quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

GOVERNO VALENTE REALIZA JORNADA PEDAGÓGICA 2016



Com Casa Lotada, Secretaria de Educação promove grande abertura da Jornada Pedagógica 2016 




Avaliar e planejar as ações que serão desenvolvidas nas escolas municipais, neste ano letivo, visando melhorar ainda mais os índices educacionais e formar cidadãos para a vida. Com esses objetivos, gestores, supervisores, professores, porteiros, auxiliares de sala e demais integrantes da equipe escolar, participaram na noite de segunda, 15 de fevereiro da abertura da Jornada Pedagógica 2016 “Escola: Espaço que Encanta e Transforma Vidas”, que aconteceu na Casa da Cultura, marcando assim a abertura do ano letivo.

Iniciando os trabalhos da noite, o público prestigiou a apresentação musical do artista valentense Arquimedes Nascimento e também conheceram um pouco do livro “A menina que cavava com a caneta”, apresentado e comentado pela própria autora, Sarah Correia. Logo em seguida houve a formação da mesa, composta pelo prefeito Ismael Ferreira e demais secretários do Governo Valente, vereadores Zé de Zeli, Gabriel Mota e Leninha, presidentes dos Conselhos do SISEV, FUNDEB e de Educação, presidente do SINTRAF, NUCA e  CONSISAL.

A secretária, Carlília de Cássia deu boas-vindas aos educadores e os estimulou a fazerem da jornada pedagógica uma grande oportunidade de traçar a educação que todos desejam “É um momento de grande satisfação para nós estarmos aqui procurando fazer o melhor para a Rede Municipal de Ensino. Desejo que tenhamos um bom ano letivo e que cada um possa continuar dando o seu melhor, buscando fazer com que os nossos alunos tenham em seu processo de aprendizado, um ensino de qualidade com a nossa participação qualificada”. Ela aproveitou ainda para falar dos muitos avanços na educação do município durante a gestão do Governo Valente.

Por sua vez, o prefeito Ismael Ferreira, agradeceu a todos pela presença e pontuou que é gratificante ver a integração da equipe em prol do desenvolvimento da educação no município. “Só conseguimos transformar vidas, quando nos encantamos com a causa e nos juntamos com outras pessoas em prol desse objetivo. Não temos dúvida nenhuma, de que essa Jornada será mais um espaço rico de discussões, avaliações, e sobretudo de construção e disseminação de conhecimento”.

Concluídos os pronunciamentos, a professora Jussara Secondino da cidade de Santa Luz iniciou sua palestra de forma interativa, cantando com os participantes. Ela procurou mostrar  a importância dos educadores continuarem mantendo viva a esperança e o compromisso de serem felizes e continuar levando vida para dentro da sala de aula. Ao final do evento, a secretária Carlília de Cássia anunciou o lançamento da Segunda Edição do prêmio Educador Valente. Houve ainda, som ao vivo com Arquimedes Nascimento e sorteio dos seus cds e dos livros da Sarah Correia. A programação da Jornada Pedagógica segue até o dia 18 de fevereiro com oficinas e planejamento nas escolas.






Com Casa Lotada, Secretaria de Educação promove grande abertura da Jornada Pedagógica 2016 




Jornada Pedagógica 2016 debate sobre Base Nacional Comum Curricular



Dando continuidade à programação da Jornada Pedagógica 2016, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer promoveu na manhã desta terça-feira (16), na Casa da Cultura, um encontro com professores e gestores escolares da rede pública municipal de ensino em que abordou sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O tema foi ministrado pela formadora estadual do PACTO/PNAIC e especialista em estudos linguísticos e literários, Márcia Mendes.

O BNCC é um documento elaborado através da participação de brasileiros em geral, que enviam para o site do Ministério da Educação, observações ao texto preliminar da BNC (Base Nacional Curricular), dando assim a sua importante contribuição para a Educação Básica do País.

Na oportunidade, Márcia Mendes falou sobre o tema e o público presente pôde refletir, interagir e discutir sobre o assunto. Ela salientou a importância de cada agente educador participar dessa elaboração, pois, a BNCC é um documento que vai deixar claro quais os conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes têm o direito de ter acesso. A especialista frisou ainda que com a BNCC os sistemas educacionais, as escolas e os professores terão um importante instrumento de gestão pedagógica e as famílias poderão participar e acompanhar mais de perto a vida escolar de seus filhos. O prazo para contribuir com a elaboração do documento é até 15 de março.   



Jornada Pedagógica 2016 debate sobre Base Nacional Comum Curricular 



Mais informações e fotos no site oficial do Governo Valente:
www.valente.ba.gov.br
E na página oficial no Facebook:
Prefeitura Municipal de Valente-Ba