quarta-feira, 15 de julho de 2015

MAIS 652 CISTERNAS SERÃO CONSTRUÍDAS EM VALENTE E ÁGUA SERÁ UNIVERSALIZADO NO MUNICÍPIO. NÚMERO DE FAMÍLIAS CONTEMPLADAS CHEGA A 1.054



Após construir 400 cisternas e beneficiar centenas de famílias na primeira etapa do Projeto 1ª Água, agora serão construídas mais 652 em todo o município de Valente, totalizando 1.054. As novas cisternas de captação e armazenamento de água da chuva fazem parte da terceira etapa do Projeto conquistado junto ao CONSISAL (Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Sisal) e Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA).

A ação que objetiva universalizar o acesso à água no município de Valente, visa também proporcionar o consumo de água de qualidade e em quantidade suficiente para o consumo humano às famílias de baixa renda e residentes na zona rural. Do total, 647 cisternas com capacidade de armazenar até 16 mil litros de água serão construídas em residências rurais e 07 de 52 mil litros, em escolas.

O Projeto que está em fase de cadastramento dos futuros beneficiários, tem como principais critérios contemplar famílias com renda percapta de até meio salário mínimo, famílias chefiadas por mulheres, famílias com grande número de crianças de 0 a 06 anos ou em idade escolar e famílias com pessoas portadoras de necessidades especiais. As famílias beneficiadas participarão de curso de capacitação e formação para a gestão da água - GRH (Gerenciamento de Recursos Hídricos), onde terão a oportunidade de aprender como funciona a cisterna e como deve ser usada (controle de desperdício, cuidados e limpeza, uso da bomba manual, manutenção e reparos, adição de água de outras fontes, etc). Inclusive, não participar do curso implica em não recebimento da cisterna.

Os pedreiros que trabalharão na execução das cisternas também passarão por capacitação que orientará técnicas e aplicações na construção. O objetivo do curso é padronizar a técnica a ser usada na tecnologia para evitar falhas que possam prejudicar ou até comprometer o funcionamento adequado das cisternas.

De acordo com o prefeito, Ismael Ferreira, com essas novas construções, 100% das residências rurais que não têm acesso à água encanada terão uma cisterna no quintal.
A terceira etapa do Projeto 1ª Água será executado em Valente e em outras 17 cidades do Território do Sisal pela Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia (FATRES). No total, serão construídas 11.867 cisternas de 16 mil l e 130 escolares de 52 mil em todo o território.

Mais 652 cisternas serão construídas em Valente e acesso a água será universalizado no município