quarta-feira, 28 de maio de 2014

EM 2006 O IBOPE APONTAVA PAULO SOUTO COM 52% E WAGNER COM 4%. WAGNER GANHOU A ELEIÇÃO.


'Pesquisa encomendada por adversário é sempre suspeita', diz Otto Alencar sobre Ibope


'Pesquisa encomendada por adversário é sempre suspeita', diz Otto Alencar sobre Ibope

O vice-governador do Estado e pré-candidato a senador pela chapa governista, Otto Alencar (PSD), contestou os números da última pesquisa Ibope/Correio divulgados nesta terça-feira (27). Em contato com o Bahia Notícias, o postulante ao Congresso disse ter consultas internas com resultados "bem diferentes". "Pesquisas com mais de 2 mil entrevistas e números bem mais favoráveis tanto para mim quanto para Rui [Costa, PT, aspirante ao Palácio de Ondina]. Pesquisa encomendada por adversário sempre é uma coisa suspeita", cogitou. Outro aspecto contestado por Otto é a distância entre o levantamento, realizado entre 15 e 19 de maio, e a divulgação, sete dias depois. "Foi divulgado antes por Deus e o mundo. O furo de reportagem quem deu foram os corredores da Assembleia Legislativa, dos shoppings e restaurantes de Salvador. Todos os blogs já sabiam. O jornal está dando notícia requentada", ironizou. O próprio instituto responsável pela coleta dos dados, embora seja o maior do país, no entendimento do governista não tem credibilidade. "O Ibope, na Bahia, nos últimos anos tem permanentemente errado. Em um universo de quase 10 milhões de eleitores, faz 1.008 entrevistas. Em 2006 e 2010, quem chegou na frente e ganhou a eleição, o Ibope dava como derrotado. Aqui na Bahia, quem normalmente o Ibope coloca na frente, só chega atrás", avaliou, ao relembrar as últimas vitórias do atual governador, Jaques Wagner (PT). 



Ibope/Correio: PT afirma que campanha sequer começou

Foto: SEFAZ/Secom
Coordenador lembra que Souto tinha vantagem em 2006 e perdeu no 1º turno
“Respeitamos a pesquisa Ibope. Mas não estamos preocupados com o resultado. Em junho de 2006, o mesmo instituto apontava uma vantagem maior para Paulo Souto – 51%. E ele perdeu a eleição para Jaques Wagner no primeiro turno”. O comentário foi feito por Carlos Martins, coordenador da campanha de Rui Costa. Apesar disso, ele salientou que a campanha sequer começou, sendo natural que o petista ainda não esteja num patamar de pontuação mais elevado. “O adversário já foi governador duas vezes, já foi senador e candidato derrotado em outras duas eleições. É conhecido por quase 100% do eleitorado”. De acordo com Carlos Martins, a tendência é de que haja um crescimento significativo de Rui nas próximas semanas. “Chegaremos ainda mais fortes na Convenção. Nossa militância começa a se movimentar e o Paulo Souto já chegou no pico e tem tendência de queda. É um candidato que sempre começa bem e vai cansando aos poucos até despencar”, alfinetou. O coordenador informou que orientou o jurídico do PT a solicitar a metodologia da pesquisa para que seja feita uma análise. “Estamos há 120 dias das eleições, a pesquisa apenas reflete um momento”, opinou, acrescendo que a preocupação neste momento é ouvir a população baiana e traçar novas propostas para a melhoria dos serviços públicos prestados, para as condições de vida em cada região e o desenvolvimento do estado. “Com toda humildade, quando as pessoas conhecem Rui, conversam, trocam ideias, percebem a seriedade dessa caminhada, como acontece, agora, na construção do programa de governo participativo”.

Valmir Assunção ironiza pesquisa Ibope: “Sabe de nada, inocente”

O deputado Valmir Assunção (PT), vice-líder do PT na Câmara Federal, por meio de sua conta no twitter (@depvalmir), ironizou os resultados da pesquisa Ibope sobre a sucessão estadual divulgada nesta terça-feira (27). Valmir lembrou que neste mesmo período em 2006 o instituto cravou que o então candidato à reeleição Paulo Souto (DEM) tinha 52% das intenções de votos e o atual governador Jaques Wagner (PT) apenas 4%. Já nas vésperas da eleição em 2006, o Ibope apontou vitória de Souto no primeiro turno com 44% dos votos contra 36% de Jaques Wagner. “Toda a classe política já sabia desta pesquisa desde o começo da semana. A militância não pode ficar preocupada com isso, diante dos precedentes”, aponta Valmir. Para o petista, Rui Costa será eleito governador no primeiro turno “porque as pessoas reconhecem os avanços do governo Wagner e porque estão percebendo que este projeto precisa continuar e Rui é seu melhor representante”. Valmir aproveitou também para alfinetar o instituto de pesquisa. “Ora, um instituto que tem no currículo tantos ‘erros’ como os de 2006, sabe o que está se passando na Bahia? Sabe de nada, inocente”.

Dilma recebe apoio do PP e pode ter tempo recorde de TV

Dilma recebe apoio do PP e pode ter tempo recorde de TV
Foto: Reprodução
O Partido Progressista (PP) oficializou apoio à candidatura da presidente Dilma Rousseff (PT) em almoço nesta terça-feira (27). A sigla havia seguido independente no último pleito, em 2010, quando a mandatária foi eleita. Com a aliança, a petista poderá levar ao ar propaganda de rádio e TV de tempo recorde. Dilma terá cerca de 50% do chamado "palanque eletrônico" caso se confirme os apoios também do PSD e do PR. Assim, ela bateria o recorde do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que em 1998 foi dono de 47% do tempo radiofônico em sua campanha à reeleição. Durante o almoço, o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), reconheceu que há setores no partido que não apoiam a presidente, mas garantiu que a maioria da legenda tem a intenção de seguir com a petista. Em estados como Minas Gerais e Rio Grande do Sul, a legenda tende a apoiar Aécio. "Gostaria muito que a senhora fosse uma unanimidade, há divergências e críticas, mas a grande maioria do partido apoia o seu projeto", afirmou Nogueira. Dilma recebeu, há alguns dias, o apoio do PTB, com a presença do ex-presidente Fernando Collor de Mello.