sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

ALUNOS DO PROJETO FAZER ACONTECER PARTICIPARÃO DE FESTIVAL NA FRANÇA


O Projeto Fazer Acontecer contra com todo o apoio do Governo Valente.

Dois alunos do Projeto FAES de Valente (Fazer Acontecer Esporte no Semiárido), foram selecionados para ir à Lyon, na França, em julho, participar do Streetfootballworld Festival 2016. Uma delegação do Brasil e jovens de todo o mundo estarão presentes no intercâmbio.

Para preparar os alunos selecionados, Ábny dos Santos Araújo e Maria Vanúbia Lopes, a Secretaria Municipal de Educação oferece a eles, gratuitamente, aulas de inglês, três dias por semana, na Sala Futura Valente, com a professora Karen Araújo. Além disso, a Secretaria de Educação, através da mediadora Edna Araújo, tem tomado todas às providencias necessárias para viabilizar a participação dos mesmos no intercâmbio, inclusive, no próximo dia 19/02, os alunos vão retirar o passaporte em Feira de Santana.
Ábny dos Santos Araújo e Maria Vanúbia Lopes fazem parte do Projeto desde o início de sua implantação no município (2013). Os dois jovens futebolistas vão participar no festival, sob a liderança e orientação de Michael Jonas (chefe da delegação) e Edna dos Santos Araújo Mota (Monitora do projeto em Valente), que irá acompanhá-los em sua aventura para Lyon 2016.

Abny Araújo se diz muito contente por esta oportunidade em sua vida. “O futebol3 desempenha um grande poder na mudança social. Com ele, aprendi que a gente não tem que ser um rival o tempo todo quando joga, podemos apenas jogar para se divertir e ser parte de algo maior, o football3 é particularmente especial pra mim e me ensinou mais sobre a amizade e respeito". Abny é um futebolista experiente e joga desde a infância, é apaixonado por esporte e seu sonho para o futuro é se tornar um professor de educação física.

Já Maria Vanúbia Lopes enfatiza que, através do Projeto a sua alma tem aprendido a respeitar os outros e se tornar uma pessoa melhor.  “Estou ansiosa para o festival, porque será uma oportunidade magnifica de conhecer novas pessoas, fazer novos amigos, conhecer novas culturas, e também de mostrar um pequeno pedaço de minha cultura e região. O futebol pode unir as pessoas de todas as esferas da vida, independentemente do seu sexo, raça, cor ou religião. Sou muito apaixonada por futebol e ele é uma parte muito importante da minha vida diária”. No futuro, Maria gostaria de se tornar uma médica e se especializar em medicina do esporte para melhorar a vida das pessoas.

Para Edna Araújo, esse intercâmbio cultural e de aprendizagem, permitirá aos alunos explorar a diversidade cultural presente em Lyon e pegar habilidades de outras abordagens ao futebol para o bem de todo o mundo. O festival incluirá atividades de integração e treinamento em football3, bem como torneio de futebol de rua.

O município de Valente, através do prefeito Ismael Ferreira, com o objetivo proporcionar aos jovens valentenses a oportunidade de participar na sociedade e desenvolver suas habilidades pessoais, em 2013, aderiu ao projeto, que por meio de atividades educacionais esportivas e orientadas, ajuda jovens de famílias de baixa renda tornam-se agentes de seu próprio papel na sociedade. Atualmente, mais de 150 crianças e adolescentes são beneficiadas com o programa o qual a metodologia usa o esporte para compartilhar valores como trabalho em equipe, disciplina, solidariedade, respeito e compromisso social, e para lidar com problemas diferentes, tais como o abuso de drogas, violência, sexualidade e meio ambiente, objetivando promover a igualdade de participação de meninos e meninas em todas as atividades.


Alunos do FAES são selecionados para participar de intercâmbio na França