quinta-feira, 17 de março de 2016

PROJETOS DE ESTUDANTES VALENTENSES SÃO DESTAQUES NA FEBRACE


Valente: projetos de estudantes valentenses são destaques na Feira Brasileira de Ciência e Tecnologia.

febrace
Glécia (centro)
A estudante Glécia da Silva, 16 anos, do Colégio Estadual César Borges, no município de Valente, revela o seu entusiasmo pela oportunidade de estar participando da 14ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). O evento nacional, que acontece até quinta-feira (17), na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), na capital paulista, conta com a participação de 11 projetos de estudantes da rede estadual de ensino da Bahia. 
“Ter meu projeto selecionado para uma feira nacional é um privilégio, é a prova do reconhecimento do nosso potencial”, enaltece Glécia, que junto ao colega Ivan Pedro dos Santos, expôs o trabalho intitulado ‘Motor Dance: um fomento à prática da dança e exercício físico aos alunos portadores de necessidades especiais’, que já havia conquistado o primeiro lugar na categoria Ciências Exatas e Engenharia, na Feira de Ciências da Bahia (FECIBA), promovida pela Secretaria da Educação do Estado. 
Baseado na sustentabilidade e engenharia, o projeto reutiliza pneus, madeiras e controles de videogames para criar o Motor Dance, que vem a ser um tapete de dança utilizado para crianças com necessidades especiais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), de Valente. 
“Estamos muito felizes representando a rede estadual de ensino com uma experiência que visa ajudar pessoas com deficiência a desenvolverem o raciocínio e o seu aparelho motor”, comemora a estudante. 
Outro projeto apresentado por estudantes valentenses durante o evento foi o intitulado ‘Evolution: proposta de nova descendência das aves’, exposto por alunos do Colégio Estadual Wilson Lins. A FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia do país e tem o objetivo de estimular o comprometimento do jovem pelo estudo científico.