também as comunidades de Alagadiço, Tamanduá, Mané Lagoa, Ferros, Varginha, Lagoinhas, dentre outras.

Os campeonatos dos bairros Minação e Petrolina, pelo projeto, se tornaria um só campeonato, um supercampeonato organizado pelas ligas independentes presididas por Carlinhos e Rui, respectivamente, em parceria com a entidade máxima dos desportos no município, a LDV.

O supercampeonato soçaite de Valilândia integraria as comunidades de Ichú (I e II), Santa Rita, Pau de Rato, Queimada das pedras, Queimada do curral, Itareru e demais localidades adjacentes.

As rodadas dos respectivos campeonatos seriam realizadas em sistema de rodizio, para atender e prestigiar todas as comunidades representadas pelos times participantes de cada campeonato.

Além disso, o Campeonato de Integração organizado por Vavá, que já dispõe de um formato regional, e a Copa Pelezinho, que contempla categorias infanto-juvenil, continuarão contando com o apoio da LDV e da prefeitura.


Em reunião com a Liga Desportiva Valentense no último sábado (07), os organizadores de campeonato soçaite no município abalizaram a ideia.

Em 2014 a prefeitura municipal investiu aproximadamente R$ 70 mil nas competições soçaites realizadas no município. O prefeito Ismael afirmou que o governo continuará fomentando o esporte, "Assim como educação, saúde e infraestrutura,  o esporte também é uma das prioridades de nossa gestão, e continuará sendo cada dia mais. Acho acertada a ideia da regionalização das competições soçaites, ficam mais fortalecidas e nenhuma comunidade deixará de ser prestigiada." 


LDV-soçaite1
Reunião entre a LDV e representantes de ligas independentes e organizadores de campeonatos soçaites no município

LDV-soçaite2Reunião entre a LDV e representantes de ligas independentes e organizadores de campeonatos soçaites no município

A outra boa notícia relacionada ao futebol é iminência da volta do Campeonato Valentense, já discutida e pré-abalizada pelo prefeito Ismael, que gostou da ideia apresentada pela LDV e aguarda levantamento por parte da entidade dos custos necessários à realização do certame.

Uma reunião com os 15 clubes filiados à LDV e aptos à participação no certame municipal está marcada para a próxima quinta-feira (12) às 19:00 horas na sala das sessões da câmara municipal de vereadores, onde serão levantados e discutidos os pontos para a viabilização da realização do campeonato.

Como o Estadio Evandro Mota Araújo está em vias de reforma, com obras previstas para iniciarem já no mês de março, pelo menos a primeira parte desta, que é a implantação do novo gramado, a ideia esboçada é iniciar o campeonato em campos alternativos que ofereçam condições de segurança e terminar o certame, talvez a partir das semifinais (na melhor das hipóteses, quartas-de-final), no estádio, já com a grama implantada e em condições de receber jogos.

reunião da LDV com o Prefeito Ismael.
Diretores da LDV em reunião com o prefeito Ismael para tratar da realização do Campeonato Valentense 2015