quarta-feira, 18 de novembro de 2015

DENGUE E CHIKUNGUNYA: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CONTINUA TRABALHO CONTRA PROLIFERAÇÃO DO AEDES AEGYPTI


Com o calor, a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus se torna um problema e é preciso que todos façam a sua parte para evitar.


A Secretaria Municipal de Saúde através da Unidade de Saúde da Família do bairro Juazeiro realizou na manhã dessa segunda, 16 de novembro mais uma mobilização educativa nos bairros Fonte Nova, Juazeiro e Petrolina contra a Dengue, Chikungunya e Zika. A ação visa chamar atenção para as duas doenças, transmitidas pelo mesmo vetor, o mosquito Aedes aegypti, e incentivar a população a reforçar medidas de prevenção, que envolvem a eliminação de possíveis focos do inseto.

Agentes comunitários de saúde e estudantes do CEEP de São Domingos do curso de Técnico de Enfermagem estiveram durante toda a manhã panfletando e orientando os moradores sobre as principais medidas que a população pode tomar no combate ao mosquito causador da dengue, chikungunya e zika. Para a coordenadora da unidade Ana Rosa Simões, mesmo com a dedicação e trabalho dos agentes de saúde e de endemias é muito importante que a população faça a sua parte, eliminando todas as possibilidades do mosquito se instalar em seus quintais.

A ideia é que todos os PSf’s promovam os mutirões em suas áreas de cobertura.




Secretaria Municipal de Saúde realiza novas mobilizações contra Dengue e Chikungunya 




A mobilização contra Dengue, Chikungunya e Zika, realizada pela equipe de profissionais do PSF do bairro Juazeiro, na sua área de abrangência, percorreu na manhã desta terça-feira (17), o bairro Dionísio Mota, onde foram distribuídos panfletos e dadas orientações aos moradores e pessoas que transitavam pelo bairro no momento, a respeito do perigo de não cuidar devidamente dos seus reservatórios de água e quintais, bem como as medidas ideais para que seja diminuído significativamente o índice de infestação de larvas do mosquito Aedes Aegypti, transmissor das três doenças em foco.

A ação foi organizada pela equipe do PSF de Juazeiro, coordenado pela enfermeira Ana Rosa Simões, que juntamente com Agentes Comunitários de Saúde da Unidade (ACSs), e alunos do Curso Técnico de Enfermagem do CEEP/São Domingos realizou essa ação educativa.







PSF de Juazeiro realiza mobilização contra Chikungunya no Dionísio Mota 




Para lutar contra o inimigo, o Governo Valente diplomou os novos agentes de edemias, que já estavam em atividade, juntamente com os agentes admitidos no primeiro concurso público. São pelo menos mais 20 novos agentes.

Os novos Agentes Comunitários de Endemias de Valente (ACEs), nomeados a partir de Processo Seletivo Público, foram diplomados nesta segunda-feira (16), no auditório da Prefeitura Municipal de Valente, onde foi realizada a cerimônia de posse em que os ACEs, após leitura do regulamento, assinaram o termo que lhes conferem o título da profissão.

Na oportunidade, o prefeito Ismael Ferreira, demonstrou sua satisfação de estar promovendo este momento importante para o município, pois significa um grande avanço na área da saúde pública. “Ter uma equipe ampliada e qualificada de novos colaboradores da saúde do nosso município representa cuidados e melhoria da qualidade de vida da nossa população, parabéns a todos que chegaram a essa conquista, tenho certeza que, juntos, faremos um trabalho cada vez melhor”, pontuou o prefeito.

Durante o ato, a atual Chefe de Gabinete, Maria Madalena (Leninha), o Secretário de Administração e Fazendo – Rodrigo Carneiro, bem como o Secretário de Saúde – Agnaldo Oliveira e o Coordenador Municipal do Programa Nacional de Combate à Dengue, Carlos Freitas, também expressaram a importância de fazer-se um trabalho que atenda as necessidades da área e reiteraram o compromisso do Governo Valente em apoiar as ações que promovam a saúde pública municipal. 

Agentes Comunitários de Endemias de Valente são diplomados 


Mais informações e FOTOS na página oficial do Governo Valente no Facebook:

Prefeitura Municipal de Valente-BA