segunda-feira, 28 de março de 2016

PREFEITO ISMAEL LANÇA PROJETO "VALENTE CONTRA A SECA", O MAIOR PROJETO DE CONVIVÊNCIA COM A ESTIAGEM DA HISTÓRIA DE VALENTE


500 FAMÍLIAS DE AGRICULTORES, DE 70 COMUNIDADES, SERÃO BENEFICIADAS COM O PROJETO QUE O PREFEITO ISMAEL CONSEGUIU APROVAR NA JUSTIÇA, DEPOIS QUE ALGUNS DOS VEREADORES DA OPOSIÇÃO, A EXEMPLO DE LUIZINHO E LOMANTO, VOTARAM CONTRA O PROJETO NA CÂMARA.

40 CISTERNAS COM CAPACIDADE DE 50.000 LITROS CADA
KITS DE IRRIGAÇÃO
KITS DE PRODUÇÃO
KITS DE MATRIZES

ESSES SÃO ALGUNS DOS BENEFÍCIOS QUE AS FAMÍLIAS DO CAMPO RECEBERÃO, QUE SE SOMARÃO AOS GALINHEIROS, BARREIROS, AS MAIS DE 1.000 CISTERNAS INDIVIDUAIS JÁ CONSTRUÍDAS E AS AGUADAS CONSTRUÍDAS, AMPLIADAS E RECUPERADAS EM TODO O MUNICÍPIO.

NUNCA ANTES UM PREFEITO OLHOU COM TANTA ATENÇÃO PARA AS FAMÍLIAS DO CAMPO EM VALENTE.

O município de Valente viveu na manhã de hoje (28),  um momento histórico para a Agricultura Familiar local. Em ato solene, o prefeito Ismael Ferreira fez o lançamento oficial do Projeto - Valente Contra a Seca: Iniciativas de Adaptação às Mudanças Climáticas no Semiárido Baiano, aprovado junto à União Europeia em parceria com as organizações APAEB e OIKOS, que injetará na economia do município cerca 1,3 milhões de reais, inaugurou o espaço de funcionamento da Diretoria de Agricultura Familiar na Rua Landulfo Alves, e fez entrega de um carro Palio 0Km – ano 2016, uma moto 150 CC, e uma patrulha mecanizada totalmente equipada com dois kits de reboque, grade, arado, tanque pipa e roçadeira, no valor de 155 mil reais.

Durante o evento, o prefeito Ismael Ferreira salientou que pela primeira vez na história de Valente o setor da Agricultura Familiar é totalmente estruturado para dar suporte à produção do campo, promovendo geração de emprego e renda e, consequentemente, a melhoria da economia do município e da qualidade de vida da população.

Através do projeto, 500 agricultores de 70 comunidades serão beneficiados com assistência técnica rural (agropecuários/zootecnistas e educador social), construção de 40 cisternas de produção que têm capacidade de 50 mil litros de água, cada, e kits produtivos como: kit de irrigação por gotejamento, kit de aves de postura, kit de aves de corte, kit produção de ração e kit de reprodutores caprinos e ovinos. Na Bahia, o projeto de Valente foi o único que conseguiu aprovação em 2014.

Palavras do Prefeito Ismael:

"Hoje vivemos uma manhã especial e aguardada por todos nós que há mais de 30 anos lutamos pela agricultura familiar e Convivência com o Semiárido no nosso município. Sempre buscamos e realizamos projetos enquanto representantes de entidades sociais, como APAEB, Fundação, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e tantas outras. O nosso sonho sempre foi ver o poder público envolvido nesse processo. Há três anos como gestor, temos feito muito pela Agricultura familiar, com projetos importantes como ampliação do Garantia Safra, Programa de Aquisição de Alimentos via município, PNAE comprando mais de 50% da merenda escolar de pequenos agricultores, Primeira e Segunda Água em parceria com o Consisal, limpeza de aguadas, espaço de vendas no centro de abastecimento... e hoje Lançamos o Projeto - Valente Contra a Seca: Iniciativas de Adaptação às Mudanças Climáticas no Semiárido Baiano, Vamos trabalhar, pois muito já foi feito, mas ainda há muito mais a fazer! Abraços."





A sede da Diretoria de Agricultura familiar de Valente será no prédio onde funcionou, por último, a extinta EBDA, na Rua Landulfo Alves.





Mais informações e fotos no site oficial do Governo Valente:
www.valente.ba.gov.br

E na página oficial no Facebook:
Prefeitura Municipal de Valente-Ba