quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

SOB ORIENTAÇÃO DO NASF VALENTE, MULHER COM OBESIDADE MÓRBIDA PERDE QUASE 40 QUILOS E AFASTA DOENÇA


A obesidade atinge mais da metade da população brasileira, e cerca de 10 milhões de pessoas sofrem de obesidade mórbida no país.

A valentense que recebeu todo o acompanhamento do NASF perdeu, em média, cerca de quatro quilos por mês, deixando o grau de obesidade mórbida e afastando uma série de doenças as quais estava suscetível, porém, é necessário que a paciente continue com as dietas prescritas pelos profissionais, associadas a atividades físicas, assim, poderá levar uma vida saudável. 

Por meio do acompanhamento da nutricionista do Núcleo de Apoio a Saúde da Família - NASF, Naiana Lopes, a moradora e paciente Ana Maria de Jesus Oliveira, da comunidade de Junco, em Valente, conseguiu perder 38kg em 9 meses de tratamento. De acordo com a nutricionista, a paciente saiu da obesidade grau 3 (doença de origem multifatorial, necessitando uma abordagem terapêutica que propicie redução de peso) para sobrepeso.

O NASF é composto por profissionais de diferentes áreas de conhecimento (psicólogo, assistente social, educador físico, fonoaudiólogo, entre outros), que vem atuando desde o início da gestão do Governo Valente de maneira integrada e apoiando os profissionais das Equipes Saúde da Família e das Equipes de Atenção Básica.