quarta-feira, 18 de novembro de 2015

CONVIVÊNCIA COM A SECA: 1.047 CISTERNAS ESTÃO SENDO CONSTRUÍDAS PELO GOVERNO VALENTE


O Governo Valente, em parceria com o CONSISAL, deu início às cisternas da terceira etapa do Projeto 1ª Água. Até o momento, das 647 com capacidade de até 16 mil litros de água, aproximadamente 200 já foram construídas. Além destas, a terceira etapa prevê também a construção de 07 cisternas escolares de 52 mil litros, totalizando 654 reservatórios que captarão milhões de litros de água e diminuirão significativamente os impactos da seca nas comunidades rurais do município.

O Projeto conquistado pelo Governo Valente, junto ao CONSISAL - Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Sisal), e Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Governo Federal, construiu na primeira etapa em 2014, 400 cisternas para famílias valentenses. Já a terceira etapa, para ser executada no município, fez-se necessária a abertura de crédito especial que permitisse incluir no orçamento dotações que não estavam previstos para este ano (2015), para isso, o Projeto foi submetido à Câmara Municipal de Vereadores para aprovação, mas, a presidência do Poder Legislativo não colocou em votação a tempo e o prazo se esgotou, por pouco, as 654 cisternas não deixaram de vir para o município.

O prefeito Ismael Ferreira, inconformado com a impossibilidade de trazer tamanho benefício para valentenses recorreu ao Governo do Estado, que, através do Secretário de Desenvolvimento Rural - Jerônimo Rodrigues, assumiu a contrapartida do município que era de apenas 1% (22 mil reais). O Secretário anunciou o compromisso durante a cerimônia que celebrou a entrega dos primeiros kits de outro Projeto (2ª Água) ocorrida no dia 26 de setembro/2015, na comunidade de Tanquinho. Agora, os primeiros beneficiários já estão usufruindo de suas cisternas, que têm como instituição executora, a Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia (FATRES).

Mensagem do prefeito Ismael:

"Amigos e amigas bom dia, como é de conhecimento de todos, até o ano passado construímos 400 cisternas em todas as comunidades rurais de Valente em parceria com o CONSISAL. Como anunciamos recentemente conseguimos também em parceria com o CONSISAL mais 647 cisternas domiciliares de 16 mil litros do Projeto Primeira Água, e mais 07 cisternas escolares de 52 mil litros. Para executar esse projeto precisávamos de abertura de crédito especial que permitisse incluir no orçamento dotações que não estavam previstos para este ano de 2015, precisávamos da Câmara Municipal de Vereadores para aprovação, mas, o Poder Legislativo não colocou em votação a tempo e o prazo se esgotou, por pouco, as cisternas não deixaram de ser construídas no município. Tivemos que recorrer ao Governo do Estado e com o apoio do Secretário de Desenvolvimento Rural - Jerônimo Rodrigues que assumiu a contrapartida do município que era de apenas 1% (22 mil reais) conseguimos manter o projeto para Valente e é com muita alegria que anuncio o início de construção dessas cisternas em todas as comunidades rurais, mais de 200 já estão prontas, beneficiando centenas de família na captação de milhares de litros de água da chuva no nosso sertão."

Os vereadores Rege Mota, Gabriel Mota, Zé de Zeli, Sissi de Daniel, Marcondes Cunha e a vereadora Leninha sempre deixaram claro seus posicionamentos favoráveis ao projeto, mas, sendo minoria na câmara de vereadores, o projeto não passou e o prefeito Ismael teve que recorrer ao Governador Rui costa para garantir as cisternas.

"Vale lembrar a história de Ismael no que se refere também a melhor convivência com nosso clima seco. Quando Ismael decidiu recuperar, ampliar e construir centenas de águas nos quatro cantos do município, foi muito criticado pela oposição, de que não adiantaria gastar dinheiro nisso (na recuperação das aguadas), que seria dinheiro jogado fora etc etc, mas Ismael não via como gasto, mas como investimento, pois era preciso deixar as aguadas em condições de receber as águas da chuva, se ele (Ismael) não tivesse recuperado e construído as aguadas, a situação hoje era de extrema calamidade, pois se temos alguma coisa de água ainda nestas aguadas, devemos a coragem de Ismael. E agora mais uma vez Ismael não se intimidou com a oposição e conseguiu estas mais de 1.000 cisternas domiciliares com capacidade de armazenamento de 16 mil litros cada, além das cisternas escolares, das cisternas de produção... então, somadas estas cisternas mais as aguadas recuperadas, construídas ou ampliadas e mais os kits de produção que estão beneficiando famílias de agricultores nos quatro cantos do município, posso afirmar que Ismael é o melhor prefeito da história para a zona rural, principalmente. Nenhum outro fez tanto pelos agricultores, pelos moradores da zona rural em geral", disse emocionado um dos agricultores beneficiados com uma das cisternas.

Portanto, são 400 cisternas construídas em 2014 + 647 iniciadas este mês = 1.047 cisternas domiciliares com capacidade de armazenamento de 16 mil litros, além das cisternas escolares com capacidade de armazenamento de 52 mil litros, Isso é transformação no semiárido, isso é transformação na qualidade de vida dos valentenses!




Alguns dos beneficiários das cisternas residenciais.