quinta-feira, 5 de novembro de 2015

GOVERNO VALENTE REALIZA FEIRAS MUNICIPAL DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA



Estudantes Valentenses da rede municipal, estadual e particular de ensino compartilharam com a população valentense e demais estudantes da cidade, seus projetos de ciências e matemática na 1ª Feira de Ciências e 3ª Feira municipal de Matemática - FECIMA ocorrida durante todo o dia de quarta, 4 de novembro no Centro de abastecimento em Valente. Idealizado pela Secretaria Municipal de Educação, a FECIMA proporcionou a alunos, professores e comunidade um grande encontro de integração e partilha de saberes. Projetos como: “Projeto Horta – Uma Escola a Caminho da Sustentabilidade”, “Matemática Hidroquímica”, “Laborex-Laboratório de Reciclagem com Sisal”, “Matemática das Bananas” e “Cisternas” foram alguns dos muitos e criativos projetos expostos e apresentados no evento.

Os visitantes puderam visualizar diversas formas de utilização da matemática e ciências através dos projetos das escolas Cecília Meireles, Colégio César Borges, Wilson Lins, Piaget, Luiz Rogério, Creche Encantos do Saber, Aldacy Bahia Mota, Escola Abelha Encantada, Estefânio Simões Dias, Luiz Eduardo Magalhães, Centro Educacional Santa Rita de Cássia e Luz e Saber/APAE. Os projetos foram orientados e acompanhados pelos professores e também pela equipe da Coordenação Pedagógica formada por Bianca Oliveira, Adaltro Araújo e Virgínia Araújo.

A aluna da Escola Cecília Meireles Verbenia Souza, que apresentou o projeto Laborex comentou que participar da FECIMA foi muito emocionante, pois além de mostrarem as possibilidades de cuidar melhor dos resíduos para não poluir o meio ambiente, a Feira também oportunizou a troca de saberes e aprendizado com outras escolas.

Os alunos do Colégio Piaget, Larissa Lima e João Pedro apostaram no projeto de Captação de água, as cisternas de placas. Tendo como base os projetos de construção de cisternas coordenados pela FATRES, (CONSISAL/Prefeitura) eles expuseram para os visitantes a relação da matemática com o processo de construção das cisternas bem como sua importância para as famílias que moram no campo.

O prefeito Ismael Ferreira exaltou a qualidade dos projetos e agradeceu o comprometimento e dedicação dos alunos, professores, pais, funcionários e diretores das escolas participantes.  Já o coordenador do Fundamental II na área de Ciências, Adaltro Araújo, avaliou que a FECIMA foi um sucesso. “Ficamos muito satisfeitos e bastante felizes por ver que Valente hoje é referência no estado da Bahia no processo de iniciação científica como o município que mais aprova projetos em Feiras Estaduais, então, a Feira foi construída com esse objetivo, de evidenciar o trabalho das escolas municipais então, esse evento referenciou Valente como único município a do Território do Sisal a realizar uma feira de Ciências a nível municipal com a participação de escolas particulares, estaduais e comunitárias”.

Ao final das exposições as escolas receberam homenagens (placas e medalhas) de mensão honrosa e projetos destaque. Os professores orientadores dos projetos, receberam certificados. A FECIMA teve entre seus principais objetivos, proporcionar aos alunos e professores da Educação Básica pública a oportunidade de contextualizar o conhecimento produzido no ambiente escolar; estimular novos talentos nas áreas cientifica e tecnológica; fortalecer habilidades dos estudantes por meio da vivência de experiências do processo de investigação.




Em ação Inovadora, Secretaria de Educação realiza Feira Municipal de Ciências e Matemática




Veja mais fotos na página oficial da prefeitura municipal de Valente no Facebook: Prefeitura Municipal de Valente-BA