sexta-feira, 27 de novembro de 2015

EVENTO EM VALENTE REUNIU EX-PRESIDENTE LULA E GOVERNADOR RUI COSTA

Evento teve atraso de quase duas horas, e o ex-presidente justificou a viagem feita de carro de Feira de Santana até Valente, "Não me disseram que trafegavam tantos caminhões por aquela rodovia. Mas isto é um bom sinal, é a economia se movimentando", disse Lula.


Lula foi homenageado pela Rede Nacional de Colegiados.
Lula foi homenageado pela Rede Nacional de Colegiados.
Promovido pela Rede Nacional de Colegiados Territoriais (RNTC) e pela Coordenação Estadual de Territórios de Identidade da Bahia (CET), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhando do governador Rui Costa (PT), participou nesta sexta-feira (27), no Clube da APAEB, do ato “Territórios em Movimento”, uma articulação e gestão para o desenvolvimento sustentável. Previsto para iniciar ás 9h, Lula só chegou a Valente ao meio-dia, mesmo assim encontrou uma grande multidão eufórica em rever o ex-presidente, mais de 20 anos depois de sua última visita ao município. Ao ser convidado para o palco ouviu milhares de vozes entoadas ao refrão: “olê, olê, olê, olá, Lulá, Lulá”, que marcou todas as quatro campanhas presidenciais do "companheiro".

lula em valente - rui.4
Multidão na frente do palanque não perdeu a oportunidade de registar tudo pelo celular. 
Durante duas horas foram discutidas estratégias do desenvolvimento territorial no Brasil, a necessidade de amplo envolvimento dos diversos movimentos sociais, organizações e colegiados territoriais. O evento também reuniu diversos políticos, a exemplo dos Deputados Valmir Assunção, Afonso Florence e Moema Gramacho (federais), e Rosemberg, Alex da Piatã, Roberto Carlos, Joseildo Ramos, Gika Lopes, Fátima Nunes, Neusa Cadore (estaduais), além de pelo menos 20 prefeitos dos territórios do Sisal e Bacia do Jacuípe, lideranças sindicais e associativistas.

lula em valente - rui.5
Lula lembrou de sua passagem pela região em 1993 na segunda campanha presidencial, através da Caravana da Cidadania, que percorria todo o país à época. 
O ex-presidente Lula começou o discurso lembrando a sua passagem pelo município em 1993 e na ocasião, conforme citou Ismael Ferreira, ele viu muita gente mutilada no motor de sisal  e esta realidade mudou e “até o momento não vi nenhum mutilado”, disse. Falou que está muito satisfeito com os territórios e seus resultados, “mas nós temos que mostrar isso todos os dias para convencer as outras pessoas”, falou o presidente de honra do PT.

lula em valente - rui.3
Quadra da APAEB tolamente ocupada por admiradores do ex-presidente. 
Lula recordou que, em 2008, início da crise internacional, os mais pobres seguiram movimentando a economia mais que os ricos brasileiros. “Por isso digo a Dilma: não ouça só quem te procura para reclamar. Temos de ouvir quem trabalha”, contou. É importante, disse o ex-presidente, juntar forças para superar as dificuldades. “Imaginem a pressão que está posta sobre a Dilma. Quando está tudo bem, tudo é maravilhoso. Nosso país precisa agora de união”. Criticou a escolha da imprensa por noticiar apenas as coisas ruins: “apesar das manchetes negativas, este país trabalha”. “Quem é invisível para a mídia produz 70% dos alimentos do Brasil”, afirmou Lula, se referindo aos homens e mulheres do campo.

lula em valente - rui.6

Ao finalizar, falou que voltava para casa entusiasmado com o povo de Valente e da região do sisal e pediu apoio para a presidente Dilma, pois, segundo Lula, ela está passando por um momento difícil e que cada um se colocasse no lugar dela. “Não é só o Brasil que passa por crise, a China passa, Japão passa, Russia passa, Estados Unidos passa, e a Dilma vai superar, como eu superei em 2008, nós vamos superar por que o povo brasileiro é trabalhador e o Brasil vai voltar a crescer”, falou com otimismo.

lula em valente - des
Corinthiano declarado o ex-presidente levou dois tapetes confeccionados do sisal. 
O prefeito Ismael Ferreira (PT), era só felicidade com a presença do líder maior do Partido dos Trabalhadores, e como não podia ser diferente, presenteou Lula com tapetes fabricados pela APAEB, um deles com o escudo do time do coração do ex-presidente, Corinthians, campeão brasileiro deste ano. Ismael iniciou seu discurso lembrando de 1993 quando Lula passou pela região na Caravana da Cidadania, na ocasião Lula se preparava para sua segunda campanha presidencial. Já na condição de presidente empossado em 2003, 20 anos depois de passar pela região, o prefeito de Valente  lembrou que a vida do povo melhorou depois dos oito anos de governo e citou o exemplo do semiárido onde as casas já contam com instrumentos de convivência com a seca, os incentivos a agricultura familiar e as políticas de crédito destinada aos homens e mulheres do campo, "Hoje os homens e mulheres do campo, presidente Lula, vivem com dignidade, e isto se deve, dentre outros fatores, as políticas públicas implantadas no seu governo", afirmou Ismael, anfitrião da festa.

lula em valente - rui
Rui Costa fez o percurso de Feira de Santana a Valente de carro ao lado do ex-presidente Lula. 
Para o governador Rui Costa, o ex-presidente ao adotar a política de território, levantou a auto estima do povo e ao priorizar o Nordeste Brasileiro, o colocou no centro da política de inclusão social. Ele destacou também que a principal ferramenta do programa é a discussão democrática e o diálogo constante entre sociedade e poder público. O governador destacou também a expansão das universidades federais e Escolas Técnicas na Bahia a partir do Governo Lula.