terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

CANTO DE CARROCERIA, XEQUE-MATE E GOLPE DE MESTRE


No último domingo, o xadrez do cenário político de Valente movimentou algumas peças no tabuleiro, quando Eduardo Cedraz, anunciou sua "volta" ao grupo capitaneado pelo coronel Ubaldino Amaral, que durante 7 anos e 7 meses instalou no município a República dos Amaral, até ter o mandato interrompido ao ser cassado pela justiça da província baiana.

O dia 21 de fevereiro ficou marcado como o "dia do perdão", em referência ao pedido público de desculpas feito por Eduardo ao seu feitor, após te tentado invadir a casa grande, residência oficial da República dos Amaral, na tentativa de agredir o coronel, tendo sido impedido pelos rebentos deste.

Eduardo foi eleito vice-prefeito na chapa com Ubaldino, em 2008, mas rompeu com a administração no ano seguinte, por razões que mais tarde fora revelada pelo ex-prefeito, "Eduardo queria 5 mil Reais "por fora" do salário", foram as palavras de Ubaldino, proferidas no último comício das eleições de 2012, afirmação que teria sido o pivô da tentativa de invasão, por parte do vice-prefeito, à casa de Ubaldino. As gravações em vídeo, tanto da afirmação de Ubaldino, quanto da tentativa de invasão, devem rodar o WhatsApp, dentre outras ferramentas, durante a campanha.

"Ele vai ficar só! Vai ficar rodado!", foi uma das profecias de Eduardo, contra Ubaldino, nos palanques de 2012, que ele próprio se encarrega, agora, de fazer com que não se cumpra. Pior: Está se desenhando o cumprimento desta profecia, justamente, contra o próprio Eduardo.


Xeque-Mate


Com a exigência da filiação de Eduardo, no PSDB, como pré-requisito para colocá-lo dentre os pré-candidatos da casa grande, rasga sua própria carta de alforria e volta a ficar sob o domínio do coronel, detentor, agora, do futuro político de Eduardo, excelente oportunidade para "dar o troco", pois são favas contadas a participação direta de Eduardo na cassação do cargo e suspensão dos direitos políticos de Ubaldino, que, se não tivesse sido cassado, já poderia ser candidato nessas eleições.

Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come:

Há quem diga que Eduardo não se filiará ao PSDB, mas a um outro partido ligado a Ubaldino, a exemplo do DEM, o que, na prática, não muda muita coisa.

Se existe, como se comenta, um plano de Ubaldino, em curso já há muitos anos, de liquidar "os Cedraz" da política em Valente, por conta das quase duas décadas de submissão e humilhação por qual teria passado o ex-prefeito, parece que esse plano vai, finalmente, ter um desfecho nas eleições desse ano. Xeque-Mate.


Golpe de Mestre


Com a eleição de Ismael, em 2012, Ubaldino se afastou um pouco das movimentações 'públicas' de política, parecia já saber o que se desenharia, considerando a reeleição de Eduardo à vice-prefeito, não duraria muito até Eduardo se afastar da administração, como fez com o próprio Ubaldino, portanto, ficaria a cargo daquele o papel de opositor, assim, como referência da oposição, é quem passaria os quase quatro anos gastando do bolso, bancando as bocas livres e os pirões. Ubaldino deu corda para que isso acontecesse, designou muitos dos seus correligionários para abraçar o "momento Eduardo", até a oportunidade de voltar e reassumir o timão da nau e a liderança sob sua tripulação, colocando, definitivamente, Eduardo na prancha.


Canto de Carroceria


Não é novidade, na oposição, que o locutor boca suja defende a indicação de Eduardo para ser o candidato, em detrimento aos demais nomes apresentados pela oposição, talvez por isso tenha levado um canto de carroceria no evento do último domingo, tendo sido substituído pelo locutor aposentado, Aste da Paratodos,  na condução dos trabalhos.

O golpe foi dado, o xeque-mate se desenha.

Eduardo, que não pode mais ser candidato a vice, e não há razão para disputar uma cadeira no legislativo, está buscando uma candidatura a prefeito, tendo, circunstancialmente, que ser pela oposição, considerando a legitimidade de Ismael em disputar a reeleição, mas, está fazendo o certo pelas vias erradas, a começar pelos discursos, tentando abrir portas de aço e enfrentando resistências no grupo liderado por Ubaldino, e, consequentemente, fechando as portas no grupo de Ismael, o que poderá resultar na profecia sendo cumprida contra o profeta, e acabar ficando rodado. Isto, não em decorrência de qualquer resistência por parte de Ismael, que deixou claro, em entrevista à rádio Cultura Fm, que as portas continuarão abertas para o vice-prefeito, que o projeto iniciado em 2012 pode continuar rendendo muitos bons frutos para Valente. Poderia, inclusive, ter o nome indicado como candidato do grupo nas eleições de 2020, tendo, ainda, o direito natural da indicação do nome para compor a chapa da situação, nas eleições deste ano.

Considerando a política como uma soma de artes, dentre estas, a do tempo, enxerga-se uma precipitação por parte de Eduardo, principalmente, ressalta-se, no que tange aos discursos, inflamados e direcionados. A janela aberta pelo TSE para a migração de partido vai até 2 de abril, até lá, portanto, muita água deve correr por debaixo das pontes. Aguardemos, então, os próximos acontecimentos.